PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros para OBMEP

3 participantes

Ir para baixo

Livros para OBMEP Empty Livros para OBMEP

Mensagem por "João Pedro BR" Sáb 25 maio 2019, 15:34

Boa tarde amigos e amigas,

Gostaria de recomendações de livros para estudar para a OBMEP do ano que vem, especialmente para geometria e aritmética, tendo em vista que para combinatória e probabilidade já tenho um bom material para estudo, enquanto que nos outros dois assuntos estou um pouco perdido quanto a qual rumo devo seguir...

Vou usar as apostilas PIC para todos os assuntos no início e o banco de questões do site da OBMEP/Portal do Saber. Depois pretendo aprofundar nos livros.

Grato desde já.
Livros para OBMEP 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para OBMEP Empty Re: Livros para OBMEP

Mensagem por renan2014 Sáb 25 maio 2019, 23:47

Usa o material do POTI Nível 2 para se aprofundar, mesmo que você esteja no Ensino Médio. Geometria e Aritmética dá para pegar os macetes na OBMEP apenas fazendo provas anteriores. Os tipos de questão são geralmente iguais, o material do POTI Nível 2 deve ajudar. https://www.urantiagaia.org/educacional/matematica/index.html
renan2014
renan2014
Jedi
Jedi

Mensagem por "João Pedro BR" Dom 26 maio 2019, 00:47

Obrigado pela indicação Renan! E quanto ao material do nível 3, uso depois do do nível 2 ou é desnecessário considerando o nível da OBMEP, participo do Nível 3, pois estou no ensino médio.
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagem por renan2014 Sex 19 Jul 2019, 19:39

O material do Nível 3 é muito avançado, o bizu é ir pegando base no material do N2 e fazer provas anteriores/questões, não se apresse.
renan2014
renan2014
Jedi
Jedi

Mensagem por Ullysses Sex 19 Jul 2019, 20:05

Sugestão: faça os exercícios primeiro, e à medida que você tiver dúvidas, consulte o material. Assim, você vai filtrar o conteúdo, com foco no que mais cai. Acho que é o suficiente. Pelo menos, eu ganhei ouro na OBMEP estudando assim. Já tem alguns anos que me formei, mas olhei as provas aqui, e continuam mais ou menos no mesmo estilo.

Até mesmo porque alguns temas têm chance muito baixa de cair. E também nem é nada muito aprofundado. Pensa bem: só sabendo semelhança de triângulo e Pitágoras você resolve a maior parte das questões de geometria (senão todas). 

Em síntese: estudando a partir de questões, você não perde tempo estudando o que não precisa e ainda consegue identificar os tópicos em que tem mais dificuldade, para focar neles.

Aliás, por qual material você está estudando Probabilidade & Combinatória? São as questões que costumam gerar mais dúvida na OBMEP, né? Lembra que não adianta nada saber as fórmulas e tal... A OBMEP quer avaliar sua capacidade de dedução.

Abraço.
Ullysses
Ullysses
Iniciante

Mensagem por "João Pedro BR" Qui 05 Set 2019, 00:09

Olá amigos, obrigado pelo retorno e por dedicarem o tempo precioso de vocês. Desculpem-me pelo atraso em demasia. Ulysses, comprei o livro do Morgado de Análise Combinatória e Probabilidade. Eu estava ficando no conteúdo da aula e não tive tempo para estudá-lo. Parece abordar conteúdos que ainda nem vi, uma vez que estou no primeiro ano do E.M. O livro parece ser enriquecedor e eu pretendia usá-lo para adquirir base forte no conteúdo, após as recomendadas apostilas. Eu não estou muito familiarizado com questões do tipo de dedução, apesar de ter base ótima em matemática para minha idade. Não acho que seja necessário ler as explicações de aritmética da apostila, só ver os exercícios e fazê-los para me acostumar com a prova. Quanto aos outros conteúdos, acho que seria interessante aprofundar, ou seja, direcionar meus estudos. Depois de aritmética, análise combinatória e probabilidade, o que mais preciso ver? Triângulos?

Abraços e obrigado desde já.
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo