(UFMG) Geometria Plana
Página 1 de 1
(UFMG) Geometria Plana
Uma folha de papel quadrada, ABCD que mede 12 cm de lado, é dobrada na reta r, como mostrado na figura abaixo:
Feita essa dobra, o ponto D sobrepõe-se ao ponto N, e o ponto A, ao ponto médio M, do lado BC. É correto afirmar que, nessas condições, o segmento CE mede:
A) 7,2 cm
B) 7,5 cm
C) 8 cm
D) 9 cm
Por Pitágoras no triângulo BQM:
(12-x)²=x²+36
x=9/2 cm
Os triângulos BQM e CEM são semelhantes. Logo:
(9/2)/6 = 6/CE
CE = 8 cm
Olá,
Gostaria de tirar uma dúvida boba que tive ao resolver esta questão. Por acaso, se esta questão estivesse presente na segunda fase de algum vestibular, eu seria obrigado a demonstrar que os triângulos BQM e CEM são semelhantes ou os cálculos somado as marcações que eu fiz na imagem já está bom?
Feita essa dobra, o ponto D sobrepõe-se ao ponto N, e o ponto A, ao ponto médio M, do lado BC. É correto afirmar que, nessas condições, o segmento CE mede:
A) 7,2 cm
B) 7,5 cm
C) 8 cm
D) 9 cm
Por Pitágoras no triângulo BQM:
(12-x)²=x²+36
x=9/2 cm
Os triângulos BQM e CEM são semelhantes. Logo:
(9/2)/6 = 6/CE
CE = 8 cm
Olá,
Gostaria de tirar uma dúvida boba que tive ao resolver esta questão. Por acaso, se esta questão estivesse presente na segunda fase de algum vestibular, eu seria obrigado a demonstrar que os triângulos BQM e CEM são semelhantes ou os cálculos somado as marcações que eu fiz na imagem já está bom?
Convidado- Convidado
Re: (UFMG) Geometria Plana
Pra mim ficou claro o como você concluiu e está bom assim. Mas se quiser deixar mais explícito, pode fazer também as anotações em azul.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547