PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica

2 participantes

Ir para baixo

Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica Empty Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica

Mensagem por Convidado Qua 22 Jun 2016, 13:00

Uma pequena esfera metálica de massa √3 × 10⁻⁶g e eletrizada com carga - 2 μC está fixa a um fio de massa desprezível numa região onde existe um campo elétrico E, e horizontal como mostra a figura. Considerando que a esfera se encontra em equilíbrio determine a intensidade do campo elétrico.
Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica 6def5e34ccc9e4e6835be121ceda9989
Considerando que a esfera se encontra em equilíbrio, determine a intensidade desse campo elétrico.
Dados: g = 10 m/s²
sen 30° = 1/2
cos 30° = √3/2

Gabarito:

Boa tarde galera,
Eu fiz a questão de maneira certa, mas só que minha dúvida ficou no ar. Eu sei que essa questão usa tangente, certo? Pois se usa tangente, justamente por quê a esfera metálica vai para o lado direito? E o campo elétrico pro lado direito trambém? É isso?
Desde já agradeço.

P.S: Sei que é uma dúvida boba, mas gostaria que fosse esclarecida.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica Empty Re: Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica

Mensagem por Gustavoadp Qua 22 Jun 2016, 20:09

Você usa tangente justamente porque o vetor força elétrica gerado pelo campo é perpendicular ao vetor força peso. Forma um triângulo retângulo em que, para achar o valor requerido, usa-se a tangente por trigonometria. Foi sobre isso que você perguntou?
-Nenhuma dúvida é boba.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica Empty Re: Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica

Mensagem por Elcioschin Qua 22 Jun 2016, 21:11

José Ricardo

1) A esfera NÃO vai para o lado direito nem para o esquerdo, pois ela está em equilíbrio.

2) A força elétrica que atua na esfera tem sentido para o lado esquerdo. Explicando:

a) Imagine que o campo elétrico uniforme E tenha sido criado por duas placas planas carregadas: uma positiva e a outra negativamente carregada.

b) O vetor campo elétrico E sempre aponta da placa positiva para a placa negativa.

c) Logo, a placa positiva está à esquerda e a negativa à direita.

d) logo, a carga negativa pendurada será atraída pela placa positiva (à esquerda) e repelida pela placa negativa (à direita).

Conclusão: a força elétrica que atua sobre a carga pendurada tem sentido oposto ao do vetor campo elétrico

Assim, a tangente não tem nada a ver com o sentido da força
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71860
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica Empty Re: Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica

Mensagem por Convidado Qui 23 Jun 2016, 17:57

Muito obrigado a ambos. Very Happy cheers ☀

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica Empty Re: Campo elétrico - Uma pequena esfera metálica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos