PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação de Onda

Ir para baixo

Equação de Onda  Empty Equação de Onda

Mensagem por zoarmatrix Qua 03 Fev 2016, 23:24

Boa noite!!

Estou com dúvida na minha resolução desse exercício, pois não tenho o gabarito dele.

1-Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada em termos de uma função genérica h(x,t):
y(x,t)=(4,00mm)h[(30m-1)x + (6,0s -1)t]

Pensei em resolver da seguinte forma :

v= ω/k => v= 6,0s-1 / 30m-1 = 0,2m/s

Está certo ?

zoarmatrix
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 27
Localização : Ouro Preto,Mg

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Onda  Empty Re: Equação de Onda

Mensagem por Convidado Qui 04 Fev 2016, 00:13

Oi amigo, 

a questão quer que você faça a aplicação da equação de onda:

\frac{\partial^2 y}{\partial t^2}=v^2\frac{\partial^2 y}{\partial x^2}

Seja y=4h[u(x,t)], onde u(x,t)=30x+6t

Assim, 

\frac{\partial y}{\partial t}=4\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial t}=4\frac{\partial h(u)}{\partial u}\frac{\partial u(x,t)}{\partial t}=24\frac{\partial h(u)}{\partial u}

De novo em relação a t:

\frac{\partial^2 y}{\partial t^2}=24\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial t\partial u}=24\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial u\partial t}=24\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{h[u(x,t)]}{\partial t} \right )

\frac{\partial^2 y}{\partial t^2}=24\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{6h[u(x,t)]}{\partial u} \right )=144\frac{\partial^2h(u)}{\partial u^2}

Vamos derivar em relação a x:

\frac{\partial y}{\partial x}=4\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial x}=4\frac{\partial h(u)}{\partial u}\frac{\partial u(x,t)}{\partial x}=120\frac{\partial h(u)}{\partial u}

Novamente em x:

\frac{\partial^2 y}{\partial x^2}=120\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial x\partial u}=120\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial u\partial x}=120\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{h[u(x,t)]}{\partial x} \right )

\frac{\partial^2 y}{\partial x^2}=120\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{30 h[u(x,t)]}{\partial u} \right )=3600\frac{\partial^2h(u)}{\partial u^2}

Logo, substituindo na equação de onda:
144\frac{\partial^2 h(u)}{\partial u^2}=v^2\cdot 3600 \frac{\partial^2 h(u)}{\partial u^2}

v^2=\frac{144}{3600}

Ou seja, \mathrm{v=0.2\;m\cdot s^{-1}}

Observe atentamente a aplicação da regra da cadeia. Veja também que eu omiti os cálculos das derivas de u em relação a x e t, que podem ser calculadas diretamente.

Espero que tenha entendido, abraço!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Onda  Empty Re: Equação de Onda

Mensagem por zoarmatrix Qui 04 Fev 2016, 16:17

Ajudou demais, ia ficar quebrando a cabeça e não iria achar essa equação da onda nunca... rsrs
Muito obrigado, abraços!!

zoarmatrix
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 27
Localização : Ouro Preto,Mg

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Onda  Empty Re: Equação de Onda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos