PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

limite infinito

3 participantes

Ir para baixo

limite infinito Empty limite infinito

Mensagem por chuvanocampo Sáb 16 Nov 2013, 17:41

Calcule o limite:

lim√(5-x)
x→ -∞

Embora seja uma questão muito simples, não estou entendendo como resolver questões desse tipo. Aqui, se faço uso de conjugado não consigo resolver.
Desenhando o gráfico fica claro que o limite da função, quando x tende a -∞, se aproxima de +∞. O que não estou conseguindo fazer é resolver o limite apenas calculando com números.
Como se resolve corretamente isso? Por favor, deixe os cálculos passo-a-passo para que eu consiga finalmente ultrapassar essa minha dificuldade. Muito obrigada pela ajuda!

chuvanocampo
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 52
Localização : Brasília - DF - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por Euclides Sáb 16 Nov 2013, 18:09

Nesse limite não há nenhuma indeterminação


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Obrigada por ajudar. Ainda não entendi...

Mensagem por chuvanocampo Sáb 16 Nov 2013, 23:13

Euclides escreveu:Nesse limite não há nenhuma indeterminação

Euclides, ainda não entendi.
Será que você poderia me esclarecer melhor como a resposta à essa questão funciona?
Agradeço imensamente, de antemão.

chuvanocampo
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 52
Localização : Brasília - DF - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por Euclides Sáb 16 Nov 2013, 23:17

Substitua x por -infinito. Raiz de 5+infinito é +infinito.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por chuvanocampo Dom 17 Nov 2013, 10:41

Euclides escreveu:Substitua x por -infinito. Raiz de 5+infinito é +infinito.
Olá. Fico muito feliz com sua paciência em me explicar essas coisas. Embora eu adore matemática não tive um ensino médio que me atualizasse para o que iria encontrar em cálculo e álgebra linear, por exemplo, pois fiz magistério, que me deu base apenas para atuar na matemática do fundamental 1 (1ª a 4ª séries antigas). Cursar matemática ficou como um sonho distante, mas imorredouro, que tive que adiar por toda uma vida. Agora finalmente pude iniciá-la como minha segunda graduação, mas tive que correr sozinha atrás de todo o preparo necessário para ingressar numa universidade de matemática e entender o que lá se fazia.

Como pode ver, sou inexperiente ainda em cálculo, mas tenho muita vontade de aprender, e estava em dúvida na questão acima sobre não haver indeterminação, pois valores de infinito não aceitam operações algébricas. O fato, que agora percebo com sua explicação, é que um número "qualquer", adicionado ou subtraído -talvez até mesmo elevado a alguma potência de x (está certo isso?????)-, não altera um valor infinito. Quer dizer, houve álgebra aí, mas na adição de um número a um valor no infinito, e não na adição de dois infinitos. Ok.

Mas debulhando um pouco mais o assunto ele ainda está um pouco complicado para mim... será que valeria a tal álgebra para um número "qualquer" adicionado ao infinito, naquele nosso radical?
Se
 lim √(5-x) , x→ -∞ = ∞
 lim √(5-x) , x→ +∞ = i ∞ (aqui entramos nos valores imaginários. Creio que se diria, em valores reais, apenas (por extenso) que "o limite não existe"? Mas então como ficaria a resposta (numericamente) depois da igualdade?) => dúvida 1

Mas se tomo a tal potência de x para ver se funciona a "não alteração do limite" na adição de um valor real "qualquer", ocorre:
 lim √(5^x-x) , x→ -∞ = ∞
 lim √(5^x-x) , x→ -∞ = ∞
Houve alteração do limite. Não é "qualquer" valor então???? => dúvida 2.
Novamente, infinitamente obrigada.

chuvanocampo
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 52
Localização : Brasília - DF - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por Elcioschin Dom 17 Nov 2013, 11:40

Operações básicas

∞ + 5 = ∞
∞ - 5 = ∞
∞ + ∞ = ∞
√∞ = ∞
∞² = ∞


∞ - ∞ ----> Esta operação é uma indeterminação

∞ : ∞ ----> Esta operação é uma indetreminação
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71798
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por chuvanocampo Dom 17 Nov 2013, 21:15

Obrigada, Elcioschin, suas anotações estão sendo muito esclarecedoras para mim.
Muito grata!

chuvanocampo
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 52
Localização : Brasília - DF - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por Euclides Dom 17 Nov 2013, 21:47

chuvanocampo escreveu:Mas debulhando um pouco mais o assunto ele ainda está um pouco complicado para mim... será que valeria a tal álgebra para um número "qualquer" adicionado ao infinito, naquele nosso radical?
Se
lim √(5-x) , x→ -∞ = ∞
lim √(5-x) , x→ +∞ = i ∞ (aqui entramos nos valores imaginários. Creio que se diria, em valores reais, apenas (por extenso) que "o limite não existe"? Mas então como ficaria a resposta (numericamente) depois da igualdade?) => dúvida 1
a função é definida no domínio . Obviamente não se pode calcular um limite fora do domínio da função.



limite infinito 207

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

limite infinito Empty Re: limite infinito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos