PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relatividade de Einstein

3 participantes

Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Relatividade de Einstein

Mensagem por Convidado Seg 01 Jun 2015, 23:04

Um corpo contrai ao se aproximar da velocidade da luz e, nela, seu comprimento é zero. Certo? Mas esse "comprimento zero" é tipo uma limitação do olho do observador que está parado (no referencial), ou a pessoa realmente perde o comprimento todo?

Se for isso, então nosso cérebro e consequentemente nós seríamos "esmagados" ao viajar a velocidade da luz?

me desculpem por essa dúvida, é a mais besta de todas do fórum, mas é uma dúvida, talvez um dia eu me torne um físico profissional.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Matheus Fillipe Seg 01 Jun 2015, 23:31

Adoro ver pessoas interessadas na relatividade. Também tive inúmeros problemas para compreender isso e realmente não se trata de algo simples. Então vou ser sincero, se você realmente está disposto e curioso procure estudar a teoria de maneira mais profunda e matematicamente possível, veja as demonstrações e entenda fisicamente os resultados depois. Aprofunde-se. 

Sobre a sua pergunta, primeiramente é impossível conceber tal fato: o atingimento da velocidade da luz para algo que possua massa inercial. A relatividade não é algo a respeito de como enxergamos o mundo, ressaltando uma limitação de nosso cérebro ou algum empecílio humano. Esse paradigma concordo, é muito interessante, mas não se pode chegar a nenhuma conclusão a respeito disso e se chegarmos ela seria aplicável a todas as ciências, pois elas se baseiam no que vemos, não? 

Esse "esmagamento" é relativo, como a teoria já diz. Para quem está viajando não há esmagamento de fato, a não ser do que ele observa. Enquanto isso nós aqui parados veríamos o super-man ser esmagado, ao passar com sua velocidade estrondosamente próxima à da luz, mas não no sentido de ele ser comprimido. Toda a matéria é encurtada, o que inclui seus átomos, impedindo algo prejudicial a quem passa rápido. Não existe essa relação, se assim você para quem está parado teríamos um super-man morto e esmagado, para ele nós é que esmagaríamos. Não poderia ser assim não é?

Então não se preocupe. Ninguém sofrerá de algum problema de esmagamento de órgão após andar num carro mais potente, a não ser pelo fator aceleração e inércia. Brincadeiras à parte, essa é outra história.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 13:12

entendi, valeu!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Thálisson C Qua 03 Jun 2015, 01:01

Cuidado com a ortografia Matheus, não sou bom em português.. mas o erro em algumas palavras prejudicaram a leitura do texto.

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Matheus Fillipe Ter 09 Jun 2015, 18:14

Obrigado por não deixar me esquecer Thálisson. Sou péssimo em ortografia desde que escrevo tenho problemmas com isso. Estava usando o browser sem correção quando escrevi isso.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Elcioschin Ter 09 Jun 2015, 18:35

Permita-me então corrigir seu texto (em vermelho).
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71683
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Matheus Fillipe Ter 09 Jun 2015, 18:43

Obrigado Elcioshin.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade de Einstein Empty Re: Relatividade de Einstein

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos