PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipos de indústrias

Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Tipos de indústrias

Mensagem por Convidado Qua 12 Mar 2014, 20:22

Boa noite feras e mestres, venho aqui pedir ajuda sobre meu trabalho que estou fazendo, por acaso o que eu deveria acrescentar aqui?

Obs: Não está pronto, qual conclusão eu botaria?

Tipos de indústria
A atividade  industrial consiste na dinâmica produzida pelo trabalho humano para transformar matérias primas em bens de consumo, de forma cada vez mais cotidiana, utilizando-se de máquinas. Essa atividade é qualificada segundo seu foco de desempenho, sendo diversificada em três grandes conjuntos: indústrias de bem de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas em matérias brutas em matérias primas processadas, quer dizer, fabricam produtos que serão utilizados por outras indústrias, em outras palavras, sendo a base para outros ramos industriais. A indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.
A classificação das indústrias pode ser feita de acordo com o bem produzido ou com a tecnologia empregada. Segundo o bem produzido, as indústrias se classificam em:
Indústrias de bens de produção→ Ex: Primeiro irão produzir o ferro para as outras indústrias ou metalúrgicas fazerem o aço, também  tem as petroquímicas (óleo diesel, gasolina, plásticos, asfaltos, fibras sintéticas, etc).
Esses produtos são indispensáveis para existência de outras fábricas, por isso são conhecidas como indústrias de base.
Indústrias de bens de consumo têm diretamente sua produção direcionada para o mercado consumidor, as mercadorias desse tipo de indústria são oriundas da indústria de bens de produção e da agricultura. Este tipo de indústria pode ser dividida em dois grandes subconjuntos:
Indústrias de bens de consumo duráveis: são as que fabricam mercadorias não perecíveis como eletroeletrônicos, automóveis, microcomputadores, móveis comerciais,etc.
Indústria de bens de consumo não duráveis: As quais fabricam bens que rapidamente consumido, produtos de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis: Ex: Alimentos, cigarro, indústria têxtil, indústria farmacêutica, etc.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Só falta a conclusão

Mensagem por Convidado Qua 12 Mar 2014, 23:10

Bem, já fiz tudo que eu queria, agora falta a conclusão. Se alguém quiser, ainda hoje, voltarei aqui, se puder, eu escrevo  minha conclusão e vocês avaliam-me.
Como ficou o trabalho:
                                               Tipos de indústrias
    A atividade industrial consiste na dinâmica produzida pelo trabalho humano para transformar matérias primas em bens de consumo, de forma cada vez mais cotidiana, utilizando-se de máquinas. Essa atividade é qualificada segundo seu foco de desempenho, sendo diversificada em três grandes conjuntos: indústrias de bem de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
    As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas em matérias brutas em matérias primas processadas, quer dizer, fabricam produtos que serão utilizados por outras indústrias, em outras palavras, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.
    Estas três tipos de indústrias nasceram na Primeira Revolução Industrial, ainda no século XVIII, a mais famosa de todas é a indústria alimentícia.
    A classificação das indústrias pode ser feita de acordo com o bem produzido ou com a tecnologia empregada. Segundo o bem produzido, as indústrias se classificam em:
Indústrias de bens de produção→ Ex: Primeiro irão produzir o ferro para as outras indústrias ou metalúrgicas fazerem o aço, também tem as petroquímicas (óleo diesel, gasolina, plásticos, asfaltos, fibras sintéticas, etc).
    Esses produtos são indispensáveis para existência de outras fábricas, por isso são conhecidas como indústrias de base.
  Indústrias de bens de consumo têm diretamente sua produção direcionada para o mercado consumidor, as mercadorias desse tipo de indústria são oriundas da indústria de bens de produção e da agricultura. Este tipo de indústria pode ser dividida em dois grandes subconjuntos:
  Indústrias de bens de consumo duráveis: são as que fabricam mercadorias não perecíveis como eletroeletrônicos, automóveis, microcomputadores, móveis comerciais, etc.
  Indústria de bens de consumo não duráveis: As quais fabricam bens que rapidamente consumido, produtos de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis: Ex: Alimentos, cigarro, indústria têxtil, indústria farmacêutica, etc.
    Indústrias intermediárias
  É o setor industrial voltado à produção de peças e equipamentos que serão utilizados  pelas indústrias de bem de consumo de bem de consumo.
  Exemplos: indústrias que produzem peças de automóveis, computadores, peças para eletrodomésticos e equipamentos indústrias.
 
Indústria extrativa – Extraem matérias primas da natureza ( animal, vegetal ou mineral) sem que ocorram alterações significativas nas suas propriedades elementares. Ex: Indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
    O extrativismo tornou-se indústria quando ocorreu a mecanização e a produção em série. São exemplos de indústrias extrativas a extração de petróleo e as minas de ferro.
    As indústrias de bens de produção, bens de produção, bens intermediários e bens de consumo fazem parte indústria de transformação. Isto é, transforma matérias-primas extraídas da natureza em produtos industrializados.
    Na indústria de construção destacam-se: indústrias de construção naval (navios), indústria de construção civil (casas), indústria de construção pesadas (rodovias).
    Quanto à tecnologia empregada, podemos classificar as indústrias em dinâmicas e tradicionais. Indústrias dinâmicas são as indústrias da Terceira Revolução Industrial (eletrônica, informática, petroquímica, e da aviação), que utilizam muito capitais, pois usam tecnologia de ponta e mão de obra qualificada.
    Indústrias tradicionais são aquelas que ainda estão presas aos antigos fatores locacionais que requerem muito mão de obra.

   Principais áreas industriais do globo terrestre: São Paulo, Nova York, Los Angeles, Tóquio, Londres, Santiago, Joanesburgo, Moscou, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Vancouver, Chicago, Cidade do Cabo, Sydney, Hong Kong entre outras.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Re: Tipos de indústrias

Mensagem por Convidado Qui 13 Mar 2014, 03:10

Amigos! Fiz a conclusão, o que acham?

                                                Conclusão 
 
        Segundo Sergio Latouche, conclui-se que nossa sociedade está dominada por uma economia de crescimento, cuja lógica não é crescer para satisfazer as necessidades, mas crescer por crescer infinitamente, com uma produção sem limites, e para justificá-lo, o consumo deve crescer sem limites. Quem acredita que um crescimento ilimitado é compatível com um planeta limitado, ou está louco ou é economista, o drama que agora todos somos economistas. Poderíamos dizer que a sociedade de crescimento, estamos montados num bólide que, claramente, já ninguém pilota, que vai a toda velocidade é chocar-se contra um muro ou cair por um pricipicio
        Na última geração de consumistas, o papel deles parece limitar-se a pedir empréstimos para comprar coisas que não necessitam.
        O lixo escondido durante tanto tempo na era industrial está a chegar nas nossas vidas e já não podemos evitá-lo. A economia do desperdício está a chegar ao fim, porque já não há lugares para depositar os resíduos , pois com o passar do tempo o planeta não pode sustentar para sempre, os recursos naturais e energéticos dos quais dispomos são limitados. a posteridade não nos perdoará, vão vir a saber sobre o estilo de vida desperdiçador dos países avançados. Numa sociedade de desperdícios, um produto de vida curto cria um problema de resíduos, se uma sociedade produz nutrientes, os produtos de vida curta convertem-se em algo novo.
       Para os críticos mais radicais da obsolência programada, não basta reformular os processos reprodutivos: Querem reformular nossas economias e nossos valores. É uma verdadeira revolução cultural, porque é uma mudança de paradigma e mentalidade, esta revolução chama-se “decrescimento”.
      Segundo Sergio Latouche, o decrescimento é um slogan provocador que tenta romper com o discurso eufórico do crescimento viável, infinito e sustentável, tenta demonstrar uma necessidade de uma mudança de lógica. A essência do decrescimento pode ser resumida em uma palavra: reduzir, reduzir o nosso rastro ecológico,  o desperdício, a superprodução e o consumismo, ao reduzir o consumo e a produção, podemos liberar tempo para desenvolver outras formas de riqueza que têm a vantagem de não se esgotarem ao serem usadas, como a amizade ou o conhecimento.
    Cada vez mais dependemos de objetos para a nossa identidade e autoestima, isso é consequência da crise daquilo que costumava dar-nos identidade, como a relação com a comunidade ou a terra, ou aquelas coisas singelas substituídas pelo consumismo.
    Se a felicidade dependesse do nível do consumo, deveríamos ser absolutamente felizes, porque consumimos 26 vezes  mais que nos tempos de Marx, mas as pesquisas demonstraram que as pessoas não são 20 vezes mais felizes, porque a felicidade é sempre subjetiva.
   Os críticos do decrescimento temem que destruirá a economia e nos levará de volta à Idade da Pedra.
   Segundo Sergio Latouche, voltar a uma sociedade sustentável, cuja pegada ecológica não seja maior que um planeta, não significa voltar à Idade da Pedra, mas voltar, considerado os parâmetros de uma país com França no anos 60, que não é a Idade da Pedra.

    Segundo Sergio Latouche, a sociedade do decrescimento torna realidade a visão de Ghandi que disse: “O mundo é suficientemente grande para satisfazer a necessidade de todos, mas será sempre demasiado pequeno para satisfazer a avareza de alguns”.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Re: Tipos de indústrias

Mensagem por Convidado Qui 13 Mar 2014, 16:02

Nenhum fera ou mestre para responder?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Re: Tipos de indústrias

Mensagem por Convidado Sex 14 Mar 2014, 22:41

Poxa, eu pensando que alguém iria responder meu tópico para tirar minhas dúvidas pale  Neutral, nem o querido Mestre Euclides veio. 😢

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Re: Tipos de indústrias

Mensagem por j.honorio Sex 14 Mar 2014, 23:01

Boa noite, residentevil2 (joguei muito seu nome quando mais novo, hduahsduahsduahd).

Não sou fera nem mestre (quem me dera...), mas posso fazer algumas ponderações que você julgará interessantes ou não. No que tange a sua conclusão, noto que ela foi escrita às pressas. Em alguns pontos chega-se quase à incompreensão; além de alguns erros bobos de gramática, como de "nas" no lugar de "às".

Você meteu o pau brutalmente na sociedade contemporânea e seu consumismo, mas é muito interessante nesse casos propor soluções. Além disso, as repetidas citações Sergio Latouche não contribuem à conclusão em si. Primeiro por que nela deve constar o ponto de vista do autor; não que não possas-se citar autores, mas seguir uma rota mais autônoma é interessante. Segundo, a predominância total de um único autor compromete a sua análise, como se você não conhecesse outros pontos de vista.

Outro ponto interessante: evite se repetir. Dá-se uma impressão muito desagradável de que o autor subestima a inteligência de quem vai lê-lo.

É isso. Sua conclusão está em um bom caminho, só falta a lapidação caprichada ela merece em qualquer pesquisa.
j.honorio
j.honorio
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 10/03/2014
Idade : 28
Localização : Campos do Jordão, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Re: Tipos de indústrias

Mensagem por Convidado Sáb 15 Mar 2014, 00:11

Muito obrigado, mas eu entendi perfeitamente e concordo plenamente com seu ponto de vista, eu realmente estou hesitando em alguns pontos, e preciso melhorar mais e mais. Realmente é interessante nós termos experiências como esse trabalho para saber como é difícil fazer um trabalho desses, e algumas coisas eu mostrei solução se você reler.

Abraços e tenha uma boa noite.
Att José Ricardo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de indústrias  Empty Re: Tipos de indústrias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos