PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aceleração Centrípeta

2 participantes

Ir para baixo

Aceleração Centrípeta Empty Aceleração Centrípeta

Mensagem por gabriel93 Sáb 28 Abr 2012, 23:38

Estou com uma dúvida sobre aceleração centrípeta. Não estou conseguindo entender a demonstração da fórmula a = v²/r que se baseia em dizer que em intervalos muito pequenos o movimento descrito pela partícula pode ser assimilado a uma sucessão de dois movimentos: um uniforme na direção tangencial e outro uniformemente acelerado na direção radial. Aí vem minha dúvida, por que este movimento é uniformemente acelerado? ainda não consegui imaginar este tipo de movimento. Se alguém puder me ajudar eu agradeço! cheers

gabriel93
gabriel93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração Centrípeta Empty Re: Aceleração Centrípeta

Mensagem por Convidado Dom 29 Abr 2012, 01:15

O conceito de movimento uniformemente acelerado não está só ligado em mudar o módulo, a intensidade, a magnitude da velocidade de um corpo a uma velocidade contante , mas também na direção e no sentido do VETOR velocidade. Quando o corpo está sujeito com à uma força resultante que coincidentemente é a resultante centrípeta ele está sujeito a um movimento uniformemente variado. Talvez você estivesse achando que mov. unif. variado seja somente variar o valor da velocidade.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração Centrípeta Empty Re: Aceleração Centrípeta

Mensagem por Euclides Dom 29 Abr 2012, 01:18

Olá Gabriel,

dê uma olhada nesta página do fórum:

https://pir2.forumeiros.com/h54-aceleracao-centripeta

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração Centrípeta Empty Re: Aceleração Centrípeta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos