Equação de Onda
Página 1 de 1
Equação de Onda
Boa noite!!
Estou com dúvida na minha resolução desse exercício, pois não tenho o gabarito dele.
1-Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada em termos de uma função genérica h(x,t):
y(x,t)=(4,00mm)h[(30m-1)x + (6,0s -1)t]
Pensei em resolver da seguinte forma :
v= ω/k => v= 6,0s-1 / 30m-1 = 0,2m/s
Está certo ?
Estou com dúvida na minha resolução desse exercício, pois não tenho o gabarito dele.
1-Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada em termos de uma função genérica h(x,t):
y(x,t)=(4,00mm)h[(30m-1)x + (6,0s -1)t]
Pensei em resolver da seguinte forma :
v= ω/k => v= 6,0s-1 / 30m-1 = 0,2m/s
Está certo ?
zoarmatrix- Iniciante
Re: Equação de Onda
Oi amigo,
a questão quer que você faça a aplicação da equação de onda:
\frac{\partial^2 y}{\partial t^2}=v^2\frac{\partial^2 y}{\partial x^2}
Seja y=4h[u(x,t)], onde u(x,t)=30x+6t
Assim,
\frac{\partial y}{\partial t}=4\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial t}=4\frac{\partial h(u)}{\partial u}\frac{\partial u(x,t)}{\partial t}=24\frac{\partial h(u)}{\partial u}
De novo em relação a t:
\frac{\partial^2 y}{\partial t^2}=24\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial t\partial u}=24\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial u\partial t}=24\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{h[u(x,t)]}{\partial t} \right )
\frac{\partial^2 y}{\partial t^2}=24\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{6h[u(x,t)]}{\partial u} \right )=144\frac{\partial^2h(u)}{\partial u^2}
Vamos derivar em relação a x:
\frac{\partial y}{\partial x}=4\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial x}=4\frac{\partial h(u)}{\partial u}\frac{\partial u(x,t)}{\partial x}=120\frac{\partial h(u)}{\partial u}
Novamente em x:
\frac{\partial^2 y}{\partial x^2}=120\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial x\partial u}=120\frac{\partial h[u(x,t)]}{\partial u\partial x}=120\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{h[u(x,t)]}{\partial x} \right )
\frac{\partial^2 y}{\partial x^2}=120\frac{1}{\partial u}\left ( \frac{30 h[u(x,t)]}{\partial u} \right )=3600\frac{\partial^2h(u)}{\partial u^2}
Logo, substituindo na equação de onda:
144\frac{\partial^2 h(u)}{\partial u^2}=v^2\cdot 3600 \frac{\partial^2 h(u)}{\partial u^2}
v^2=\frac{144}{3600}
Ou seja,\mathrm{v=0.2\;m\cdot s^{-1}}
Observe atentamente a aplicação da regra da cadeia. Veja também que eu omiti os cálculos das derivas de u em relação a x e t, que podem ser calculadas diretamente.
Espero que tenha entendido, abraço!
a questão quer que você faça a aplicação da equação de onda:
Seja y=4h[u(x,t)], onde u(x,t)=30x+6t
Assim,
De novo em relação a t:
Vamos derivar em relação a x:
Novamente em x:
Logo, substituindo na equação de onda:
Ou seja,
Observe atentamente a aplicação da regra da cadeia. Veja também que eu omiti os cálculos das derivas de u em relação a x e t, que podem ser calculadas diretamente.
Espero que tenha entendido, abraço!
Convidado- Convidado
Re: Equação de Onda
Ajudou demais, ia ficar quebrando a cabeça e não iria achar essa equação da onda nunca... rsrs
Muito obrigado, abraços!!
Muito obrigado, abraços!!
zoarmatrix- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos