PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho e Energia mecânica

2 participantes

Ir para baixo

Trabalho e Energia mecânica Empty Trabalho e Energia mecânica

Mensagem por marinhammeslz Qua 13 Ago 2014, 20:42

Uma bolinha de massa 0,1kg está conectada a uma mola ideal de constante elástica igual a 180N/m. A bolinha é largada em repouso quando a distensão da mola vale 10cm. Calcule o módulo da velocidade da bolinha, em m/s, no instante em que ela passa pelo ponto onde a mola não está nem distendida, nem comprimida. Considere g = 10m/s2.

R: 4 m/s.

Eu vi a resolução aqui mesmo no fórum, mas não compreendi. Não entendi o motivo da energia pot gravitacional ser dada como zero na energia mecânica inicial. A bolinha está na vertical, indo para baixo, pelo que eu entendi. Não teria energia pot gravitacional?

Eu tentei fazer dizendo que a energia mecanica inicial = energia mecanica final.

Então EnergiaPot + EnergiaPot Elástica = Mv2/2

Mas não consegui chegar ao resultado...

Alguém pode me dar uma ajuda?



https://2img.net/r/ihimizer/img854/1943/82843639.png (a imagem aqui)

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho e Energia mecânica Empty Re: Trabalho e Energia mecânica

Mensagem por Thálisson C Qua 13 Ago 2014, 20:54

pense assim: a energia que foi dada a bolinha (energia elástica), irá se transformar em cinética e em gravitacional

a altura energia gravitacional é igual, no caso, ao próprio x, pois ele pede no ponto em que a mola não sofre deformação..



restando dúvidas, pergunte.

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos