A origem da vida
Página 1 de 1
A origem da vida
(FUVEST-SP) → A hipótese mais aceita até a década dos 90 para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?
Gostaria que melhorassem minhas respostas sobre a origem da vida.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
- Minha resposta:
- Os heterótrofos viviam em um meio aquático, no qual era uma sopa nutritiva. Depois eles se aumentaram em questão de reprodução, morreram-se muitos por falta de alimentos. Então, com suas mortes, eles liberaram muito CO2, com isso, surgiram os fotossintetizantes, e fizeram novos seres, que eram os aeróbicos. Depois, todos estes seres conseguiram se manter, graças à degradação de açúcar em gás carbônico dos seres aeróbicos.
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
- Minha resposta:
- Quimiossíntese. Conseguiram viver da obtenção de energia para o metabolismo a partir da reação entre substâncias inorgânicas.
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?
- Minha resposta:
- Porque o autótrofo é mais complexo, então a partir do raciocínio lógico, é mais provável que o organismo mais simples tenha sido o heterótrofo.
Gostaria que melhorassem minhas respostas sobre a origem da vida.
Convidado- Convidado
Re: A origem da vida
A) Os seres heterotróficos primitivos sobreviviam, supostamente, através da fermentação de substâncias orgânicas - polímeros, como proteínas e polissacarídeos presentes nos oceanos primitivos. Algumas teorias, como a de Oparim e Haldane, supõe que os polímeros sugiram através das substâncias inorgânicas encontradas na atmosfera e no solo rochoso. Descargas elétricas, alta temperatura e radiação UV, podem ter quebrado a ligação dessas substâncias formando radicais livres que se reagrupavam formando monômeros, como os aminoácidos. Quando em contato com altas temperaturas, como o solo quente, ocorre a polimerização dos aminoácidos - uma junção dos monômeros para formar polímeros. As chuvas arrastavam essas substâncias para os oceanos primitivos. O cientista Stanley Miller utilizando as mesmas substâncias, que supostamente eram abundantes na atmosfera primitiva, conseguiu sintetizar compostos orgânicos.
B) Os seres heterotróficos se multiplicaram e passaram competir por alimento, alguns consumiam as próprias moléculas que os originavam, o que poderia levar o fim dessas moléculas. O aumento da competição passou a ser um fator seletivo que provavelmente viabilizou a proliferação e surgimento de um ser que obtivesse energia através de outras rotas metabólicas. Os seres autotróficos se sobressaiam, pois passaram a utilizar C02 e energia da luz ou de substâncias inorgânicas para produzir seus alimentos.
C) Levando em consideração a complexidade de cada organismo e as condições anômalas a vida celular da terra primitiva, dificilmente um ser mais complexo surgiria nesse contexto.
B) Os seres heterotróficos se multiplicaram e passaram competir por alimento, alguns consumiam as próprias moléculas que os originavam, o que poderia levar o fim dessas moléculas. O aumento da competição passou a ser um fator seletivo que provavelmente viabilizou a proliferação e surgimento de um ser que obtivesse energia através de outras rotas metabólicas. Os seres autotróficos se sobressaiam, pois passaram a utilizar C02 e energia da luz ou de substâncias inorgânicas para produzir seus alimentos.
C) Levando em consideração a complexidade de cada organismo e as condições anômalas a vida celular da terra primitiva, dificilmente um ser mais complexo surgiria nesse contexto.
hugo araujo- Estrela Dourada
Re: A origem da vida
Muito obrigado, Você é demais, tenho que aproveitar que eu posso sempre contar contigo!
Convidado- Convidado