PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força Elétrica

+3
anneca
Elcioschin
Ghoul
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Força Elétrica - Página 2 Empty Força Elétrica

Mensagem por Ghoul Sáb 08 Mar 2014, 16:28

Relembrando a primeira mensagem :

Duas cargas, de mesmo módulo Q, estão fixas nos vértices opostos de um quadrado imaginário e apoiadas sobre uma mesa. Um elétron é lançado da posição central do quadrado com velocidade de módulo Vo, suficiente para que ele consiga deslocar-se, inicialmente, por uma distância pelo menos igual à metade da diagonal do quadrado. Despreze quaisquer tipos de atrito. A alternativa na qual o elétron pode oscilar em torno de sua posição inicial é:
Força Elétrica - Página 2 331dg6e

OBS.: Como não achei a questão em lugar algum,e dá um trabalho fazer essas alternativas,coloquei só as que interessam. 

Eu marquei a alternativa D,e a resposta é a alternativa C. Minha dúvida é, se o elétron consegue se deslocar com duas forças atrativas opostas, por que não consegue se deslocar com duas forças repulsivas opostas? Pelo o que eu entendi,se a alternativa C está certa,a D também teria que estar.

Ghoul
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/02/2013
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo


Força Elétrica - Página 2 Empty Re: Força Elétrica

Mensagem por magcamile Dom 16 Ago 2015, 18:23

ainda na alternativa A
é retardado ou acelerado?

eu pensei que FR e FS se anulariam, e assim ou o elétron ficaria em repouso ou ficaria em equilíbrio dinâmico. Por que não é isso que acontece? desculpe a minha confusão.

muito obrigada mesmo, Medeiros e Elcioschin, pela ajuda que estão me dando Very Happy
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Força Elétrica - Página 2 Empty Re: Força Elétrica

Mensagem por Medeiros Dom 16 Ago 2015, 19:02

Magcamile, estou supondo que sua pergunta refere-se tão somente à alternativa (A).

1°)
costuma-se dizer movimento retardado aquele que é acelerado no sentido contrário à velocidade do objeto, portanto uma frenagem em termos leigos. E diz-se movimento acelerado àquele cuja aceleração coincide com a velocidade do objeto, logo uma aceleração como ordinariamente entendida. Fisicamente falando, os dois são movimentos acelerados.

O meu entendimento deste caso é que a aceleração tem mesma direção da velocidade do elétron.

2°)
Se o elétron é depositado (parado) no centro do quadrado, realmente Fr e Fs tem mesmo módulo e sentidos opostos cuja resultante é zero. No entanto, não é esta a situação na alternativa (A); alguém "dá um pontapé" no elétron que o envia com velocidade v0 na direção de R.

Essa velocidade inicial, por si só, conforme enunciado, é suficiente para levar o elétron até a posição R do quadrado. Entretanto esse "empurrão" altera as distâncias relativas a R e a S, dessa forma alterando Fr (que cresce) e Fs (que descresce), então a resultante dessas forças cresce.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10397
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Força Elétrica - Página 2 Empty Re: Força Elétrica

Mensagem por Elcioschin Dom 16 Ago 2015, 19:08

O Medeiros tem razão: na alternativa A o movimento do elétron é acelerado (vou editar minha mensagem).
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força Elétrica - Página 2 Empty Re: Força Elétrica

Mensagem por matemeiro Ter 15 Ago 2017, 21:30

Só passei aqui para dizer que entendi essa questão, graças aos mestres: Medeiros e Elcioschin, havia marcado a letra A.
matemeiro
matemeiro
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 01/07/2016
Idade : 26
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Força Elétrica - Página 2 Empty Re: Força Elétrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos