PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fonte confiável para aprender a escrever

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Matheus José Dom 20 Mar 2016, 08:25

Olá, irei começar os meus estudos sobre como elaborar uma dissertação decente, já que nessa área eu sou um desastre haha
No entanto, não sei muito bem por onde começar, quando pesquiso na internet a única coisa que encontro são aquelas dicas óbvias (linguagem formal, 3° pessoa, sem jargões etc). Gostaria de saber se alguém aqui do fórum conhece uma fonte confiável a qual eu possa me aperfeiçoar, dicas também são bem vindas =D
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Euclides Dom 20 Mar 2016, 15:10

Matheus,

os colegas certamente lhe darão dicas de material didático. Vou falar de outro aspecto do escrever bem.

Escrever bem implica, necessariamente, em pensar bem, ou seja: organizar mentalmente o que se quer dizer, conferir linearidade ao pensamento e verbalizar em boa ordem.

Verbalizar é o ato de transformar pensamentos em palavras. Implica conhecer o idioma utilizado e os códigos de comunicação associados à forma utilizada, narrativa, crônica, dissertação, etc.

Um bom exercício consiste em escrever apenas um parágrafo contendo uma única ideia. Por exemplo: um único parágrafo explicando porque os tenistas costumam comer bananas nos intervalos das partidas.

Uma ideia simples. Escreva um parágrafo com o fim de explicá-la. Leia-o e tente perceber se a sua exposição esclarece o motivo sem ser confusa, repetitiva, deselegante, cheia de chavões, sem abuso de adjetivos.

Provavelmente você será capaz de dar-lhe uma segunda redação melhorada. Prossiga até sentir que tem um parágrafo correto, esclarecedor e sem erros de linguagem.

Você pode repetir esse exercício construindo parágrafos sobre temas simples diversos. O treino fará com que adquira habilidade em expor ideias de maneira objetiva e correta.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Convidado Dom 20 Mar 2016, 16:11

Boa tarde xará,
Se você quer começar a escrever uma redação bem: leia esse artigo nesse blog: http://soslportuguesa.blogspot.com.br/2011/08/redacao-1-texto-argumentativo_19.html

E se você quiser um material para você melhorar nos estudos de redação, recomendo que compre o livro de filosofia da Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins chamado :" Filosofando, introdução à filosofia". A maioria dos capítulos têm uma proposta de redação, o primeiro capítulo tem uma proposta de redação com uma citação de Aristóteles da coleção "Os pensadores", e com essa citação, você tenta descobrir o tema e tenta fazer a redação, na seção de exercícios chamada: "Dissertação".Para cada capítulo que você faz, é uma redação, que te garanto que irá te ajudar muito na redação, pois assim você, eu também não sou muito bom em redação.

Um outro livro muito importante que te recomendo é o livro "Tempos modernos de Sociologia", da Helena Bomeny, Bianca Freire-Medeiros, Raquel Balmant Emerique e Julia O'Donnell. Nesse livro, ele não tem redação, mas ele te dá uma ótima noção sobre o que é sociologia. Pede para você fazer pesquisas você responde a textos que estimulam sua imaginação e à sua inteligência. Nesse livro você vai entender muito sobre a sociedade em geral e você sairá do "status quo".

Outro livro que te recomendo é o "Ser Protagonista Língua Portuguesa", da editora SM, e do editor tmabém responsável Rogério de Araújo Ramos, esse livro também te dá uma ótima base para você passar no ENEM, FUVEST, PUC, UERJ, qualquer concurso, seja ele técnico, vestibular ou militar, Nele você terá os seus horizontes ampliados, pois ele te leva a diferentes mundos de leitura, se você estudar nesse livro, você pode gabaritar português! A maioria das questões de português no ENEM é interpretação, e você disse também que você não é muito bom em redação, esse livro, assim como os outros dois que eu citei, farão você tirar nota mil no ENEM! A parte de produção textual é composta por quatro capítulos que são:" 'Narrar', 'Relatar', 'Expor' e 'Argumentar' ". Recomendo que você pule esses dois capítulos, e tente resolver 3º e 4º capítulo. Pois acredito que você não fará jornalismo.

Outro livro que te recomendo, é "Arte e Interação" do Hugo Bozzano. Outro livro fera para o ENEM, nele não há redação também, mas á questões interdisciplinares, como questões de filosofia por exemplo..

Bem, eu escrevi demais, esses são os conselhos que eu te dou, se quiser mais recomendação de qualquer material, eu estou aqui para te ajudar!
Um forte abraço, meu camarada!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Convidado Dom 20 Mar 2016, 16:17

Procure estudar também livros como OS DO Cotrim, Eustáquio de Sene, estude nesses livros, pois eles aumentaram a sua nota em redação e você viajará legal (No bom sentido!) Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Convidado Dom 20 Mar 2016, 16:23

Esse ser protagonista tem literatura, português e redação, três volumes em uma coisa só, e cada livro tem essas três esplêndidas partes.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Matheus José Dom 20 Mar 2016, 20:48

Obrigado pelos conselhos Euclides e José Ricardo.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Convidado Dom 20 Mar 2016, 21:00

De nada meu amigo! Às ordens!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Convidado Seg 21 Mar 2016, 17:15

5 dias aqui sem internet, mas enfim ... 

ei procure por estrutura do texto argumentativo dissertativo.

Ser organizado, como o mestre falou, é a chave.

introdução expor a realidade e colocar a tese problematizando o tema.

Desenvolvimento defender um argumento que comprove sua tese e ampliação desse argumento, procure por estratégias argumentativas.

Conclusão: retoma a tese, dá soluções detalhadas dos problemas do desenvolvimento. 

Não esquecendo de riqueza de conectivos. 

Vc pode procurar videos no youtube.. tem o descomplica com um professor loiro e vc pode procurar por redação exemplar

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por ruanchaves93 Ter 22 Mar 2016, 17:38

Lembrando que simplesmente ter lido muitos textos bem escritos, dominar a gramática e a estrutura do gênero não é suficiente para tirar nota máxima em um exame vestibular, é necessário saber qual tipo de redação está sendo pedida no edital. Um texto dissertativo argumentativo nota 10 na FUVEST pode tirar nota 7 no ENEM, e vice-versa.

Então, leia os editais e os manuais disponibilizados pela banca, e se possível, pague uma consultoria online de correção de redação.

ruanchaves93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 30
Localização : Palmas - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte confiável para aprender a escrever Empty Re: Fonte confiável para aprender a escrever

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos