PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST - Mundo digital

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST - Mundo digital Empty FUVEST - Mundo digital

Mensagem por Giovana Martins Seg Ago 24 2015, 16:51

   Vigilância epistêmica* é a preocupação que todos nós deveríamos ter com relação a tudo o que lemos, ouvimos e aprendemos de outros seres humanos, para não sermos enganados, para não acreditarmos em tudo o que é escrito e dito por aí. É preciso vigiar o futuro para sabermos separar o joio do trigo**.
   Hoje boa parte dos sites de busca indexam tudo o que encontram pela frente à internet, mesmo que se trate de uma grande bobagem ou de evidente inverdade. Qualquer opinião emitida, vista como um direito de todos, é divulgada aos quatro cantos do mundo. De fato, alguns desses sites de busca deveriam colocar, nos primeiros lugares, páginas de renomadas Universidades, preocupadas com a verdade.
   Todos precisamos estar muito atentos a dois aspectos com relação a tudo o que ouvimos e lemos:
   - se quem nos fala ou escreve conhece a fundo o assunto, se é um especialista comprovado, se sabe do que está falando;
   - se quem nos fala ou escreve, na verdade, é um idiota que ouviu falar algo e simplesmente repassa, aos outros, o que leu e ouviu, sem acrescentar absolutamente nada de útil.
   Aumentar nossa vigilância e preocupação com a verdade é necessidade cada vez mais premente num tempo que todos os gurus chamam de Era da Informação.
   Discordo, profundamente, desses gurus. Estamos, na realidade, na Era da Desinformação, de tanto lixo e ruído sem significado que, na maior parte das vezes, nos são transmitidos, todos os dias, eletronicamente, sem que exista o menor cuidado com a precisão e seriedade do que se emite, por parte das fontes que colocam matérias na rede. É mais uma conseqüência dessa ideia que a maioria das pessoas tem sobre a liberdade de expressar o que bem quiser, de expressar qualquer opinião que seja, como se opiniões não precisassem se basear no rigor científico, antes de serem emitidas.
Stephen Kanitz, Revista Veja, 03/10/2007. Adaptado.
* Vigilância epistêmica = capacidade de ficar atento e perceber se uma afirmação tem ou não valor científico.
** Separar o joio do trigo = no contexto, capacidade de diferenciar observações equivocadas, mentiras mesmo, de outras afirmações que contêm verdades.


Países se unem em projeto da ONU

   Tesouros informativos de vários países estarão disponíveis gratuitamente para qualquer internauta, a partir deste mês, com a formação da Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da ONU. O portal terá, na primeira fase, mapas, fotografias e manuscritos, com textos explicativos em sete línguas, inclusive português. Na segunda fase, será possível consultar livros.
   A Biblioteca Nacional brasileira é uma das participantes.
O Estado de S. Paulo, 02/10/2007. Adaptado.

   O acesso à Informação (em sua maioria, eletrônica) se tornou o direito humano mais zelosamente defendido. E aquilo sobre o que a informação mais informa é a fluidez do mundo habitado e a flexibilidade dos habitantes. O noticiário – essa parte da informação eletrônica que tem maior chance de ser confundida com a verdadeira representação do mundo lá fora é dos mais perecíveis bens da eletrônica. Mas a perecibilidade dos noticiários, como informação sobre o mundo real, é em si mesma uma importante informação: a transmissão das notícias é a celebração constante e diariamente repetida da enorme velocidade da mudança, do acelerado envelhecimento e da perpetuidade dos novos começos.
Zygmunt Bauman. Modernidade Líquida. Adaptado.

Instrução: Os textos apresentados trazem reflexões e notícias sobre o mundo digital. Com base nesses textos e em outras informações e idéias que julgar pertinentes, redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, argumentando de modo claro e coerente.

Fábrica de notícias

   No mundo contemporâneo, é notório o predomínio dos meios digitais que viabilizam a comunicação das pessoas através de um transporte eficiente de informações. Com o advento desse sistema, proporcionou-se uma complexa rede informações as quais se difundem facilmente pela sociedade de forma instantânea.
   Essa velocidade e eficiência promovida pela era moderna muitas vezes destoam, sobretudo, no que diz respeito à qualidade das informações que são transmitidas. Isso ocorre, pois os meios de comunicação não possuem um compromisso com o leitor ou ouvinte, pelo contrário, apenas buscam cumprir com a meta pré-estipulada de vender notícias, ainda que estas não possuam considerável veracidade.
   As pessoas, em sua maioria também são agentes dessa falta de qualidade dos serviços prestados pelos meios de comunicação. Devido à agilidade que provém desses meios, a sociedade se acomoda e se contenta em apenas reproduzir o que lhe foi repassado, de maneira a não se posicionar e nem mesmo a questionar se aquilo que ouviu ou leu é real.
   Portanto, diante do interesse econômico por parte das empresas que são responsáveis por formar a opinião pública e, pela conivência que as pessoas têm para com estas, a liberdade de expressão se dilui no meio de tantas informações que nem sempre são verdadeiras. Consequentemente, a sociedade age e pensa de maneira mecanizada, logo, não desenvolve um pensamento crítico capaz de auxiliar em sua evolução.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7611
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST - Mundo digital Empty Re: FUVEST - Mundo digital

Mensagem por Trupex Qua Ago 26 2015, 09:24

Fábrica de notícias
O interessante em sua obra, é que a introdução não tem ligação com a sequência de sua tese; que é desenvolvida no restante do texto. Note que a conclusão quase se ausenta de ligação com a introdução. Não senti um ciclo sendo fechado. 

   No mundo contemporâneo, é notório o predomínio dos meios digitais que viabilizam a comunicação das pessoas através de um transporte eficiente de informações. Com o advento desse sistema, proporcionou-se uma complexa rede informações[,]  as quais se difundem facilmente pela sociedade de forma instantânea. [Achei muito vaga essa introdução. A nível FUVEST, não cumpriu muito o papel. Como se falasse muito e não se falasse nada. Note que as próprias frases conseguem ser redundantes dentro delas mesmas.]
   Essa velocidade e eficiência promovida [quebra de progressão textual. Os tempos verbais e o os substantivos não estão bem acomodados] pela era moderna muitas vezes destoam, sobretudo, no que diz respeito à qualidade das informações que são transmitidas. Isso ocorre, pois os meios de comunicação não possuem um compromisso com o leitor ou ouvinte, pelo contrário, apenas buscam cumprir com a meta pré-estipulada de vender notícias, ainda que estas não possuam considerável veracidade.
   As pessoas, em sua maioria[,] também são agentes dessa falta de qualidade dos serviços prestados pelos meios de comunicação. Devido à agilidade que provém desses meios, [parte da] a sociedade se acomoda e se contenta em apenas reproduzir o que lhe foi repassado, de maneira a não se posicionar e nem mesmo a questionar se aquilo que ouviu ou leu é real.
   Portanto, diante do interesse econômico por parte das empresas que são responsáveis por formar a opinião pública e, pela conivência que as pessoas têm para com estas, a liberdade de expressão se dilui no meio de tantas informações que nem sempre são verdadeiras. Consequentemente, a sociedade age e pensa de maneira mecanizada, logo, não desenvolve um pensamento crítico capaz de auxiliar em sua evolução.
Trupex
Trupex
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 12/05/2014
Idade : 29
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST - Mundo digital Empty Re: FUVEST - Mundo digital

Mensagem por Giovana Martins Sáb Set 12 2015, 16:54

Entendi, Trupex. Irei treinar mais. Muito obrigada!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7611
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST - Mundo digital Empty Re: FUVEST - Mundo digital

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos