PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[teoria] Força eletrostática

4 participantes

Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty [teoria] Força eletrostática

Mensagem por 88sude Sáb 10 maio 2014, 15:59

(UE-BA)Considere duas cargas puntiformes iguais e fixas, separadas por uma distância d. No ponto médio do segmento que separa as duas cargas:
a)qualquer carga puntiforme fica em equilíbrio estável (Para mim essa deveria ser a correta)
b)Qualquer carga puntiforme fica em equilíbrio instável.
c)qualquer carga puntiforme fica em equilíbrio indiferente.
d)uma carga de sinal oposto as primeiras fica em equilíbrio instável.
e)uma carga de sinal igual as primeiras fica em equilíbrio instável 


gab: d
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por flaviosp Sáb 10 maio 2014, 17:06

Gabarito D?
Não estou conseguindo entender essa resposta. Se considerarmos as duas primeiras cargas puntiformes, iguais em módulo, fixas e separadas por qualquer que seja essa distância d, haverá no ponto médio do segmento um campo elétrico de mesma intensidade, direção e sentidos opostos, e uma carga de sinal oposto às duas primeiras (qualquer que seja sua intensidade) seria atraída para os dois lados com uma força de igual módulo, certo?!
EU ACHO que só consigo enxergar essa alternativa correta, imaginando que como nas 3 primeiras alternativas ele deixa claro que são cargas puntiformes, mas na terceira só cita "uma carga de sinal oposto" mas não menciona nada sobre como é esse corpo eletrizado, talvez possa ser um corpo qualquer com "pontas", ficando assim com mais carga concentrada em uma as pontas, que iria sofrer uma força mais intensa.
Não sei se o que disse faz sentido, ainda estou embasando em eletrostática pelo Tópicos, heheheheehe, então se eu disse alguma besteira, me perdoem.
flaviosp
flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 28
Localização : Boituva - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por Euclides Sáb 10 maio 2014, 17:27

A chave da resposta é a palavra instável. Um vaso sobre uma mesa tem equilíbrio estável. O equlíbrio de uma balança de braços é instável (rompe-se facilmente).

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por 88sude Sáb 10 maio 2014, 17:30

mas por que não pode ser a letra B Euclides?
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por Euclides Sáb 10 maio 2014, 17:33

88sude escreveu:mas por que não pode ser a letra B Euclides?
eu assinalaria a alternativa b).

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por flaviosp Sáb 10 maio 2014, 17:38

Professor, não entendi essa parte de "fácil rompimento" do equilíbrio do carga...
flaviosp
flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 28
Localização : Boituva - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por Euclides Sáb 10 maio 2014, 17:48

flaviosp escreveu:Professor, não entendi essa parte de "fácil rompimento" do equilíbrio do carga...
Ela só está em equilíbrio precisamente naquele lugar. Para avaliar essa instabilidade tente equilibrar seu lápis na horizontal sobre o fio de uma régua.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por Elcioschin Sáb 10 maio 2014, 18:30

Como o Euclides explicou, o segredo são as palavras estável, instável e indiferente:

Imagine um cone reto de madeira e uma mesa plana. O cone pode ficar colocado sobre a mesa de três modos.

1) Apoiado sobre a base circular: se fizermos uma pequena força horizontal sobre o vértice V do cone, ele tende  a inclinar no sentido da força; porém, cessada a força ele tende a voltar para a situação anterior de equilíbrio. Este tipo de equilíbrio denomina-se equilíbrio estável

2) Apoiado sobre uma geratriz do cone, tendo o vértice V e um ponto A da circunferência da base encostados na mesa. Aplicando uma força F no cone ele tende a girar sobre a mesma; cessada a força ele tende a ficar numa situação similar de equilíbrio, diferente da posição anterior (o vértice e um ponto B da circunferência da base). Este tipo de equilíbrio denomina-se equilíbrio indiferente  

3) Apoiado sobre o vértice V, com a base no alto, na posição horizontal: uma força horizontal F no vértice faz com o cone caia sobre a mesa, tendendo a ficar apoiado sobre uma geratriz. Assim ele não volta à situação original nem fica numa situação similar. Este tipo de equilíbrio denomina-se equilíbrio instável

Vamos agora para as três cargas

1) Suponha que as duas cargas Q fixas sejam positivas e a carga q no centro também.

1.1) As forças de repulsão atuando em q tem mesmo módulo F = k.Q.q/(d/2)² e sentidos opostos.

1.2) Exercendo uma pequena força F na carga q (por exemplo, em direção à carga Q esquerda, ela se desloca ficando mais perto da carga esquerda (d') do que da direita (d"); com isto, como d' < d" a força de repulsão da carga esquerda (F') é maior do que a força de repulsão da carga direita (F"). A resultante aponta para a direita e a carga q tende a retornar para a posição de equilíbrio. Equilíbrio estável

2) Se a carga q tiver sinal diferente da outras duas, as forças passam a ser de atração. Neste caso, cessada a força, a carga q continua indo para a esquerda. Equilíbrio instável. Alternativa D


[teoria] Força eletrostática Empty [teoria] Força eletrostática Empty
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

[teoria] Força eletrostática Empty Re: [teoria] Força eletrostática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos