(CN) Área do quadrado.
2 participantes
Página 1 de 1
(CN) Área do quadrado.
(CN) Cinco círculos de 1 cm de raio são interiores ao quadrado. Um deles tem o mesmo centro que o quadrado e cada um dos demais tangenciam o primeiro círculo e dois lados consecutivos do quadrado. Achar a área do quadrado.
GILSON TELES ROCHA- Mestre Jedi
Re: (CN) Área do quadrado.
Desculpe pelo desenho, mas a diagonal do quadrado grande deveria ser perfeitamente reta. Faça de conta que é hehe. E todos os círculos deveriam ser tangentes ao quadrado, eu sou um desastre nos desenhos xD
Prolongando os raios dos círculos dos cantos, podemos perceber que se forma um quadrado. Dessa quadrado podemos tirar a diagonal dele, já que o lado é o próprio raio. Assim, somando os raios e as diagonais, teremos a diagonal do quadrado grande, a partir dela determinamos o lado e consequentemente a área.
Diagonal (d) do quadrado pequeno:
Agora para saber a diagonal (D) do quadrado grande basta somar os raios e as duas diagonais:
Como sabemos que D = LV2, calculemos o lado do quadrado:
Calculando a área (L²):
--> 4 em evidência
Se eu não errei nada, acho que é isso, qualquer erro favor alertar e corrigir. Abraços
Prolongando os raios dos círculos dos cantos, podemos perceber que se forma um quadrado. Dessa quadrado podemos tirar a diagonal dele, já que o lado é o próprio raio. Assim, somando os raios e as diagonais, teremos a diagonal do quadrado grande, a partir dela determinamos o lado e consequentemente a área.
Diagonal (d) do quadrado pequeno:
Agora para saber a diagonal (D) do quadrado grande basta somar os raios e as duas diagonais:
Como sabemos que D = LV2, calculemos o lado do quadrado:
Calculando a área (L²):
--> 4 em evidência
Se eu não errei nada, acho que é isso, qualquer erro favor alertar e corrigir. Abraços
JoaoGabriel- Monitor