PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MEUS LIVROS PARA O ITA

+2
Kulo
Noel C.
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Noel C. Qui 11 Fev 2016, 13:03

Fala pessoal, tenho 21 anos(vou completar 22 esse ano 2016), decidi final do ano passado que queria o ITA, alguns podem dizer que minha idade já está meio elevada porém olhei o edital do ITA esse ano e estava escrito que o vestibulando pode ser convocado até os 24 anos no ano da prova e 25 no ano da convocação, então eu tenho 3 anos para me preparar para o ITA. Faço faculdade, Engenharia de Petróleo em uma Universidade Federal, então é um pouco complicado manter os dois, porém a faculdade requer "pouco" de mim, digo isso pois as provas são bem ridículas e cobram pouco do aluno, há apenas uma unica frequência por dia, no caso no fim do turno(perto do meio dia), então fico na biblioteca a manhã toda estudando pra faculdade e entro na sala perto desse horário apenas pra assinar a lista, mas vocês devem pensar: e as aulas, você não assiste?. Isso, as únicas aulas que assisto são as de computação pois é um pouco difícil pra mim aprender sozinho, porém as de exatas eu estudo sem assisti as aulas, que para mim pelo menos não servem de nada, a não ser tomar meu tempo, já que acho a didática desses professores ruins(eu acho né), enfim, minha manhã é toda pra faculdade, sobrando tempo assim a tarde. Gasto 10 horas da minha semana, apenas com viagens, pois moro na capital e a faculdade é no interior, então tenho ai umas 8 horas pra estudar no ônibus, antes eu saia da capital no domingo atarde para assistir aula na segunda, entretanto isso complicava minha vida pois eu ia de noite(perigosa a estrada) e na segunda as vezes não tinha aula ou por alguma incompetência por parte da faculdade como aula começar 9 e 30 e não as 8 por exemplo, então agora eu volto da capital apenas na segunda e chego umas 11 horas na aula pra assinar a frequência e estudar um pouco, meu curso é apenas de manhã e a média minima é 5 pontos, acreditam nisso?.

Bom, eu separo minha manhã até umas 14 horas pra faculdade,almoçar e tomar banho, daí em diante estudo até as 22 e 30 dando aquelas paradas básicas, durmo a meia noite mais ou menor e acordo as 6 horas de segunda a sexta, como volto pra capital no sábado de manhã tenho umas 4 horas de estudo no ônibus, estudo no domingo pela manhã durante umas 4 horas, além de na segunda quando volto pro interior estudo mais 4 horas na segunda(já que é no ônibus eu estudo português e inglês), sendo assim tenho umas 16 horas de estudo pra faculdade, já que não assisto as aulas, não preciso revisar o conteúdo, assim aprendo e exercito ao mesmo tempo.

Agora vem a preparação pro ITA mesmo, dedico 52 horas da minha semana pra estudar pro ita 8 horas de segunda a sexta, 8 horas dentro do ônibus e mais 4 horas no domingo, não tenho tempo pra assistir aulas pois eu aprende melhor sendo autodidata.

Estou me preparando para estudar todos os livros para o ITA em 2 anos, isso quer dizer, completar os livros de embasamento,aprofundamento e exercícios + as provas anteriores (25 provas) em 2 anos, caso eu não consiga passar nesses dois anos, o ultimo será exercícios e mais exercícios até esgotar tudo.

Em matemática dividi meus livros assim o embasamento, aprofundamento, livros feitos de uma pequena teoria e muitos exercicios, e por ultimo 3 livros do Marcelo Rufino.
Todos os livros eu comprei ou imprimi, só falta comprar os dois livros do rufino que estão com asterisco.


EMBSAMENTO : 
01º - Fundamentos da Matemática Conjuntos e Funções vol. 1
02º - Tópicos de Matemática ITA IME OLIMPIEDAS vol. 1
03º - Manual de Exponencial e Logarítmo (luis lopes)
04º - Manual de Progressões (luis lopes)
05º - Noções de Matemática Trigonometria vol. 3
06º - Noções de Matemática Combinatória,Matrizes e Determinantes vol. 4
07º - Noções de Matemática Geometria Analítica vol. 6
08º - Noções de Matemática Numeros Complexos e Polinomios vol. 7
09º - Geometria I e II Morgado
10º - Fundamentos da Matemática Geometria Espacial vol. 10

APROFUDNAMENTO ITA/IME: 
01º - Numeros complexos e polinomios CAIO GUIMARAES
02º - Probabilidade Morgado

EXERCICIOS e TREINAMENTO : 
01º - Geometria PRE SAN MARCOS
02º - Geometria Analítica 15 PERUANO
03º - Trigonometria PRE SAN MARCOS
04º - Funções trigonométricas inversas PERUANO
05º - Desigualdade e inequações trigonométricas PERUANO
06º - Problemas de Geometria RACSO (pdf)

APROFUDAMENTO e EXERCICIOS : 
01º - Elemento da Matemática Numeros Complexos,Polinomios e Geometria analítica vol. 4*
02º - Elementos da matemática Combinatória,Matrizes e Determinantes vol. 3*
03º - Elementos da Matemática Conjuntos,funções e Aritimética vol. 1


LIVROS PARA FAZER AO TERMINAR TODOS OS OUTROS :
01º - Matemática no Vestibular do ITA
02º - Matemática no Vestibular do IME
03º - Geometria Una vision de la planimetría
04º - Problemas de Aritmética RACSO
05º - Elementos da Matemática Algebra vol. 0


26 livros no total, priorizei os conteúdos dos livros de acordo com as estatísticas de assuntos que mais caem em matemática no ita, como geometria analítica,plana,especial e trigonometria.
O embasamento é aquele bem básico, com o fundamentos e o noções de matemática e mais dois livros do luis lopes e os dois do morgado.
O aprofundamento é aquele meio obrigatório com Numeros Complexos e Polinomios do Caio guimarães e o de combinatória do Morgado.
A parte de exercicios são todos peruanos, o primeiro vem com 350 exercicios resolvidos, com um nível rasoavel, o segundo é aquele pra revisar e relembrar geometria analítica eu ia comprar o do caio guimarães mas não vi muitas pessoas elogiando o livro dele de algebra vetorial e g. analítica. o Terceiro é muito bom, vem com 600 exercicios divididos em nivel básico, média(afa,efomm) e dificil(ITA), os outros dois livros são uns tópicos bem explicados de trigonometria as questões são bem elaboradas e eles são pequenos 250 exercicios cada um mais o menos, e por ultimo esse livro muito TOP de geometria RACSO, livro muito bom, vou deixar ele pro fim por são 1500 questões todas resolvidas tópico a tópico e no inicio de cada tópico vem com um resumo ensinando como resolver as questões, livro muito bom, vou fazer ele em conjunto com os livros do Ruffino.
O Profundamento e exercicios deixei por ultimo pois, as questões são um pouco mais complexas e requerem um certo tempo, como moro na mesma cidade do Rufino não preciso pagar frete.
Os ultimos Livros são para o segundo ano, como por exemplo o livro da lumbrera de Geometria PLANA e o de Aritmética RACSO(similar ao de geometria da RACSO), já que o livro numero 1 do rufino ja é de aritmética. Deixei o livro Vol. 0 do marcelo rufino pois eu fiz ele até o capitulo 5(todos os exercicios) e achei que é bom ter um conhecimento prévio e os ultimos capitulos já estão inclusos nos livros anteriores.



Agora Física :

01º - Tópicos da Física vol. 1
02º - Fundamentos da Mecânica - Cinemática - vol. 1
03º - Fundamentos da Mecânica - Dinâmica - vol. 2
04º - Fisica una vision analitica del movimiento vol. 1(pdf)
05º - Tópicos da Física vol. 3
06º - Física una vision analitica del movimiento vol. 2(pdf)
07º - Tópicos da Física vol. 2
08º - Física una vision analitica del movimiento vol. 3(pdf)
09º - Ótica e Fisica morderna IV young and feedman
10º - Problemas de Fisica RACSO(pdf)
11º - A Física no Vestibular do IME
12º - Problemas selecionados de Física elementar - SARAEVA

Em física eu faço o tópicos em conjuntos com os outros livros, termino um capitulo do tópicos e faço os exercicios do PROBLEMAS DE FISICA RACSO, que segue o mesmo estilo dos livros GEOMETRIA E ARITMETICA que tem um resumo teórico, exercicios feitos e exercicios propostos resolvidos a fim, mais como fixação mesmo.
depois estudo pelo una vision analítica del movimiento e depois vou pros do renato brito, tem bastante conteudo em pdf, mas vou comprar um kinddle para ficar mais agradavel o estudo, não encontrei esses livros em lugar nem um pra comprar. vou fazer o do saraeva depois que terminar todos os outros. tenho uma facilidade em aprender fisica diferente de matemática que sou bem ruim, por isso todos os livros.


1º Quimica Feltre - vol. 1
2º Quimica Feltre - vol. 2
3º Quimica Feltre - vol. 3
4º Princípios da Quimica - ATKINS
5º Quimica Geral Jonhy B. Russel - vol. 1
6º Quimica Geral Jonhy B. Russel - vol. 2
7º Problemas de Fisico-Quimica - Nelson Santos
8º Quimica Brady - vol. 2 (pdf)

aqui em quimica não tem segredo, uso 3 livros pra estudar, os do feltre pra embasar, o do atkins para aprofundar um pouco, digo um pouco pois ja uso ele pra faculdade e acho certos tópicos muito resumidos, o bom são os exercicios propostos e resolvidos. livro top mesmo é o do Russel, que é muito aprofundado e muito didático e deixo o do brady pro finzinho pois o do atkins e o do russel dão conta de fisico-quimica, mas como baixei o brady, é bom ter pra consultar algo. sou bem ágio em quimica também, tenho uma facilidade enorme pra aprender.


Português e inglês, eu vou estudar por uma gramática e logo após vou resolver questões do ITA,UNIFESP,USP,AFA,EFOMM,IME.
para ingles é o inglês descomplicando do nelson torres e para português é um livro bom que eu comprei mas estou sem ele agora pra falar o nome.
Para literatura vou estudar pela internet, mas se alguem indicar um livro que venha explicando todas as escolas literarias e tal, sem aprofundar tanto eu aceito sugestões
Filosofia e Sociologia, leio as vezes para jogar na redação algum pensamento interessante, ressaltar algum pensador... enfim.

meu horário fica assim :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Alguma sugestão talvez? não achei tão exagerada minha lista. espero que de em 2 anos para eu receber aquela ligação do ITA pela manhã. ABC

Noel C.
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/11/2013
Idade : 29
Localização : belém pará

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Kulo Qui 11 Fev 2016, 14:29

Ainda não li tudo, mas acredito que o Fundamentos da Matemática Elementar Vol. 9 (Geometria Plana) seja bastante útil, não? Eu utilizo ele pra basicamente toda dúvida de Geometria Plana que eu tenho. É claro que você não precisa estudar ele todo, já que o ITA só cobra alguns tópicos básicos de Geometria Plana. Não há questões com imagens nas provas de Matemática, eles apenas descrevem o que determinado polígono/triângulo/circunferência tem em especial e o resto fica por sua conta... Mas de qualquer forma, é sempre bom saber uma propriedade por fora, que não consta na lista de assuntos cobrados.

Não precisa nem se preocupar com o fato de ter 21 anos porque tenho 20 e também quero tentar... Muita gente com a mesma idade que a gente também tá tentando. 

Não li todo o seu tópico ainda. Quando terminar, edito meu comentário ou faço um novo.
Kulo
Kulo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 28
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Kulo Qui 11 Fev 2016, 14:40

Li todo. O maior problema mesmo é em relação à Física. Você tem uma base boa, sempre se deu bem com Física? Porque eu mesmo não sou bom e tô sofrendo pra aprender no Pré que eu tô fazendo porque lá eles ensinam mais considerando que você já sabe os assuntos, entende? 
Em relação à Química, também gosto muito do Russel. Sempre que tenho que aprender um assunto bem rapidinho, recorro a ele porque sei que não vou ficar boiando. Ele explica muito objetivamente e sem rodeios e dá exemplos muito claros.
Você só esqueceu que tem que focar em redação também, porque querendo ou não pode ser decisivo pra média final.
Em Química, vai ter muitas reações que você vai ter que praticamente gravar o que é formado. Não tem outra opção. Exemplo: Ano passado caiu pra você fornecer a reação química balanceada do iodeto de potássio com ácido sulfúrico (oxirredução).

A parte discursiva da prova do ano passado foi praticamente toda de decoreba: http://www.vestibular.ita.br/provas/quimica_2016.pdf

O chato é isso... Em algumas situações, não importa o quanto você sabe de verdade e sim o quanto você é capaz de gravar.
Estude pesadamente orgânica.
Kulo
Kulo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 28
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Noel C. Qui 11 Fev 2016, 15:35

Kulo, é bom saber que há pessoas com a nossa idade que também querem ITA, eu estou usando os do morgado pois eu ja tinha, dai não comprei o FME vol. 9. acho eles bem didáticos e me falaram que só é necessário eles para a prova do ITA. olha, eu sempre fui bom em fisica, mas to construindo uma base sólida ainda. você pode tentar da uma lida no tópicos em alguns conteúdos, depois tenta gravar os pontos teóricos importantes e tal... vetores é muito importante, se você for safo em vetores é bem provável que se de bem com outros conteudos. O livro Una vision analítica del movimiento é muito didático, gostei muito.
Em quimica valeu pela dica, só vou resolver as provas faltando umas 6 semanas pra prova(esse ano), mas eu to me preparando em dois anos para o ita, se eu ver que o bixo pega, acho que vou ver um livro só de quimica organica, vamo ve né.
Em redação todo domingo eu faço uma, naquele horario ali "português" na verdade é redação,

Noel C.
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/11/2013
Idade : 29
Localização : belém pará

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Kulo Qui 11 Fev 2016, 17:22

Entendi. De qualquer forma não descarte a possibilidade de utilizar o FME vol. 9 por fora. Acho as questões muito boas. Sabendo congruência de triângulos, você consegue deduzir vários e vários teoremas.
Vetores é um dos poucos assuntos de Física que realmente domino. Só não sei muito produto vetorial. Ondas eu também sei o básico. Meu ensino médio foi mais focado em Química do que Física, por causa do curso integrado.
Vou aproveitar pra tentar procurar um desses livros e ver se me acostumo com a linguagem.
Você tá se preparando em dois anos e esse é o segundo ou o primeiro?
Livro de Química Orgânica, aconselho que você procure por algum do superior... Solomons e Paula Bruice.
Kulo
Kulo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 28
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Noel C. Qui 11 Fev 2016, 17:32

Obrigado,vou dar uma olhada nesses livros.Esse é meu primeiro ano tentando o ITA, e primeiro semestre na federal.

Noel C.
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/11/2013
Idade : 29
Localização : belém pará

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Kulo Qui 11 Fev 2016, 17:34

Nada. Qualquer coisa, manda mensagem pessoal (MP). Abraço e boa sorte pra gente.
Kulo
Kulo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 28
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Christian M. Martins Dom 14 Fev 2016, 01:28

Gostei da lista de Química. Lendo-a parcialmente (não creio que seja necessário ler Atkins, Russel e Brady por completo) e somando-a com uma gigantesca lista de exercícios, creio que tens o suficiente para um ótimo desempenho no ITA.

Parabéns pelo esforço. Boa sorte. Smile
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Dúbnio Qui 03 Mar 2016, 14:05

Vou copiar seu projeto, Noel. Tenho 18 anos no momento e pretendo focar para passar em engenharia eletrônica, porém não sei se estudo para passar na federal e depois focar no ITA. Abraço!

Dúbnio
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/03/2016
Idade : 26
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Dani California Seg 25 Jul 2016, 09:05

Será que alguem tem os PDFs de todos os lumbreras? Não encontrei na internet!

Dani California
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/07/2016
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

MEUS LIVROS PARA O ITA Empty Re: MEUS LIVROS PARA O ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos