(MU) Dúvida sobre simplificação
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
(MU) Dúvida sobre simplificação
Olá, sou novo aqui no fórum.
Estou tentando resolver uma questão de MU mas acredito que meu problema está em fatoração e simplificação e não na física.
A Questão é a seguinte:
Um atirador em A dispara um tiro de fuzil em direção a um alvo em B. A distância que separa esses pontos vale d. Admite-se que o projétil descreva uma trajetória retilínea com velocidade constante Vp. A velocidade do som no ar vale Vs. Determine a que distância no alvo B enconstra-se um observador que ouve simultaneamente o som do disparo do fuzil e o som do impacto do projétil com o alvo. Considere que o observador encontra-se sobre uma reta normal à reta AB que passa pelo ponto B.
Ao desenvolver a questão, eu chego na seguinte equação:
A partir dai eu não sei como isolar x (distancia do observador a B), eu faço mmc e depois elevo os dois lados ao quadrado, mas ai o numero fica gigantesco...
Alguem pode me ajudar a resolver essa questão? não sei se eu to errando na parte da física ou na parte da matemática, obrigado.
Estou tentando resolver uma questão de MU mas acredito que meu problema está em fatoração e simplificação e não na física.
A Questão é a seguinte:
Um atirador em A dispara um tiro de fuzil em direção a um alvo em B. A distância que separa esses pontos vale d. Admite-se que o projétil descreva uma trajetória retilínea com velocidade constante Vp. A velocidade do som no ar vale Vs. Determine a que distância no alvo B enconstra-se um observador que ouve simultaneamente o som do disparo do fuzil e o som do impacto do projétil com o alvo. Considere que o observador encontra-se sobre uma reta normal à reta AB que passa pelo ponto B.
Ao desenvolver a questão, eu chego na seguinte equação:
A partir dai eu não sei como isolar x (distancia do observador a B), eu faço mmc e depois elevo os dois lados ao quadrado, mas ai o numero fica gigantesco...
Alguem pode me ajudar a resolver essa questão? não sei se eu to errando na parte da física ou na parte da matemática, obrigado.
kiowords- Iniciante
Re: (MU) Dúvida sobre simplificação
Tira-se o mínimo como você fez:
Fatora-se vp e depois isola a raiz:
Agora sim eleva-se ao quadrado:
Então,
Agora resta isolar x:
Fatora-se vp e depois isola a raiz:
Agora sim eleva-se ao quadrado:
Então,
Agora resta isolar x:
Última edição por maico33LP em Sáb 02 Jan 2016, 17:57, editado 1 vez(es)
maico33LP- Matador
------------------------------
Da minha resposta pra chegar na do Maico baixa colocar d em evidência e multiplicar em cima e em baixo por Vp.
Ja da dele pra minha basta colocar d² em evidencia e fazer o produto notável
Última edição por CaiqueF em Sáb 02 Jan 2016, 17:57, editado 1 vez(es)
CaiqueF- Monitor
Euclides- Fundador
Muito obrigado a todas as respostas!!!
kiowords- Iniciante