PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teorema de Stevin

2 participantes

Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Teorema de Stevin

Mensagem por Victor Mello Sáb 27 Set 2014, 11:40

Um ponto se encontra a uma profundidade h de um fluido em equilíbrio e fica submetido a uma variação de pressão igual a  Pa. a 5 m abaixo deste ponto a variação de pressão passa a ser igual a  Pa. Considerando , responda:

a) Qual o valor da profundidade h?
b) Qual a densidade do fluido?


Seguinte: eu tentei utilizando o sistema de equações para variação de pressão:

p2-p1 => p2 = p1 + dgh  onde p1 seria uma pressão atmosférica.

Então, p2=  + 10dh

Como p2-p1 é de , então 10dh = , essa seria a primeira equação da variação de pressão.


Agora para o caso p3-p2, mesmo procedimento:


p3 = patm + dgh =  + 10d(h+5).

Como temos a equação para p2, então p3-p2 é:   = 50d. Então a densidade que achei foi de e consequentemente o h de 1.67 m se eu substituir na primeira equação da variação de pressão. Porém, o gabarito deu  a densidade e 2.5 m a profundidade. A minha dúvida é como que errei a resolução do problema. Enfim, se alguém puder esclarecer, agradeço.

Obrigado.

Victor Mello
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Ashitaka Sáb 27 Set 2014, 14:46

Não entendi bem sua solução, mas sendo p2 a pressão na altura h e p1 a atmosférica p2 - p1 = 10³ - 10^5 = -99*10³, o que não faz sentido. Por que subtraiu p1 de p2?

Segue minha solução onde p1 é pressão a altura h, p2 a altura h+5 e a é a pressão atmosférica.

p1 = a + dgh I
p2 = a + dg(h+5) II
p2 = 3p1 III

Fazendo II - I: p2 - p1 = 5dg ---> 3p1 - p1 = 5dg ---> 2*1000 = 5*10*d ---> d = 40 kg/m³

O problema é que parece que não é possível determinar a altura h só com os dados fornecidos. Se tentar aí e conseguir, me mostre.

OBS: note que a pressão atmosférica não pode ser 10^5 pois se fosse, o ponto P teria 10^5 da atm + pressão da coluna do líquido = 10³ = impossível... como você soma 10^5 + alguma coisa positiva e obtém um número menor que 10^5?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Victor Mello Sáb 27 Set 2014, 15:49

Até aqui já consegui achar a densidade, agora o que complicou é achar a profundidade h. A questão parece que tem uma pegadinha: você considerou as pressões p1 e p2 como variação de pressão. Eu entendo como se fosse um "delta p" entre p1 e p2, é outro valor.

Agora, por que complicou na hora de encontrar o h? Você disse que a pressão atmosférica não pode ser 10^5, o que não entendi.

A pressão atmosférica para qualquer líquido com determinada densidade, segundo o experimento de Torricelli, é na ordem de 10^5, como que isso não resolveria o problema?

Victor Mello
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Ashitaka Sáb 27 Set 2014, 15:52

A medida da pressão pode não estar sendo realizada na Terra. Não é tão incomum exercícios desse tipo que não são considerados na Terra.
Eu reparei na variação, mas acontece que é uma variação em relação ao quê? Quando estava fora do líquido? Isso não ficou claro pra mim.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Victor Mello Sáb 27 Set 2014, 16:42

Achei o h! É 2.5 m mesmo! A variação de pressão é em relação à superfície do líquido!

Eu fiz o seguinte:

p1 - patm = 10^3              p2 - patm = 3*10^3

Como achei a densidade, é só substituir em uma das duas equações, e substituir p1 e p2 pelas equações que já encontramos.

Eu fiz isso nas duas equações, e deram o mesmo resultado!  Very Happy


A conclusão é que a expressão da variação de pressão entre os pontos dentro de um fluido em equilíbrio (Teorema de Stevin) não depende da pressão atmosférica, pois como ela é transmitida para todos os pontos num fluido, ela não produz diferença de pressão entre os pontos, justamente por causa que eles já estão sujeitos à pressão atmosférica. Foi por causa que você tinha cancelado a pressão atmosférica na hora de calcular p2-p1.

Victor Mello
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Ashitaka Sáb 27 Set 2014, 17:32

"A variação de pressão é em relação à superfície do líquido!"
Isso é o que possibilitou resolver o exercício; acho que o enunciado deveria ter sido mais claro em relação a isso.


"A conclusão é que a expressão da variação de pressão entre os pontos dentro de um fluido em equilíbrio (Teorema de Stevin) não depende da pressão atmosférica"
Isso eu já sabia; só coloquei nos cálculos para ficar mais formal. xD
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Victor Mello Sáb 27 Set 2014, 17:50

Pois é, talvez um desenho esquemático também já facilita na resolução do problema. Mas como se trata de uma variação de pressão entre os pontos como o enunciado disse, já fica evidente que o Teorema de Stevin é a solução do problema, e é sempre em relação à superfície do líquido. Ufa, supostamente veio a luz na minha mente!  Very Happy

Mas de qualquer forma, obrigado pela resolução, você me ajudou bastante! Wink

Victor Mello
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema de Stevin Empty Re: Teorema de Stevin

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos