PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termoquimica (UFMG)

4 participantes

Ir para baixo

Termoquimica (UFMG) Empty Termoquimica (UFMG)

Mensagem por 88sude Dom 15 Set 2013, 22:56

. (Ufmg) A dissolução de cloreto de sódio sólido em água foi experimentalmente investigada, utilizando-se dois tubos 
de ensaio, um contendo cloreto de sódio sólido e o outro,agua pura, ambos à temperatura ambiente. A água foi transferida para o tubo que continha o cloreto de sódio. Logo após a mistura, a temperatura da solução formada decresceu pouco a pouco. 
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que: 
a) a entalpia da solução é maior que a entalpia do sal e da água separados. 
b) o resfriamento do sistema é causado pela transferência de calor da água para o cloreto de sódio. 
c) o resfriamento do sistema é causado pela transferência de calor do cloreto de sódio para a água. 
d) o sistema libera calor para o ambiente durante a dissolução
gab.: a
Não entendo o por que do gabarito ser a , já que se a temperatura vem decrescendo a entalpia deveria ser menor que a das substâncias separadas, no caso essa deveria ser negativa ( já que a solução está liberando o seu próprio calor).
Penso eu que o item b está correto, já que a dissociação do NaCl é um processo endotérmico, logo absorve energia do meio, no caso a água.
O que acham?
Agradeço desde já !
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termoquimica (UFMG) Empty Re: Termoquimica (UFMG)

Mensagem por 88sude Ter 17 Set 2013, 11:42

detahe ! : no Feltre o gab. correto é a letra d, só que em mais de 10 sites que procurei essa questão todas apareciam como correto a letra a.
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termoquimica (UFMG) Empty Re: Termoquimica (UFMG)

Mensagem por Johannes Dom 23 Mar 2014, 19:52

Eu também acho que o gabarito é a letra d, alguém pode me explicar?
Johannes
Johannes
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 31
Localização : Formiga,MG,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termoquimica (UFMG) Empty Re: Termoquimica (UFMG)

Mensagem por Matheus Bertolino Dom 23 Mar 2014, 20:51

Acontece que vocês estão analisando a água como se ela fosse a vizinhança, sendo que ela também é parte do sistema formado pela solução aquosa de NaCl em água.
O sistema está retirando calor do ambiente (vizinhança) e de si próprio (água) para promover a dissociação do NaCl. Ao final da dissolução, a temperatura da água terá diminuído, mas a entalpia do NaCl será maior. Como foi absorvido calor do ambiente, podemos concluir que a entalpia final é maior que a inicial, ou seja, a entalpia da solução é maior que a entalpia do sal e da água separados.
É um pequeno detalhe que quase ninguém percebe, mas muda a resposta da questão. =)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termoquimica (UFMG) Empty Re: Termoquimica (UFMG)

Mensagem por JMão Seg 06 Jul 2020, 19:10

Eu posso dizer que essa última parte "a temperatura da solução formada decresceu pouco a pouco" é tipo uma pegadinha pra me induzir que a solução liberou calor? Nesse caso, quando eu misturei o sal com a água houve uma reação endotérmica para dissolver o sal e a partir daí a temperatura decresceu naturalmente, visto que o sistema formado estava mais quente que a temperatura ambiente?
Mas, se eu só joguei água e sal, foi espontâneo, como pode a entalpia ter aumentado? Estou confundindo alguma coisa?

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termoquimica (UFMG) Empty Re: Termoquimica (UFMG)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos