PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas livros fisica.

2 participantes

Ir para baixo

Dicas livros fisica.  Empty Dicas livros fisica.

Mensagem por Bernardo Duarte Dom 16 Jun 2013, 22:13

Boa noite, estou no 1ª ano e comecei a estudar física há poucas semanas, umas 2, pelo Halliday. Vocês acham que foi uma boa escolha, recomendam algum outro livro, e quais suas criticas sobre o halliday. Estou terminando o volume 1 e não o achei difícil, mas estou preocupado pois não sei integral e derivada, é importante saber para os outros volumes ou nem tanto. Valeu.

Bernardo Duarte
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 33
Localização : Belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas livros fisica.  Empty Re: Dicas livros fisica.

Mensagem por Chronoss Sex 21 Jun 2013, 10:37

-Não comecei o estudo de física ainda  mas já tive a oportunidade de visualizar a versão digital do livro supracitado , e o que decidi fazer está entre as seguintes opções :
 
(1) embasar matemática até o nível de cálculo e prontamente começar a estudar o livro do  Halliday.


   ou


(2) embasar pelos livros da(s) coleção(ões) física clássica / tópicos de física , e futuramente aprofundar pelo livro do Halliday. 


De qualquer forma vou decidir conforme avanço no estudo da matemática ( que , apesar de ser leigo para dizer com certeza absoluta , julgo ser um ferramenta muito importante para a compreensão da física ) , mas em minha opinião eis as vantagens e desvantagens de cada método :

(1) Vantagens: 
*O embasamento por livros de dificuldade elevada , se feito corretamente , pode levar a um nível de compreensão elevado  mais rapidamente  . 
*Estudar por uma só coleção ( de qualidade ) pode poupar algum   tempo , pois não é necessário despender tempo para se acostumar as particularidades  didáticas de outra coleção ; e se completada com proficiência, poder ficar focado em  resoluções de questões de vestibulares , etc.


Desvantagens :  

*Risco de frustração no  caso de dificuldade elevada demais , ou metodologia pouco familiar . 
*Ficar focado somente em uma abordagem .  


(2) Vantagens :  
* Fluidez na aprendizagem .  
*Não requerer conhecimentos prévios avançados . 
(opinião)*Como consequência de passar mais tempo com o conteúdo a familiaridade  com a matéria é mais alta e os processos ficam automáticos mais facilmente. 

Desvantagens : 
(opinião) *Livros mais básicos tendem , em algum ponto , relevar aspectos  teóricos  pois os mesmo fogem da proposta , e consequentemente menos oportunidades para realmente entender/aplicar a teoria.  
*Necessidade de recorrer a outras obras similares para preencher algumas "lacunas" teóricas ou em busca de questões mais apropriadas .
 
( opinião )*Creio que a abordagem de  livros mais básicos  não possuem  como foco  a aprendizagem "autônoma" ,  por assim dizer, sendo menos eficientes para autodidatas .


Obs: Espero ter ajudado com minha opinião , ficou  um pouco  exagerada mas talvez essa perspectiva possa contribuir com algo para vc.
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos