PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Hayzel Sh 13/7/2016, 6:45 pm

Onde encontro a demonstração do teorema da energia potencial, porém usando a energia potencial ELÉTRICA como exemplo, e não a energia potencial gravitacional, como aparece no Tópicos de Física?

Pelo livro Tópicos de Física, ele demonstra o porquê de Trabalho = - [variação de energia potencial gravitacional] e, assim, ele fala que, ANALOGAMENTE, Trabalho = - [variação de energia potencial eletrostática], de onde se pode chegar em Trabalho = q*U, mas por quê? Não entendi o motivo da analogia.

Além disso, se na mecânica esse teorema é demonstrado em campo gravitacional uniforme, então por que se pode usar Trab.=q*U em campos elétricos não uniformes também (e não somente nos uniformes)?

Espero que as dúvidas tenham ficado claras  Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? 503132
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Euclides 13/7/2016, 6:59 pm


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Elcioschin 13/7/2016, 7:28 pm

HayzelS

Uma correção no seu texto:

"Além disso, se na mecânica esse teorema é demonstrado em campo gravitacional uniforme, ..."

O campo gravitacional NÃO é uniforme (ele varia com a distância) e mesmo assim a demonstração é válida.

Do mesmo modo o campo elétrico de uma carga puntiforme não é uniforme: ele também varia com a distância. E a demonstração do Euclides também é válida.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71876
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Hayzel Sh 13/7/2016, 8:27 pm

Elcioschin escreveu:HayzelS

Uma correção no seu texto:

"Além disso, se na mecânica esse teorema é demonstrado em campo gravitacional uniforme, ..."

O campo gravitacional NÃO é uniforme (ele varia com a distância) e mesmo assim a demonstração é válida.

Do mesmo modo o campo elétrico de uma carga puntiforme não é uniforme: ele também varia com a distância. E a demonstração do Euclides também é válida.

Mas o Euclides, em sua demonstração, não inferiu que o campo elétrico é uniforme, já que ele disse que F=Eq?
Se o campo elétrico não for uniforme, a força elétrica varia e não é possível substituir F por Eq em W=Fd, estou certa? Por que ele fez isso?


Última edição por HayzelS em 13/7/2016, 8:34 pm, editado 1 vez(es)
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Hayzel Sh 13/7/2016, 8:31 pm

Eu queria a demonstração do porquê W=-[variação de energia potencial eletrostática], porque aí eu saberia demonstrar que W=Epel(inicial) - Epel(final) = qV(inicial) - qV(final) = qU => W=q*U.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Euclides 13/7/2016, 8:37 pm

HayzelS escreveu:Mas o Euclides, em sua demonstração, não inferiu que o campo elétrico é uniforme, já que ele disse que F=Eq?
Se o campo elétrico não for uniforme, a força elétrica varia e não é possível substituir F por Eq em W=Fd, estou certa?
Não inferi coisa alguma. E é um campo elétrico qualquer.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Hayzel Sh 13/7/2016, 8:58 pm

Euclides escreveu:
HayzelS escreveu:Mas o Euclides, em sua demonstração, não inferiu que o campo elétrico é uniforme, já que ele disse que F=Eq?
Se o campo elétrico não for uniforme, a força elétrica varia e não é possível substituir F por Eq em W=Fd, estou certa?
Não inferi coisa alguma. E é um campo elétrico qualquer.


W=Eqd

Ao longo da distândia d, o produto Eq não vai se alterando? Por que então colocá-lo no lugar da força elétrica em W=Fd se, ao longo dessa distância d, a força elétrica F não é constante?  pale
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Euclides 13/7/2016, 9:09 pm


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por rodrigoneves 13/7/2016, 9:34 pm

De fato, W = F.d se aplica ao trabalho de uma força constante. Quando a força varia, é preciso "fracionar" o caminho em pedacinhos infinitesimais, em cada um dos quais a força pode ser considerada constante, e somar os "trabalhinhos" assim obtidos. Essa noção intuitiva se traduz no cálculo integral, o qual o professor Euclides aplicou na mensagem acima (acredito que você não domine essa linguagem, pois noutro caso a demonstração seria bem mais natural).
Provar a relação W + \Delta E_p = 0 é equivalente a provar que uma força é conservativa, ou seja, que seu trabalho não depende da trajetória. Os livros de ensino médio normalmente o fazem para o caso de um campo gravitacional constante. Aí cabem duas observações que, acredito, sanarão a sua dúvida:
a) Provar que o trabalho de uma força constante independe da trajetória é suficiente para "aceitar", ao menos de forma intuitiva, que o mesmo ocorrerá no caso de a força variar. Isso se deve ao argumento da fragmentação do caminho, o qual expliquei anteriormente.
b) Agora basta provar que o trabalho realizado pelo campo elétrico uniforme é independente da trajetória. Isso se faz de maneira análoga ao campo gravitacional uniforme (em ambos os casos, trata-se de uma força invariável, que é o que realmente importa na demonstração).
Apenas mais um adendo: \vec{F} = q\vec{E} se aplica a qualquer campo elétrico. Se E for variável, F também o será, e vice-versa.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Hayzel Sh 13/7/2016, 10:31 pm

rodrigoneves escreveu:De fato, W = F.d se aplica ao trabalho de uma força constante. Quando a força varia, é preciso "fracionar" o caminho em pedacinhos infinitesimais, em cada um dos quais a força pode ser considerada constante, e somar os "trabalhinhos" assim obtidos. Essa noção intuitiva se traduz no cálculo integral, o qual o professor Euclides aplicou na mensagem acima (acredito que você não domine essa linguagem, pois noutro caso a demonstração seria bem mais natural).
Provar a relação W + \Delta E_p = 0 é equivalente a provar que uma força é conservativa, ou seja, que seu trabalho não depende da trajetória. Os livros de ensino médio normalmente o fazem para o caso de um campo gravitacional constante. Aí cabem duas observações que, acredito, sanarão a sua dúvida:
a) Provar que o trabalho de uma força constante independe da trajetória é suficiente para "aceitar", ao menos de forma intuitiva, que o mesmo ocorrerá no caso de a força variar. Isso se deve ao argumento da fragmentação do caminho, o qual expliquei anteriormente.
b) Agora basta provar que o trabalho realizado pelo campo elétrico uniforme é independente da trajetória. Isso se faz de maneira análoga ao campo gravitacional uniforme (em ambos os casos, trata-se de uma força invariável, que é o que realmente importa na demonstração).
Apenas mais um adendo: \vec{F} = q\vec{E} se aplica a qualquer campo elétrico. Se E for variável, F também o será, e vice-versa.

Valeu demais!!! Consegui identificar a origem da minha dúvida e agora sim entendi, muito obrigada pessoal!!!  Rolling Eyes
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)? Empty Re: Demonstração do teo. Energia pot. (elétrica)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos