PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resistores

+2
Euclides
jvfreitas
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Resistores - Página 2 Empty Resistores

Mensagem por jvfreitas Qua 21 Dez 2011, 19:32

Relembrando a primeira mensagem :

Você dispõe dos elementos: uma bateria para automóvel B e inúmeras lâmpadas incandescentes dos tipos L1 e L2‚ caracterizadas na figura a seguir. Em suas respostas use apenas esses elementos e represente com linhas contínuas os fios de ligação. Identifique claramente os elementos utilizados.
(Na figura diz que L1 - 6V e 9W.. L2- 6V e 18W... A bateria tem 12V)
a) Esquematize uma montagem utilizando 6 lâmpadas, sendo pelo menos uma de cada tipo, que fiquem acesas em suas condições nominais (indicadas na figura) e determine a corrente fornecida pela bateria.
b) Esquematize, se possível, uma montagem utilizando apenas 3 lâmpadas que fiquem acesas em suas condições nominais e determine a corrente fornecida pela bateria. Caso seja impossível, escreva "impossível" e justifique.


Eu não entendo muito eletrodinâmica, to começando agora, então se alguém puder me dizer como pensou para chegar na resposta eu agradeço Smile!
Valeu@!

jvfreitas
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 30
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo


Resistores - Página 2 Empty Re: Resistores

Mensagem por Euclides Qua 21 Dez 2011, 22:43

1- ligações podem ser em série ou paralelo. Nas ligações em série a tensão é dividida entre os elementos. Dividida igualmente entre elementos iguais. Os elementos em paralelo estarão todos sob a mesma ddp.

2- cada uma das lâmpadas tem de estar sob a ddp de 6V, portanto duas iguais quaisquer em série dividem satisfatoriamente a tensão de 12V entre si, 6V para cada.

3- logo, podemos pendurar vários pares em paralelo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resistores - Página 2 Empty Re: Resistores

Mensagem por K.BR Qui 10 Set 2015, 10:27

Euclides, daria na mesma se fizesse a lâmpada L1 em série com as lâmpadas L2, na qual estariam em paralelo??
Não sei se ficou claro, mas seria tipo, 5 lâmpadas L2 em paralelo, ligadas em série com uma lâmpada L1...

K.BR
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 11/05/2015
Idade : 34
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resistores - Página 2 Empty Re: Resistores

Mensagem por Medeiros Qui 10 Set 2015, 11:58

K.BR
Não pode ser essa ligação que você sugere porque ficaria uma corrente muito alta através de L1 que a destruiria. Veja,

L1 = 6 V, 9 W ------> i1 = 9/6 = 1,5 A (corrente nominal de L1)

L2 = 6 V, 18 W -----> i2 = 18/6 = 3 A (corrente nominal de L2)

5 lâmpadas L2 em paralelo puxam da bateria a corrente -----> i = 5×i2 = 15 A
Mas essa mesma corrente passaria através da única lâmpada L1. Como essa corrente é 10× a corrente nominal de L1, provocaria que L1 deveria dissipar uma potência 100 vezes maior do que a nominal. Evidente que L1 não aguenta isso e queima na mesma hora; seu filamento rompe-se e o circuito é interrompido. Resultado: fica tudo apagado.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10396
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resistores - Página 2 Empty Re: Resistores

Mensagem por K.BR Sex 11 Set 2015, 17:19

Muita clara sua explicação Medeiros, meus parabéns! e obg pela ajuda Very Happy Very Happy

K.BR
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 11/05/2015
Idade : 34
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resistores - Página 2 Empty Re: Resistores

Mensagem por mckeney Sáb 22 Jul 2017, 22:00

Posso associar na alternativa B, as três lâmpadas em paralelo da seguinte forma: L1 em série com 2 lâmpadas L2(estando as 2 em paralelo) ? Com a corrente fornecida pela bateria igual a 2,4A ?

mckeney
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/07/2017
Idade : 26
Localização : São José dos Campos, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resistores - Página 2 Empty Re: Resistores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos