PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força [CEFET - 2006]

2 participantes

Ir para baixo

Força [CEFET - 2006] Empty Força [CEFET - 2006]

Mensagem por ClaudioFrancis1 Qua 21 Ago 2013, 17:54

A cada ano as fábricas de automóveis aperfeiçoam os motores, melhorando seu desempenho, o que também
as obriga a aprimorar os equipamentos de segurança, de forma que o motorista, ou seu passageiro, não sofram
qualquer dano causado pelo próprio sistema de segurança.
Os cintos de segurança são testados, bem como os “air-bags”, sendo esses últimos mais recomendados como
equipamento que causará menor dano à caixa torácica, quando de uma colisão.
Nas pistas de testes utilizam-se bonecos que têm a massa aproximada de um homem adulto, 70 kg.
Um automóvel esportivo tem cerca de 800 kg e faz de 0 a 100 km/h em 10 segundos, em média.
Em uma desaceleração, aproximadamente, a intensidade máxima da força que o cinto de segurança faz sobre
o tórax do boneco será igual à indicada em uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
a) 800 N.
b) 700 N.
c) 550 N.
d) 350 N.
e) 200 N.
Letra (a)?

F = 800*a
F = 800*1
F = 800 N

ClaudioFrancis1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Força [CEFET - 2006] Empty Re: Força [CEFET - 2006]

Mensagem por Euclides Qua 21 Ago 2013, 18:25

O exercício tem uma redação muito ruim. A força necessária para freiar um objeto em movimento depende da distância em que se deseja freiá-lo.

Se você tem um trem a 100 km/h e quer pará-lo numa distância de 10 km, vai precisar de bem menos força do que para freiá-lo em 100 m.

De outra maneira, você precisa saber em que intervalo de tempo deseja freiar. Quanto menos tempo, mais força será preciso. Você quer reduzir uma velocidade de um certo valor até zero: isso é freiar completamente.

Veja o que nos diz a equação de Torricelli:



como a aceleração é dada pela segunda lei de Newton,



se quisermos falar em tempo de freiagem,



No exercício ele diz que o carro é capaz de ir de zero a 100 em 10 segundos, mas não diz em quanto tempo, ou em que distância ele vai ser freiado e isso faz toda a diferença. É um exercício ruim e não pode ser respondido sem algum tipo de "chute".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força [CEFET - 2006] Empty Re: Força [CEFET - 2006]

Mensagem por ClaudioFrancis1 Qua 21 Ago 2013, 18:49

Euclides escreveu:O exercício tem uma redação muito ruim. A força necessária para freiar um objeto em movimento depende da distância em que se deseja freiá-lo.

Se você tem um trem a 100 km/h e quer pará-lo numa distância de 10 km, vai precisar de bem menos força do que para freiá-lo em 100 m.

De outra maneira, você precisa saber em que intervalo de tempo deseja freiar. Quanto menos tempo, mais força será preciso. Você quer reduzir uma velocidade de um certo valor até zero: isso é freiar completamente.

Veja o que nos diz a equação de Torricelli:



como a aceleração é dada pela segunda lei de Newton,



se quisermos falar em tempo de freiagem,



No exercício ele diz que o carro é capaz de ir de zero a 100 em 10 segundos, mas não diz em quanto tempo, ou em que distância ele vai ser freiado e isso faz toda a diferença. É um exercício ruim e não pode ser respondido sem algum tipo de "chute".
Qual a opção mais provável?

ClaudioFrancis1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Força [CEFET - 2006] Empty Re: Força [CEFET - 2006]

Mensagem por Euclides Qua 21 Ago 2013, 19:16

Qual a opção mais provável?
Nenhuma, ou qualquer uma.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força [CEFET - 2006] Empty Re: Força [CEFET - 2006]

Mensagem por ClaudioFrancis1 Qua 21 Ago 2013, 19:23

Euclides escreveu:
Qual a opção mais provável?
Nenhuma, ou qualquer uma.
Obrigado, mestre Euclides. Tenha uma boa noite.

ClaudioFrancis1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Força [CEFET - 2006] Empty Re: Força [CEFET - 2006]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos