tração no fio
+2
JoaoGabriel
hutzmef
6 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
tração no fio
Uma pedra de 3 N de peso, amarrada a um cordel de 2,5 m de comprimento, descreve uma circunferência horizontal de 2 m de raio, O cordel, fixo em uma das extremidades gera uma superfície cônica.Determine: a) a força de tração no fio e b) a frequência f de rotação, em Hz.
Adote g = 10 m/s2
resp:
A) 5N
B) 0,4 Hz
como posso resolver?
Adote g = 10 m/s2
resp:
A) 5N
B) 0,4 Hz
como posso resolver?
hutzmef- Jedi
Re: tração no fio
Eis o esquema das forças:
Como o corpo não cai no chão, temos um equilíbrio na vertical. Note que para que tal equilíbrio ocorra, Ty = P.
Lembrando que a força tração (T), como é diagonal, está dividida em Tx (Tsenθ) e Ty (Tcosθ).
Equilíbrio na vertical:
Mas, como vamos saber qual o cosseno de teta?
É simples, lembrando que seno = cateto oposto/hipotenusa e cosseno = cateto adjacente/hipotenusa.
Tendo o seno podemos descobrir o cosseno:
Agora é só substituir:
Agora letra B)
Essa letra B) eu fiz, discuti com Luís Eduardo sobre ela e chegamos a um consenso. O gabarito ou está errado, ou está muito aproximado. Veja só:
A componente horizontal da tração (Tx) realiza o papel de resultante centrípeta. Assim:
Temos que:
Sabemos que:
Chegamos a esse valor de f, que não corresponde exatamente ao gabarito. Assim vamos fazer de outro jeito. Temos que f = 1/T.
No caso T é o tempo que a pedra leva para percorrer o comprimento do círculo. Assim:
Chegamos ao mesmo resultado. Usando uma boa aproximação e considerando , teremos 1/3, que é 0,33333..., que pode ter sido arredondado para f = 0,4 Hz.
Acho que é isso, se houver um erro favor fazer a correção. Agradeço ao Luís por confirmar esse resultado. Abraços.
PS: Resolvendo usando a fórmula do período do pêndulo cônico, chegamos ao mesmo resultado. Deve estar correto, pois "todos caminhos levaram a Roma".
Como o corpo não cai no chão, temos um equilíbrio na vertical. Note que para que tal equilíbrio ocorra, Ty = P.
Lembrando que a força tração (T), como é diagonal, está dividida em Tx (Tsenθ) e Ty (Tcosθ).
Equilíbrio na vertical:
Mas, como vamos saber qual o cosseno de teta?
É simples, lembrando que seno = cateto oposto/hipotenusa e cosseno = cateto adjacente/hipotenusa.
Tendo o seno podemos descobrir o cosseno:
Agora é só substituir:
Agora letra B)
Essa letra B) eu fiz, discuti com Luís Eduardo sobre ela e chegamos a um consenso. O gabarito ou está errado, ou está muito aproximado. Veja só:
A componente horizontal da tração (Tx) realiza o papel de resultante centrípeta. Assim:
Temos que:
Sabemos que:
Chegamos a esse valor de f, que não corresponde exatamente ao gabarito. Assim vamos fazer de outro jeito. Temos que f = 1/T.
No caso T é o tempo que a pedra leva para percorrer o comprimento do círculo. Assim:
Chegamos ao mesmo resultado. Usando uma boa aproximação e considerando , teremos 1/3, que é 0,33333..., que pode ter sido arredondado para f = 0,4 Hz.
Acho que é isso, se houver um erro favor fazer a correção. Agradeço ao Luís por confirmar esse resultado. Abraços.
PS: Resolvendo usando a fórmula do período do pêndulo cônico, chegamos ao mesmo resultado. Deve estar correto, pois "todos caminhos levaram a Roma".
JoaoGabriel- Monitor
Ola JoaoGabriel e luiseduardo,
ta' tudo muito bom, so' cometeram um engano no valor da massa nos cálculos (0,3 e nao 0,5):
ai' então chegam a 0,4 no resultado.
ta' tudo muito bom, so' cometeram um engano no valor da massa nos cálculos (0,3 e nao 0,5):
Euclides- Fundador
Nossa hahahahaha eu fiquei com o valor da tração em mente como se fosse o peso e troquei todas as bolas! Obrigado Euclides.
JoaoGabriel- Monitor
Euclides escreveu:Ola JoaoGabriel e luiseduardo,
Acho que tem razão Euclides.
Agora Euclides, olhando melhor o enunciado o pêndulo gera uma superfície cônica, eu acabei usando a fórmula do Tempo para o pêndulo simples que é:
T = 2*pi*V(L/g)
Dando assim a mesma resposta que o João Gabriel,
já que é um pêndulo cônico como seria a fórmula para calcular o tempo de um ciclo completo ?
Obrigado.
Olá pessoal,
Achei um site que apresenta a fórmula do tempo num pêndulo cônico:
http://pt.wikilingue.com/es/Péndulo_cónico
Resolvendo encontramos aproximadamente:
f = 0,41 Hz
Agora o gabarito bate com a resposta.
Achei um site que apresenta a fórmula do tempo num pêndulo cônico:
http://pt.wikilingue.com/es/Péndulo_cónico
Resolvendo encontramos aproximadamente:
f = 0,41 Hz
Agora o gabarito bate com a resposta.
muito interessante, vlw pela ajuda de todo mundo.
Luis Eduardo, sua conta para encontrar o período no pêndulo cônico foi feita de que forma?
ví o link que você mostrou da fórmula "feita", mas mesmo assim estou tendo dificuldade para encontrar os 0,41 Hz que tu encontrou..tem como me mostrar o processo?
obrigado.
Luis Eduardo, sua conta para encontrar o período no pêndulo cônico foi feita de que forma?
ví o link que você mostrou da fórmula "feita", mas mesmo assim estou tendo dificuldade para encontrar os 0,41 Hz que tu encontrou..tem como me mostrar o processo?
obrigado.
hutzmef- Jedi
Sem problema, é assim:
Essa é a fórmula do tempo.
2*3,14*raiz[(2,5*0,6)/10]
(Resolvendo)
T = 2,43 s
Como a frequencia é: f = 1/T
f = 1/2,43 =~ 0,41 Hz
Essa é a fórmula do tempo.
2*3,14*raiz[(2,5*0,6)/10]
(Resolvendo)
T = 2,43 s
Como a frequencia é: f = 1/T
f = 1/2,43 =~ 0,41 Hz
áh ta, entendi
vlw
vlw
hutzmef- Jedi
nao entendi a parte q vcs colocaram q t era 3 ??
luana borchardt- Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos