PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FGV: Eletrostática

2 participantes

Ir para baixo

FGV: Eletrostática Empty FGV: Eletrostática

Mensagem por vitgarcia Ter 25 Mar 2014, 15:16

(FGV-SP) Em relação aos principais conceitos da eletrostática, é correto afirmar que
a) um pêndulo eletrostático neutro é atraído tanto por um corpo eletrizado negativamente como por um corpo eletrizado positivamente, devido à indução.
b) no processo de eletrização por atrito de dois corpos condutores, um fio terra pode ser conectado entre esses dois corpos, permitindo a obtenção de cargas mais elevadas.
c) um corpo carregado eletricamente possui diferentes quantidades de cargas positivas e negativas, de modo que, aquele que nomeamos como positivamente carregado, possui elétrons em excesso.
d) os conceitos de campo elétrico e de potencial elétrico são bastante semelhantes, visto que ambos envolvem o conhecimento da intensidade, da direção e do sentido de aplicação dos vetores de campo e de potencial elétrico.
e) quando dois corpos carregados eletricamente, mesmo que de formatos distintos, se encostam, há uma partilha de cargas elétricas de tal modo que ambos fiquem com cargas de mesmo tipo e intensidade.

O gabarito é A. Por que E está incorreta?
vitgarcia
vitgarcia
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 26
Localização : Florianópolis

http://www.last.fm/user/vitgarcia

Ir para o topo Ir para baixo

FGV: Eletrostática Empty Re: FGV: Eletrostática

Mensagem por Euclides Ter 25 Mar 2014, 16:06

A alternativa e) está incorreta porque a verdade sobre o fato é:

"dois corpos eletrizados e postos em contato trocam cargas até que adquiram mesmo potencial elétrico"

A divisão igual de cargas só ocorre para corpos idênticos.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FGV: Eletrostática Empty Re: FGV: Eletrostática

Mensagem por vitgarcia Ter 25 Mar 2014, 19:26

Então quando dizemos que a eletrização por contato tem como resultado corpos com quantidade de carga distribuída igualmente, limitamos essa definição para corpos de mesmo tamanho e material? Obrigado!
vitgarcia
vitgarcia
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 26
Localização : Florianópolis

http://www.last.fm/user/vitgarcia

Ir para o topo Ir para baixo

FGV: Eletrostática Empty Re: FGV: Eletrostática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos