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Trabalho de transportes alternativos

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Mensagem por Convidado Ter 20 maio 2014, 21:06

Oi galera, tudo bem?
O que vocês acham de vocês enviarem umas peguntas a mim sobre o trabalho para eu fazer um discurso?
Muito bem, aqui está ele:

Transportes ferroviários no Brasil
      

       Transporte ferroviário é o modo de transporte com os veículos circulando em vias com uma superfície de rolamento formada por uns pares equidistantes. Uma via férrea é composta, em termos gerais, pela via permanente, que é a via de transporte propriamente dita, e pelos sistemas de sinalização, telecomunição e eletrificação.   Segundo a revista superinteressante, o Brasil tem 29798 quilômetros espalhados pelos estados brasileiros mais o Distrito Federal. Da Inglaterra veio à tecnologia das construções de malhas ferroviárias e de ótima qualidade para os seus tripulantes, mas há falta de investimentos em ferrovias e é preciso que esse transporte volte à ativa para beneficiar toda nação brasileira.
       Apesar de ter o custo fixo de implementação elevado, o transporte ferroviário apresenta custos operacionais mais baratos, além de grande eficiência energética quando eletrificado.
         Os fatores para a viabilização da ferrovia, poderíamos citar a distancia e o trafego. Porém o parâmetro internacional usual é destinar a ferrovia a lotes de mercados cuja distância de transporte pode ultrapassar os 500 km/h. Assim pode-se chamar que este é o modal por excelência para grandes volumes de carga e transporte de pessoas.
       Atualmente o Brasil é um dos países mais pobres em ferrovias, onde se encontram irregularmente distribuídas pelo território, pois, enquanto a Região Sudeste concentra quase a metade (47%) das ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, concentram juntas apenas 8%. Embora as ferrovias do sudeste representem quase a metade do país, eles funcionam, mas estão um pouco sucateadas. Os trens do sudeste e de outras regiões não atendem as necessidades básicas dos passageiros, além de serem poucos e em péssimas condições, eles vivem superlotados e ficam enguiçando.
        O país hoje possui um pouco aproximadamente 30000 km de ferrovias par tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3,1m/km², é bem pequena em relação aos Estados Unidos (150m/km²) e Argentina (15m/km²). Apenas 2450 km são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas.
       Podemos concluir que ajam maiores investimentos dos setores públicos para que melhoria do transporte de massa seja beneficiada por toda a população, assim como também não haveria trânsito tão intenso de caminhões nas estradas do Brasil. Contudo o governo prefere investir em transporte rodoviário, por ser ágil e rápido na entrega de mercadorias em curtos espaços de tempo.    
       Entendemos que maior capacidade de carga em relação aos transportes rodoviários e ao aéreo. Porém o transporte terrestre por excelência, para combustíveis minerais sólidos (ex: carvão, minérios de ferro, cimentos, cal, adubos, produtos 

alimentares, cereais, forragens, veículos). Ocupando menor espaço pelas vias férreas comparativamente às estradas, podemos ainda mencionar o impacto ambiental seria menor, sem congestionamentos e o caso das redes eletrificadas.           
      Não obstante existem as desvantagens do transporte ferroviário, assim como,
horários rígidos, transbordo.  A existência de uma via pode condicionar competitividade, a natureza da sua estrutura implica fraca flexibilidade e a exclusividade da exploração do transporte ferroviário limita a sua 
capacidade concorrencial face à diversidade da oferta apresentada pelo rodoviário. 
 
 
Referências bibliográficas:
     Extraído do https://www.youtube.com/watch?v=YhTJZVEuA2U, um de maio de 2014
  Extraído do https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091009110821AAwnYuf em 12 de 

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Mensagem por dd0123 Sáb 03 Nov 2018, 11:15

Convidado escreveu:
       Transporte ferroviário é o modo de transporte com os veículos circulando em vias com uma superfície de rolamento formada por uns pares equidistantes. Uma via férrea é composta, em termos gerais, pela via permanente, que é a via de transporte propriamente dita, e pelos sistemas de sinalização, telecomunicação e eletrificação.   Segundo a revista superinteressante, o Brasil tem 29798 quilômetros espalhados pelos estados brasileiros mais o Distrito Federal (aqui para melhor compreensão do texto eu acho que deveria esclarecer se são quilômetros com ou sem ferrovia, além disso é interessante arredondar esse valor para causar impacto em quem lê: 29798 são números aleatórios em um texto e que as pessoas pouco se interessam, mas 30 mil facilita o entendimento desse valor).  Da Inglaterra veio à (aqui é sem crase) tecnologia das construções de malhas ferroviárias e de ótima qualidade para os seus tripulantes (seria bom a fonte dessa informação ou a data de construção dessa malha - é importante que você contextualize historicamente), mas há falta de investimentos em ferrovias e é preciso que esse transporte volte à ativa para beneficiar toda nação brasileira (por que é preciso? Faltou esse detalhamento)
       Apesar de ter o custo fixo de implementação elevado, o transporte ferroviário apresenta custos operacionais mais baratos, além de grande eficiência energética quando eletrificado. (esse parágrafo está solto no texto, você não disse na introdução que havia vantagens na implantação de ferrovias o que deveria ter sido feito. Além disso é muito curto e deveria ter conectivos)
         (Para poder entender, aqui deveria iniciar com Dentre..) Os fatores para a viabilização da ferrovia, poderíamos citar a distancia (distância) e o trafego (tráfego). Porém (aqui eu classifiquei como erro de conectivo porque eu não entendi o porquê de contrastar as informações se elas se complementam..) o parâmetro internacional usual é destinar a ferrovia a lotes de mercados cuja distância de transporte pode ultrapassar os 500 km/h. Assim pode-se chamar que este é o modal por excelência para grandes volumes de carga e transporte de pessoas.  (esse parágrafo também está solto.. tem que tomar cuidado com isso porque a pessoa que está lendo aprecia uma leitura fluida, que ela não se sinta bombardeada por informações aleatórias. Por isso a importância de esclarecer o que você vai falar na introdução..)
       Atualmente o Brasil é um dos países mais pobres em ferrovias, onde (o melhor seria "além de que...) se encontram irregularmente distribuídas pelo território, pois enquanto a Região Sudeste concentra quase a metade (47%) das ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, concentram juntas apenas 8%. Embora as ferrovias do sudeste representem quase a metade do país, eles funcionam, mas estão um pouco sucateadas  (essas informações indefinidas e imprecisas tiram o caráter objetivo que deve ter uma dissertação, pois "um pouco" é quanto? e em relação a quem?). Os trens do sudeste e de outras regiões não atendem as necessidades básicas dos passageiros, além de serem poucos e em péssimas condições, eles vivem superlotados e ficam enguiçando (caso de gerundismo).
        O país hoje possui um pouco aproximadamente 30000 km (retirar esse "um pouco") de ferrovias para tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3,1m/km², é bem pequena em relação aos Estados Unidos (150m/km²) e Argentina (15m/km²) (você poderia explorar mais essa informação da Argentina porque olha só o tamanho desse país comparado com o Brasil - o nosso possui pouquíssimas ferrovias sendo que na teoria e prática  necessitamos bem mais delas). Apenas 2450 km (aqui novamente seria interessante você fazer o leitor entender o impacto: apenas 8%..) são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas.
       Podemos concluir que ajam maiores investimentos dos setores públicos (o correto é "há", mas devo dizer que toda essa linha está confusa e que ficaria melhor com Conclui-se que deve haver maiores investimentos dos setores públicos...) para que melhoria do transporte de massa seja beneficiada (melhoria do transporte de massa? Mas o objetivo não era implantar e valorizar as ferrovias? Precisa focar nos objetivos e no tema do texto sempre..) por toda a população, assim como também não haveria trânsito (o evento "não haver tão intenso fluxo de caminhões" é um resultado benéfico, então a organização dos conectivos deveria ser: ...pois assim não haveria...) tão intenso (fluxo) de caminhões nas estradas do Brasil. Contudo o governo prefere investir em transporte rodoviário, por ser ágil e rápido na entrega de mercadorias em curtos espaços de tempo. (essa informação iniciada pelo "Contudo.." deveria ser inserida mais no meio do texto, aqui já está na parte de finalização/conclusão/proposta)
      Entendemos que maior capacidade de carga em relação aos transportes rodoviários e ao aéreo (não entendi, como assim? informação totalmente aleatória e solta). Porém o transporte terrestre por excelência, para combustíveis minerais sólidos (ex: carvão, minérios de ferro, cimentos, cal, adubos, produtos alimentares, cereais, forragens, veículos). Ocupando menor espaço pelas vias férreas comparativamente às estradas, podemos ainda mencionar o impacto ambiental seria menor, sem congestionamentos e o caso das redes eletrificadas. (esse parágrafo é um aglomerado solto de informações que deveriam ter sido encaixadas no desenvolvimento)
        Não obstante existem as desvantagens do transporte ferroviário, assim como, horários rígidos, transbordo.  A existência de uma via pode condicionar competitividade, a natureza da sua estrutura implica fraca flexibilidade e a exclusividade da exploração do transporte ferroviário limita a sua capacidade concorrencial face à diversidade da oferta apresentada pelo rodoviário. (esse último parágrafo não deveria existir porque você não defende a sua tese, apenas vai contra ela - é um recurso interessante, mas você precisa apresentar logo de cara motivos que possam desmentir ou desvalorizar esses aspectos negativos da sua tese..) 
 
Olá, eu usei seu texto para fazer observações, como se ele fosse uma redação do Enem, assim pode ajudar a levantar discussões para as dissertações.. espero que não se importe!
Obs. 1: seu texto não está ruim não, hein! Ele é apenas um texto e eu o corrigi como uma dissertação, por isso as minhas pontuações não devem ser levadas em consideração por você.
Obs. 2: não sou mestre em correção, posso estar errado em diversos aspectos - aliás peço que quem estiver lendo me ajude a enriquecer a correção..
Abraço a todos
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