PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformação adiabática

2 participantes

Ir para baixo

Transformação adiabática Empty Transformação adiabática

Mensagem por W-Carol Dom 05 Abr 2015, 16:03

(Mackenzie) Certa massa de gás ideal encontra-se no estado caracterizado pela pressão p1 e volume v1. Essa massa gasosa sofre uma compressão isotérmica, e depois deixa-se que ela se expanda adiabaticamente até que a sua pressão retorne a p1. Outra transformação faz com que o gás retorne ao seu estado inicial. O gráfico que melhor representa as transformações sofridas pelo gás é:


Transformação adiabática 14ay4d5

A primeira imagem é a correta. Alguém me ajuda interpretar? Obrigada.
W-Carol
W-Carol
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 13/03/2014
Idade : 25
Localização : AC, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação adiabática Empty Re: Transformação adiabática

Mensagem por Thálisson C Dom 05 Abr 2015, 17:43

Curvas isotermas são hipérboles equiláteras enquanto curvas adiabáticas são exponenciais muito inclinadas.

Aquela curva ali do gráfico 1 eu acho que tá bem longe de parecer isoterma, parece mais uma reta!

Mas admitindo que seja, logo depois dessa compressão "isoterma" temos uma pequena expansão com uma curva muito inclinada que deve ser a transformação adiabática, e a pressão retorna a P1 como sugeriu o enunciado.

Num raciocínio mais rápido, como o gás deve voltar a ter uma pressão P1 antes que o ciclo se complete, é só olhar aquele cuja linha passe novamente por P1 (sem ser no início e no fim). O primeiro gráfico é o mais aceitável.. embora a primeira transformação de compressão não pareça com uma isoterma...

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos