PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relatividade - distorção do tempo

2 participantes

Ir para baixo

 Relatividade - distorção do tempo Empty Relatividade - distorção do tempo

Mensagem por Tiago fernandes carneiro Dom 21 Jul 2013, 03:43

Acredita-se (até foi testado e meio que comprovado) que viajando-se próximo a velocidade da luz ou até mesmo viajando na velocidade da luz acontece o fenômeno de distorção do tempo, pelo menos para quem está viajando a essa tal velocidade. Para quem está numa nave "Alfa" a esta velocidade absurda o tempo para, se torna mais lento e entra em desacordo com o tempo normal para quem está fora da nave "Alfa". Digo desacordo por que sabe-se que se a "Alfa" estivesse viajando a uma velocidade próxima da luz ao centro de nossa galáxia a partir da Terra, levaria cerca de 25 mil anos do tempo terrestre. Porém, para a tripulação, a viagem provavelmente levaria somente 10 anos. 


  É ai que está a dúvida! Se eu estou correndo e um colega andando, estamos indo até uma lanchonete a alguns metros, ele chegará mais rápido e isso não mudará o tempo dele em relação ao meu! Vamos sentir o mesmo tempo passar, ficaremos mais velhos juntos da mesma forma... O espaço é o mesmo entre nosso planeta e o centro da galáxia, ele não muda (a não ser lentamente pelo movimento normal dos astros pelo mar cósmico), o que quero dizer é que se vamos para lá usando uma nave com velocidade de 10% a da luz iremos demorar bem mais do que uma com 50% a velocidade da luz, mas iremos percorrer o mesmo espaço. A nave Alfa demorou apenas 10 anos para chegar ao centro da galáxia, eu aqui na terra depois de 10 anos receberia a noticia de que ela finalmente tinha chegado lá! porque a relatividade sugere que pra mim teria transcorrido 25 mil anos? Se for realmente assim, do que adianta criar uma nave tão rápida? se pra mim aqui na terra sua viajem irá demorar a mesma coisa, caso a viajem fosse feita por uma nave mais lenta com velocidade normal???? O mesmo tempo, 25 mil anos terrestres...


  Se alguém soubesse explicar isso, ficaria muito grato!
Tiago fernandes carneiro
Tiago fernandes carneiro
Jedi
Jedi

Mensagens : 205
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 32
Localização : Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Relatividade - distorção do tempo Empty Re: Relatividade - distorção do tempo

Mensagem por Keny Sex 26 Jul 2013, 13:31

pois então, quando você tem dois amigos correndo um mais rápido que o outro, os efeitos da relatividade não são tão notáveis, na verdade são imperceptíveis para baixas velocidades, por isso para testar a teoria da relatividade usaram aviões e relógios atômicos, e esse estranho fato pode ser explicado pelas transformações de lorentz.
segue um link com uma ótima explicação de como chegar as equações da relatividade restrita, eu recomendo que assista, os cálculos são muito básicos e portanto simples de entender:
https://www.youtube.com/watch?v=PKLLUL4-jV4&list=PLjWUZXUU_e_dhrAM_orbHT4ucKzJiLMHX

Keny
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/07/2013
Idade : 27
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos