Dígrafo e ditongo
4 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Dígrafo e ditongo
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à descrição da palavra.
A)distinguir: um encontro consonantal e dois dígrafos.
B)cinquentão:dois encontros consonantais, um ditongo crescente e um ditongo decrescente.
C)quiproquó: dois ditongos crescentes e um encontro consonantal.
D)antiguidade: dois dígrafos e nenhum ditongo.
O Gabarito marca a letra B.
Não entendi muito bem essa questão. Por que a letra D não está correta também? onde está o segundo dígrafo de antiguidade?
ao meu ver /ã t i g u i d a d e/ possui apenas um dígrafo. A letra A também me parece errada, pois /d i s t ~i g u i r/ possui um dígrafo apenas, alguém poderia me explicar essa questão? Obrigado.
A)distinguir: um encontro consonantal e dois dígrafos.
B)cinquentão:dois encontros consonantais, um ditongo crescente e um ditongo decrescente.
C)quiproquó: dois ditongos crescentes e um encontro consonantal.
D)antiguidade: dois dígrafos e nenhum ditongo.
O Gabarito marca a letra B.
Não entendi muito bem essa questão. Por que a letra D não está correta também? onde está o segundo dígrafo de antiguidade?
ao meu ver /ã t i g u i d a d e/ possui apenas um dígrafo. A letra A também me parece errada, pois /d i s t ~i g u i r/ possui um dígrafo apenas, alguém poderia me explicar essa questão? Obrigado.
guilherme.resende2- Recebeu o sabre de luz
Re: Dígrafo e ditongo
Boa noite!
Para começar, os dígrafos são 20 (lh, nh, ch, rr, ss, sc, sç, xc, gu, qu e também an, en, in, on, un, am, em, im, om, um)
Antiguidade, os dois dígrafos estão marcados
Distinguir também possui esses dois dígrafos marcados
Lembre-se que existem dígrafos consonantais e os vocálicos, na ordem que escrevi acima.
Note também que cinquentão tem dois dígrafos, o in e o qu.
Espero ter ajudado!
Para começar, os dígrafos são 20 (lh, nh, ch, rr, ss, sc, sç, xc, gu, qu e também an, en, in, on, un, am, em, im, om, um)
Antiguidade, os dois dígrafos estão marcados
Distinguir também possui esses dois dígrafos marcados
Lembre-se que existem dígrafos consonantais e os vocálicos, na ordem que escrevi acima.
Note também que cinquentão tem dois dígrafos, o in e o qu.
Espero ter ajudado!
GFMCarvalho- Jedi
Você está de acordo com a questão, mas no caso dígrafo não seria só quando duas letras fazem apenas 1 som? e no caso de ANTIGUIDADE a pronúncia certa não seria /Ã T I G U I D A D E/? ao meu ver esse Gui não é dígrafo pois o U é pronunciado, não entendi muito bem isso.
guilherme.resende2- Recebeu o sabre de luz
Questão Anulada
Guilerme concordo com você. Quebrei muito a cabeça tentando ver o que não tinha. Até descobrir que a questão foi anulada.
Mas, para dar uma força: para mim (e pelo que pesquisei por aí), realmente, "antiguidade" só tem um dígrafo "gu". E, concordo com você na palavra "distinguir". Tem um site que tem me ajudado muito, ele faz a análise das palavras, por assim dizer. É o silabas. net, Dê uma olhada lá!!
Espero ter ajudado!!!
Mas, para dar uma força: para mim (e pelo que pesquisei por aí), realmente, "antiguidade" só tem um dígrafo "gu". E, concordo com você na palavra "distinguir". Tem um site que tem me ajudado muito, ele faz a análise das palavras, por assim dizer. É o silabas. net, Dê uma olhada lá!!
Espero ter ajudado!!!
Paula Orsi- Iniciante
D)antiguidade: dois dígrafos e nenhum ditongo. ....>(aqui está o erro!)
An-ti-gui-da-de ...> Um encontro consonantal imperfeito (NT), dois dígrafo (GU e AN) e um ditongo crescente (UI).
Dígrafo Vocálico: O dígrafo vocálico não se dá por duas vogais,mas uma vogal seguida de M ou N, desde que a sílaba inicie pela vogal.Assim, pode aparecer no início de um termo ou não.
Ex.: Ontem, antes, entrega,empresa, índio, umbú. ciência
Acredito que essa questão foi anulada por ter duas alternativas incorretas. B e D.
An-ti-gui-da-de ...> Um encontro consonantal imperfeito (NT), dois dígrafo (GU e AN) e um ditongo crescente (UI).
Dígrafo Vocálico: O dígrafo vocálico não se dá por duas vogais,mas uma vogal seguida de M ou N, desde que a sílaba inicie pela vogal.Assim, pode aparecer no início de um termo ou não.
Ex.: Ontem, antes, entrega,empresa, índio, umbú. ciência
Acredito que essa questão foi anulada por ter duas alternativas incorretas. B e D.
Mariojorge- Iniciante
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos