PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA-2012

2 participantes

Ir para baixo

ITA-2012 Empty ITA-2012

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 3 Dez - 19:00

Link da prova:  http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/ita/2012/2dia/ITA2012_2dia_prova.pdf 

Observe a charge ao lado. A partir dela, e 
considerando os textos desta prova cujos temas se 
aproximam ao da charge, redija uma dissertação
em prosa, na folha a ela destinada, argumentando 
em favor de um ponto de vista sobre o tema. A 
redação deve ser feita com caneta azul ou preta. 
Na avaliação de sua redação, serão considerados: 
a) clareza e consistência dos argumentos em 
defesa de um ponto de vista sobre o tema; 
b) coesão e coerência do texto; e 
c) domínio do português padrão. (Serão aceitos os 
dois Sistemas Ortográficos em vigor, conforme 
Decreto 6.583, de 29/09/2008.) 
Atenção: A Banca Examinadora aceitará 
qualquer posicionamento ideológico do candidato. 
Você poderá usar para rascunho de sua redação as 
páginas em branco dos cadernos de questões desta 
prova e da prova de Inglês. O rascunho não será 
considerado para avaliação de sua redação. 

Redação:

A entropia do capital
 
  A pobreza é um fruto indissociável do capitalismo, que por sua vez, surge da simples e pura natureza do homem de promover trocas e associar valores a bens materiais. Assim como na natureza temos animais organizados em sociedades onde existem castas determinadas por quem tem mais recursos; como é o caso de machos alfa em grupos de chimpanzés e rainhas em colmeias; existem pessoas que lutam por mais recursos e querem se destacar.
  Não há como negar que os que se destacam são uma minoria, e justamente por isso que “estão por cima”. A atual configuração econômica e social é individualista: existe o cantor, o cientista, o milionário, mas existem as pessoas. Quando usada essa denominação, trata-se da classe C, a maioria.
  Desta forma, existe certa primazia do fator econômico, o que gera a pretensão e a ampla necessidade de superação, como representante de “status” e capacidade. Este sistema torna impossível a distribuição igualitária de capital. Afinal, não é possível pensar mais no próximo que em si mesmo.

  Quase como em uma espécie de segunda lei da termodinâmica, o capital tende a se comportar como um gás de partículas que tende a nunca atingir uma configuração homogênea. A ambição move o homem, que dela se sustenta, gera o progresso, e faz com que ele queira ser lembrado por muitas gerações. Enquanto este conceito permanecer, continuará a existir uma classe inferior e uma superior. Mudar essa realidade pode infelizmente ir contra a natureza.





Gostaria que avaliassem com os critérios apresentados com o maior nível de rigorosidade possível. Antecipo meus agradecimentos!
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-2012 Empty Re: ITA-2012

Mensagem por Fito42 Qua 3 Dez - 22:14

Não sou nenhum mestre na redação, mas vou tentar analisar conforme o que eu aprendi.

-----------------------ASPECTOS TÉCNICOS
      Você defendeu a tese (na introdução) que "existem pessoas que lutam por mais recursos e querem se destacar". Mas qual é o motivo disso? Por que as pessoas querem se destacar? Nessa frase você não mostrou a sua opinião e sim assinalou algo que existe no mundo. Uma tese é do tipo: a criminalidade é consequência da desigualdade social, ou a existência de castas em uma sociedade é resultado da mentalidade individual. Lembre-se que, por mais óbvio que seja, uma boa dissertação deve ser clara.
      O segundo parágrafo está com cara de continuação da introdução. Você não apresentou um argumento e muito menos defendeu a sua tese, apenas apresentou várias frases comentário: "A atual configuração econômica e social é individualista".
      O terceiro parágrafo está ótimo, apresentou um argumento defendendo sua tese: "existe certa primazia do fator econômico, o que gera a pretensão e a ampla necessidade de superação". Esse argumento está estruturado da seguinte forma: A existe por causa de B.
      Faltou alguma expressão ou palavra para destacar a sua conclusão. Além disso você meio que apresentou uma ideia nova nesse parágrafo, o que não é recomendado. Apesar disso, não comprometeu a qualidade desse último trecho. Lembre-se novamente, é melhor uma dissertação óbvia a uma dissertação confusa. Sempre que escrever procure pensar no seu corretor e se pergunte: está claro para o outro? Quanto mais óbvio melhor, por isso palavras conclusivas ("portanto") são recomendadas.
      Em relação ao título, existe referência à "entropia" apenas na conclusão, um título seria algo mais genérico que resume sua redação. Se você tivesse citado a 2ª lei da termodinâmica em outros parágrafos o título ficaria ótimo.

-------------------------ASPECTOS ORTOGRÁFICOS

1)"A pobreza é um fruto indissociável do capitalismo, que, por sua vez,"
2) O uso de ";" no primeiro parágrafo está errado em todas as ocorrências, nunca separe orações subordinadas com ";" e sim com ","
3) "Este [esse - se refere a algo já dito] sistema"
4) Afinal, não é possível pensar mais no próximo [do] que em si  mesmo. (Para falar a verdade, não tenho certeza desse "do", é melhor você confirmar com outra pessoa xD)
5) gás [sistema] de partículas
6) que tende a nunca atingir [que nunca tende a atingir]
*As correções nos itens 5 e 6 são mais uma questão de semântica mesmo, nada que prejudique
7)este [esse] conceito
8)Mudar essa realidade pode, infelizmente, ir contra a natureza. (Esse infelizmente não é recomendado em uma dissertação argumentativa, pois é uma projeção de seus "sentimentos")


-------------------------------SUGESTÕES
1)Não sei se eu cheguei a comentar algum outro texto seu, mas lembre-se da bagagem cultural. Você citou a Entropia, o que foi um aspecto positivo, mas poderia colocar outras referências históricas ou filosóficas;
2)Poderia ter citado Karl Marx, Max Weber, Durkheim, Gramcsi e o conceito de hegemonia, Adorno e Horkheimer, Bauman dentre outros;
3)Em relação a charge, faltou você fazer alguma referência à fala da personagem. "Só dou esmolas para tragédias internacionais". Isso demonstra o quão superficial são as ajudas da elite que, em última instância, procura apenas a aparência perante a mídia e tal. Dando esmolas para "qualquer" mendigo, a elite não será reconhecida;
4) Procure destacar melhor sua tese na introdução e cuidado para não fazer apenas citações como você fez no segundo parágrafo.  


Quanto aos critérios
a)Houve clareza na escrita, apesar de não haver uma tese evidente. Você defendeu um ponto de vista interessante;
b) O uso de palavas conectivas ("dessa forma") estruturou um texto coeso. Além disso percebe-se o começo, o meio e o fim.
c) Português correto, apesar de alguns erros quanto à pontuação, nada que comprometa.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-2012 Empty Re: ITA-2012

Mensagem por Matheus Fillipe Qui 4 Dez - 14:06

Obrigado Fito. Poderia me avaliar de 0 a 100?
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-2012 Empty Re: ITA-2012

Mensagem por Fito42 Qui 4 Dez - 15:10

Não sei como funciona a correção do ITA, mas se fosse uma correção semelhante ao ENEM você teria uma nota entre 650 e 750 mais ou menos, mas isso é muito relativo. Você perderia uns 50 pontos mais ou menos por causa de alguns desvios na pontuação, mas o que realmente prejudicou foi a falta de uma tese evidente e aquele segundo parágrafo!
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-2012 Empty Re: ITA-2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos