PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os sintomas de uma educação distorcida

2 participantes

Ir para baixo

Os sintomas de uma educação distorcida Empty Os sintomas de uma educação distorcida

Mensagem por Olipp Dom 08 Mar 2015, 13:41

Me inspirei nessa notícia: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-da-aula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html

Um dos maiores problemas do Brasil é a educação, mais precisamente a rotina caótica nas salas de aula. Segundo pesquisas da OCDE, 60% dos professores brasileiros tem mais de 10% de alunos-problema, explicitando o descaso dos alunos para com a aula. Mas o que causa tamanha falta de interesse?
Segundo filósofos como Rousseau, a educação deve desenvolver no aluno a capacidade de explorar suas virtudes naturais, como a curiosidade, e de lidar com os diversos aspectos da vida: social, físico, intelectual, etc. Ou seja, ver o aluno como sujeito ativo possuidor de virtudes latentes; e o professor, como um guia.
Porém, o atual sistema educacional distorce o modelo ideal ao priorizar o intelecto em detrimento dos outros aspectos da vida. Essa educação é mecânica, pois coloca o aluno como mero receptor e repetidor de informação, suplantando sua curiosidade e criatividade. O desinteresse é, portanto, um sintoma, uma reação do aluno à educação enfadonha.
Conclui-se que há a necessidade de uma reforma pedagógica, porém, de caráter imediato devido à urgência desse problema. Os professores podem apaziguar a situação preparando aulas mais dinâmicas e interativas, iniciando-as com uma pergunta e mediando o trabalho dos alunos em busca das respostas. Isso reafirma o professor como guia e o aluno como sujeito ativo.

Olipp
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 28
Localização : Santo André, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os sintomas de uma educação distorcida Empty Re: Os sintomas de uma educação distorcida

Mensagem por GLAYDSON Seg 09 Mar 2015, 09:23

Um dos maiores problemas do Brasil é a educação, mais precisamente a rotina caótica nas salas de aula. Segundo pesquisas da OCDE, 60% dos professores brasileiros tem mais de 10% de alunos-problema, explicitando o descaso dos alunos para com a aula. Mas o que causa tamanha falta de interesse?
Segundo filósofos como Rousseau, a educação deve desenvolver no aluno a capacidade de explorar suas virtudes naturais, como a curiosidade, e de lidar com os diversos aspectos da vida: social, físico, intelectual, etc. Ou seja, ver o aluno como sujeito ativo possuidor de virtudes latentes; e o professor, como um guia.
Porém, o atual sistema educacional distorce o modelo ideal ao priorizar o intelecto em detrimento dos outros aspectos da vida. Essa educação é mecânica, pois coloca o aluno como mero receptor e repetidor de informação, suplantando sua curiosidade e criatividade. O desinteresse é, portanto, um sintoma, uma reação do aluno à educação enfadonha.
Conclui-se que há a necessidade de uma reforma pedagógica, porém, de caráter imediato devido à urgência desse problema. Os professores podem apaziguar a situação preparando aulas mais dinâmicas e interativas, iniciando-as com uma pergunta e mediando o trabalho dos alunos em busca das respostas. Isso reafirma o professor como guia e o aluno como sujeito ativo.



   Olipp, evite usar siglas de instuições, pois as pessoas não são o brigadas a saber o que segnificam, aconselho. 
   Durante o argumento não reparei em nenhum problema, está bom.
   Sua conclusão não tem nada de errado, mas seria melhor se a solução fosse mais ampla, acho eu.


   Abraço.
GLAYDSON
GLAYDSON
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 719
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 32
Localização : PAULISTA, PERNAMBUCO, BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos