PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cargas no interior de um condutor esférico...

3 participantes

Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por silviosapo Sáb 09 Fev 2013, 01:37

Ai galera, estou com uma dúvida que está me matando.... li, li e li, mas não entendi nada... o que acontece quando existe uma carga (um bastão com uma pequena esfera eletrizada em sua ponta) dentro de uma esfera maior, oca e neutra??? Se deixar ela sem tocar a esfera, o que acontece? Se tocar internamente e externamente, há alguma diferença quanto a eletrização? Se puderem me responder essas perguntas, com desenhos talvez, ou me apontando algum site que contenha exemplos desse fenômeno e boas explicações, ficarei muito, muiiito agredecido, pois é a única parte da eletrostática que não entendi... :\

silviosapo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 149
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 29
Localização : Jaraguá do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Re: Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por timoteo.cruz Sáb 09 Fev 2013, 12:18

E ai cara beleza?

Já vi um questão assim, pelo que me lembro é o seguinte:

1° caso. Se a carga ficar no centro da esfera ela não induzirá carga alguma na esfera maior. Porém, se ela não estiver centralizada ela irá induzir carga em um "lado" da esfera maior, criado um dipolo nesta.

2° caso. Se ela tocar a esfera as cargas irão para o exterior da esfera maior para que o centro da esfera esteja com campo neutro.

Se não me equivoquei em nenhum dado é isso ai.

espero ter ajudado!!

timoteo.cruz
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 37
Localização : caetite

Ir para o topo Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Re: Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por silviosapo Dom 10 Fev 2013, 15:40

Po, beleza... já deu uma clareada nas ideias... mas e onde que ocorre a maior eletrização, tocando internamente ou externamente?? Eu li que tem diferença mas não consegui entender...

silviosapo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 149
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 29
Localização : Jaraguá do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Re: Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por timoteo.cruz Dom 10 Fev 2013, 21:13

Oi.
Olha não sabia que tem diferença. O que sei é que se tocada por dentro ou fora as partículas irão para o exterior da esfera para manter o interior com campo neutro e consequentemente manter a eletrostática.

Mas, gostaria de ver e tentar entender esse texto que você tem. Posta ele ai.

----------------

Caso alguém mais tenha algo a acrescentar, isso seria bom!


Espero ter ajudado!

timoteo.cruz
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 37
Localização : caetite

Ir para o topo Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Re: Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por Euclides Dom 10 Fev 2013, 21:32

Quando a esfera menor é colocada dentro da esfera oca, induz nela uma carga elétrica de mesma intensidade, porém na parte interna essa carga terá o sinal oposto da carga da esfera menor. Dessa maneira, havendo um toque entre ambas, toda a carga da esfera menor será neutralizada pela carga induzida.

Essa operação poderá ser repetida quase indefinidamente até que a carga na esfera oca supere a rigidez dielétrica do ar.

Num toque externo a passagem de cargas cessa quando ambas as esferas atingem o mesmo potencial.

Resumo: um toque interno transfere mais carga do que o toque externo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Re: Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por silviosapo Dom 10 Fev 2013, 22:43

Perfeito Euclides, finalmente... muito claro e objetivo. Entendi perfeitamente o que acontece. ^^

silviosapo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 149
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 29
Localização : Jaraguá do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Cargas no interior de um condutor esférico... Empty Re: Cargas no interior de um condutor esférico...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos