Bom livro de sociologia para o enem
Bom livro de sociologia para o enem
Poderiam dar uma dica de um bom livro de sociologia e completo com todos os assuntos que caem no enem ? Qual livro vcs usam ?
E de filosofia qual indicam, pensei em usar Marilena Chaui, mas talvez o livro seja muito enviesado por pensamentos só de esquerda. Aí fiquei meio receoso em comprar.
Tenho acesso a um livro de sociologia americano, livros do grupo a, mas fala muito da sociedade americana, exemplos etc. Será que serve pra Brasil ? Claro, o esqueleto é o mesmo, porém tem essas peculiaridades da sociedade americana.
Que material vcs usam usam nessas 2 áreas ?
E de filosofia qual indicam, pensei em usar Marilena Chaui, mas talvez o livro seja muito enviesado por pensamentos só de esquerda. Aí fiquei meio receoso em comprar.
Tenho acesso a um livro de sociologia americano, livros do grupo a, mas fala muito da sociedade americana, exemplos etc. Será que serve pra Brasil ? Claro, o esqueleto é o mesmo, porém tem essas peculiaridades da sociedade americana.
Que material vcs usam usam nessas 2 áreas ?
Elom Binn- Padawan
Re: Bom livro de sociologia para o enem
Bom, eu uso o "Filosofando, Introdução à Filosofia" de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena, e o livro de Sociologia brasileiro que eu uso é: "Tempos Modernos, Tempos de Sociologia" de Helena Bomeny e de outras quatro autoras.
O que tem de errado com o livro da Marilena Chauí? Nada tem de errado no livro dela, ela ensina tão bem quanto o primeiro livro que eu citei, até esse primeiro faz ciações do livro da Chauí, mas a únia diferença entre o livro da Marilena Chauí e desse Filosofando, o primeiro não tem redação, já o Filosofando, sim.
Se quiser ter mais informações sobre os livros do PNLD, dê uma olhada nesse site:
Livros do PNLD 2017
O que tem de errado com o livro da Marilena Chauí? Nada tem de errado no livro dela, ela ensina tão bem quanto o primeiro livro que eu citei, até esse primeiro faz ciações do livro da Chauí, mas a únia diferença entre o livro da Marilena Chauí e desse Filosofando, o primeiro não tem redação, já o Filosofando, sim.
Se quiser ter mais informações sobre os livros do PNLD, dê uma olhada nesse site:
Livros do PNLD 2017
Última edição por José Ricardo dos Santos em Qui 14 Jul 2016, 11:29, editado 2 vez(es)
Convidado- Convidado
Não acho que a didática ou o conteúdo não seja bom, pelo contrário, ela é uma das melhores filosofas da atualidade, só fico com receio dela pender demais para esquerda, digamos assim, numa " visão apaixonada " .
Eu, sinceramente, prefiro os de esquerda e gosto muito da Marilena Chaui, mas num livro para enem que fazem uso político da prova os partidos da situação, eu prefiro usar um livro "mais neutro ". Nenhum livro é neutro e sem opinião. Mas as opinioes da Chaui é uma tijolada na cabeça e os reaças não gostam. São opiniões sem vaselina.
Espero que vc compreenda meu ponto de vista.
Eu, sinceramente, prefiro os de esquerda e gosto muito da Marilena Chaui, mas num livro para enem que fazem uso político da prova os partidos da situação, eu prefiro usar um livro "mais neutro ". Nenhum livro é neutro e sem opinião. Mas as opinioes da Chaui é uma tijolada na cabeça e os reaças não gostam. São opiniões sem vaselina.
Espero que vc compreenda meu ponto de vista.
Elom Binn- Padawan
A Chauí não trabalha com visão apaixonada, eu mesmo já fiz um capítulo do livro dela, e eu não vi isso.
"[...]mas num livro para enem que fazem uso político da prova os partidos da situação[...], não te entendi, isso está truncado.
"[...] Opinões sem vaselina." Isso eu entendi, é opinião ácida, não importa quem quer que seja, que ela vai te machucar sem se importar. Todo autor tem que expressar sua opinião e deixar fatos claros.
E eu não te entendi em dizer que prefere livro neutro, lembrando que nenhum livro é neutro. A sua maior parte da sua opinião está cheio de achismos.
"[...]mas num livro para enem que fazem uso político da prova os partidos da situação[...], não te entendi, isso está truncado.
"[...] Opinões sem vaselina." Isso eu entendi, é opinião ácida, não importa quem quer que seja, que ela vai te machucar sem se importar. Todo autor tem que expressar sua opinião e deixar fatos claros.
E eu não te entendi em dizer que prefere livro neutro, lembrando que nenhum livro é neutro. A sua maior parte da sua opinião está cheio de achismos.
Convidado- Convidado
Eu não sou contra e nem a favor de autor nenhum. Tudo que indaguei é a respeito do livro.
Acho pertinente perguntar do que comprar no " escuro ".
Aqui supoe-se seja um fórum de estudantes e não de autor e editora.
Se vc tá dizendo que é assim, eu acredito. Mas sempre é bom perguntar antes do dinheiro sair do cofre.
Vc tem razão, jovem, eu me expressei mal. Preciso caprichar mais no português.
A chaui alarga a cosmovisão do estudante, mas os " reaças " não entendem assim.
Não vou discutir isso aqui que não vale a pena.
Conheço a Marilena Chaui mais do que vc imagina, mas não conheço o livro dela. Por isso perguntei.
Acho pertinente perguntar do que comprar no " escuro ".
Aqui supoe-se seja um fórum de estudantes e não de autor e editora.
Se vc tá dizendo que é assim, eu acredito. Mas sempre é bom perguntar antes do dinheiro sair do cofre.
Vc tem razão, jovem, eu me expressei mal. Preciso caprichar mais no português.
A chaui alarga a cosmovisão do estudante, mas os " reaças " não entendem assim.
Não vou discutir isso aqui que não vale a pena.
Conheço a Marilena Chaui mais do que vc imagina, mas não conheço o livro dela. Por isso perguntei.
Elom Binn- Padawan
Com certeza, você estpa cerot em perguntar aqui no fórum. Além disso, não vale a pena mesmo.
Você a conhece? Pode me chamarno privado depois, para dizer como você a conheceu, eu gostaria muito de saber á respeito dela.
Um forte abraço, Elomm!
P.S: Eu recomendo o livro das duas Marias, que pe mais atualizado, e a cada capítulo, há um tema de redação.
Convidado- Convidado
Ela é uma das professoras mais famosas da usp e não só da fflch.
Não tem nada a ser dito privado a respeito disso.
Hj em dia tá difícil encontrar mulher igual a Marilena Chaui.
Rendeu esse assunto, hein !
Não tem nada a ser dito privado a respeito disso.
Hj em dia tá difícil encontrar mulher igual a Marilena Chaui.
Rendeu esse assunto, hein !
Elom Binn- Padawan