PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Água e Sustentabilidade

Ir para baixo

Água e Sustentabilidade Empty Água e Sustentabilidade

Mensagem por JuniorE Qua 30 Out 2013, 12:10

Poderiam avaliar minha redação pessoal? Obrigado.


          É inegável a importância da água para todos os seres vivos. A questão do uso racional e sustentável do precioso líquido vem ganhando pauta em diversas conferências ao redor do mundo.  O desperdício e a poluição diminuem cada vez mais os 0,02% de água disponível para o consumo que o planeta dispõe, e se o ritmo exagerado de consumo de alguns países continuar constante, é possível que a escassez gere conflitos e guerras hídricas, o que já acontecem em alguns países, principalmente naqueles em que a falta de água é crônica.
         Segundo o IBGE, o Brasil chega a desperdiçar até 50% do volume de água tratada, o que é um dado alarmante. O mesmo acontece com vários outros países, como nos EUA, o maior consumidor de água do planeta, onde o número médio de litros diários consumidos por pessoa chega a incríveis 570. Fazendo uma comparação, em alguns países da África o consumo diário médio per capita chega a 10 litros. É fato que em territórios com maior disponibilidade hídrica, a tendência é haver maior desperdício. Além disso, a população mundial pode chegar a 9,6 bilhões até 2050 e é calculado que o consumo de água cresce em um ritmo duas vezes maior que o crescimento populacional.
         Um outro problema relacionado ao uso irracional da água é a poluição de rios, lagos e bacias subterrâneas. As grandes cidades são um dos fatores mais influentes nesse contexto, pois a grande aglomeração humana, somada muitas vezes a ineficientes políticas de gestão dos recursos hídricos, acabam por agravar a situação ecológica das águas, vez que o lixo doméstico e o esgoto são frequentemente mal descartados nesses lugares. Além disso, os gases poluentes das indústrias contribuem com a chuva ácida, comprometendo a flora e a vida dos peixes. Outro foco de poluição acentuada é a agricultura intensiva, já que grande quantidade de fertilizantes é carregada pelas chuvas, potencializando a poluição os rios.
            Enquanto a ideia da infinidade da água potável não for erradicada, haverá uso irracional. É dever do indivíduo prezar pela qualidade e quantidade da água, assim como é dever do Estado garantir o acesso deste precioso bem à população de forma segura e sustentável, por meio de boas políticas de gerenciamento e distribuição, além de priorizar a excelência do saneamento básico e promover a conscientização do uso.  A questão dos cuidados com a água deve ser prioridade, seja no desenvolvimento econômico de um país ou nas atividades domésticas e cotidianas.

JuniorE
Jedi
Jedi

Mensagens : 288
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 28
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos