PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criança num balanço

3 participantes

Ir para baixo

Criança num balanço Empty Criança num balanço

Mensagem por SanQae 1/3/2013, 11:35 pm

Uma criança de 25kg, num balanço, principia a balançar, do repouso, quando obalanço faz um ângulo de 30° com a vertical. (a) Desprezando o atrito, achar a velocidade da criança no ponto mais baixo da trajetória; (b) Se a velocidade da criança for de 2m/s, qual a perda de energia provocada pelo atrito?

Tentei fazer, mas não estou conseguindo chegar além de uma formula pra velocidade embaixo, que não posso resolver pq não sei o Raio do balanço :/. Dá pra fzr?

SanQae
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 30
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criança num balanço Empty Re: Criança num balanço

Mensagem por Euclides 2/3/2013, 12:11 am

Está nos faltando um dado para uma resposta numérica. A resposta pode ser dada em função do comprimento do balanço. O segundo ítem pode ser respondido em forma percentual.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Criança num balanço Empty Re: Criança num balanço

Mensagem por Jônatas Arthur De F. L. 2/3/2013, 12:21 am

Eu não entendi essa parte: Desprezando o atrito... E depois você pede a perda de energia provocada pelo atrito. E o início ficou meio confuso também. Dá pra editar e formular melhor?
Jônatas Arthur De F. L.
Jônatas Arthur De F. L.
Jedi
Jedi

Mensagens : 267
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 31
Localização : Natal, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criança num balanço Empty Re: Criança num balanço

Mensagem por SanQae 2/3/2013, 1:04 am

O enunciado da questão era exatamente esse. Creio que era pra eu achar a velocidade do ponto mais baixo supondo que não houvesse atrito, e aí comparar a energia cinética com essa velocidade à energia cinética que haveria com a velocidade 2m/s, aí eu subtraia uma da outra e achava quanto o atrito dissipou. Achei uma muito parecida na internet, mas que dizia que o comprimento da corda do balanço é 2m. Queria saber se dá pra fazer desse jeito aí, sem saber mais nada além disso que o enunciado diz.
Sem o dado que falta consegui responder só a letra (a), com uma fórmula pra velocidade, e na letra (b) só consegui chegar até uma inequação (supondo que v>2, achei a equação pra determinar o tanto de energia que se perderia), mas só.

SanQae
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 30
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criança num balanço Empty Re: Criança num balanço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos