PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema N-corpos x teoria da relatividade

Ir para baixo

Problema N-corpos x teoria da relatividade Empty Problema N-corpos x teoria da relatividade

Mensagem por tiagopb Ter 18 Fev 2014, 14:55

Olá, pessoal,

Vocês sabem me dizer se é possível resolver o problema dos N-corpos usando a teoria da relatividade? Em caso afirmativo, podem me indicar um link ou artigo que fale sobre o assunto?

Pergunto isso porque todas as experiências mentais normalmente utilizadas para explicar a teoria da relatividade restrita são "feitas" no mundo macroscópico: um passageiro andando em um trem, um relógio assim e assado, dois gêmeos em aeronaves etc. Nas notas de aula de Feynman, por exemplo, ele diz que o gêmeo que não envelhece é aquele que "sente" a variação de velocidade.

O problema é que eu só tenho esperança de entender essa história de tempo e espaço distorcidos se eu souber como isso funciona a nível atômico. Por exemplo: se o universo inteiro fosse composto por apenas 3 partículas (sem carga elétrica, nem nada), como elas se comportariam segundo a teoria da relatividade? (restrita ou geral, a que for mais fácil)

Note que não estou perguntando como essas partículas se comportariam em um laboratório, pois, nesse caso, o resultado iria depender se o laboratório está na Terra ou em uma nave que sofreu (des)aceleração. Estou perguntando como seria se essas 3 partículas fossem tudo que existe. Em resumo, é o problema dos N corpos formulado por Newton.

Eu sei que no mundo atômico a relatividade não dá muito certo, mas ela não funciona porque prevê uma coisa e a experiência mostra outra. Eu queria entender o que é que ela prevê em um mundo mais simples (3 corpos).

Obrigado

tiagopb
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/02/2014
Idade : 39
Localização : Rio Grande - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos