PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Materiais de apoio na reta final ENEM

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por estraveneca Dom Jul 17 2016, 12:13

Proponho o compartilhamento de materiais que tenham foco no ENEM, uma vez que esse vestibular apresenta características muito peculiares, é imprescindível que haja um certo direcionamento a ele, principalmente nessa reta final, o foco do tópico é expor materiais que trabalham suas habilidades/competências de forma mais aprofundada do que fichas/resumos e mais adaptadas e concisas do que livros e apostilas. O formato não é importante (aula aula em vídeo, slide, PDF, questões em listas, questões comentadas, etc), o importante é o conteúdo ser relevante aos moldes da prova de forma que possa complementar e/ou nortear o estudo dos colegas. Muitos sites, grupos educacionais, YouTubers e afins acabam liberando materiais do gênero, ano passado algumas questões por ter visto precisamente uma adaptação bem parecida no "Raio-x do ENEM" liberado pelo FísicaTotal.  

Física:
1) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Miscelânea:
1) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - essa lista de questões é muito ampla e por vezes foge do escopo, mas por trabalhar habilidades e competências e diversificar os vestibulares que serviram de fonte, torna-se interessante.

Essa é a minha contribuição inicial, ano passado o Química Em Ação e o BiologiaTotal disponibilizaram materiais de reta final ótimos também, mas infelizmente não os tenho. Coloquei links mais completos, mas qualquer vídeo/questão/comentário/experimento pontual é extremamente bem-vindo também. Exemplo de um bom complemento: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por Aulofreyre Seg Jul 18 2016, 10:50

Obrigado ^^
Aulofreyre
Aulofreyre
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/05/2016
Idade : 28
Localização : São luís

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por estraveneca Sex Jul 22 2016, 19:44

Estou pensando em adquirir algum curso com materiais do gênero, alguém tem alguma recomendação específica ou sabe de algum que fará esse tipo de material? Sei que o Kennedy de Biologia fará 100 dicas, mas não sei se são boas. Ademais, não conheço a metodologia do MeSalva, QG do ENEM e Descomplica, vi que ano passado o descomplica fez uma maratona de 100 exercícios, alguém sabe se algum dos grandes vão ter algo do tipo (e de qualidade) ou mesmo específicos? Posso, caso seja em pdf ou algo do gênero que esteja passível a transferências e/ou upload, compartilhar aqui também.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por Convidado Sex Jul 22 2016, 20:05

Um livro que eu to gostando muito, e que eu achei muito didático, foi o do Mauricio Pietrocola que é o "Física em Contextos", recomendo, vai ser o livro de física do ensino médio que você já amou em toda sua vida. Além disso, me falaram que o Descomplica é bom só pra resumo, porque me disseram que a matéria é muito mastigada, eu realmente não tenho opinião formada sobre isso.
Um forte abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por estraveneca Sex Jul 29 2016, 19:14

1. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link];
2. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e funcionamento de itens domésticos;
3. Contextualização de conteúdos de Biologia para o ENEM:
3.1 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3.2 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3.3 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3.4 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3.5 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
4. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
5. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] elaboradas por Renato Brito
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por estraveneca Ter Ago 16 2016, 16:39

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Alguns simulados de matemática com questões de diversos vestibulares:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por estraveneca Seg Set 05 2016, 19:05

Não é exatamente na linha de interesse que eu pretendia quando criei o tópico, mas como não tenho achado materiais do gênero e ainda tenho esperança de que outros façam contribuições, vou postar algumas listas que eu separei esses dias apenas para tentar ressuscitar o tópico:


                                                               {{MAT}}

Combinação, algebrismo geral:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
*http://www.rumoaoita.com/site/attachments/575_matematica_analise_combinatoria_exercicios_gabarito_matematica_do_vestibular.pdf
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Geometrias:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


ENEMNIANA:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]










                                                               {{FÍSICA}}

ELETROTUDO
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

FÍSICA I
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]





                                                               {{QUÍMICA}}
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




                                                                       {{{BIOLOGIA}}}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




                                                  {{{{{Miscelâneas}}}}}


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por Lucas de P. Porceno Seg Set 05 2016, 20:56

Um bom canal de matemática é o Vestibulandia, mas não sei se ele seria o site ideal num momento como esse, faltando tão pouco tempo para a prova. É o tipo de canal pra quem ainda não tá manjando da teoria e busca um conteúdo didático, aprofundado e com com alguns exercícios resolvidos

Deixo aqui o endereço: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E por último, mas não menos importante, gostaria de indicar o site Rumo ao ITA, que é parceiro dos sites Futuro Militar e Projeto Medicina que o companheiro Estraveneca indicou. Vários listas de exercícios separadas por assunto e num nível bem exigente.Deixo aqui os endereços:

Listas de Química: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Listas de Matemática: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Listas de Física: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Listas de Inglês/Português/Literatura: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lucas de P. Porceno
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/04/2016
Idade : 28
Localização : Resende,Rio de Janeiro,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por Barbeirodogta Ter Set 06 2016, 15:47

Parabéns pelo tópico, ótimo trabalho escolhendo essas listas para nós.

Poderia me recomendar os livros que posso utilizar para medicina e sugestões de cursos? 

No momento tenho:

Feltre
Amabis
Tópicos/Fundamentos
Vicentino
Eustáquio
FME/Dante

E estou me preparando pela Vestcursos, que por sinal é um ótimo curso online. Não sei como estarei depois que eu terminar ele, porém, gostaria de saber que outros cursos onlines vocês me recomendam, seja de matérias individuais ou coletivas.

O Descomplica parece que tem o Foco em Medicina e recebeu alguns depoimentos de quem passou em medicina utilizando os recursos deles, o que vocês acham?

Abraços e boa sorte para todos.
Barbeirodogta
Barbeirodogta
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 73
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por estraveneca Ter Set 06 2016, 21:50

Pelo que pude observar em Biologia e Física - materiais que tive bastante contato - a VestCursos abrange todo o embasamento teórico dos vestibulares civis mais exigentes (excetuando os militares, olimpíadas e afins). Dessa forma, eu considero desperdício ficar estudando novamente o que se sabe, a não ser que se queira tirar uma dúvida, explorar outra ótica e assim por diante e por isso, não recomendaria nada além desses e muitos exercícios de nível superior e afim ao vestibular que você pretende prestar, para que se possa ter uma preparação total. Tendo, todavia, tempo disponível, pode-se optar por embasamentos ainda mais profundos e materiais auxiliares, como o pessoal costuma recomendar os Fundamentos da Matemática do Iezzi e os de combinação do Morgado. Existem outras incógnitas, como tua facilidade com cada autor e conteúdo, disponibilidade de recursos econômicos e assim por diante... Tudo isso que eu disse é apenas uma opinião, mas reiterando-a: de material, não te falta nada, além de adornos extras - justamente o que o tópico pretende instigar que seja compartilhado, que realmente fazem diferença em provas imprevisíveis como a do ENEM, em que todo ano é cobrado algo excêntrico -, agora é só construir.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Materiais de apoio na reta final ENEM Empty Re: Materiais de apoio na reta final ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos