PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFC-REFRAÇÃO

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Resolvido UFC-REFRAÇÃO

Mensagem por projetomed2024@gmail.com Seg 21 Ago 2023, 16:33

UFC — Na figura, estão representadas duas placas de faces paralelas, de índice de refração n1 e n2 (n1 < n2), imersas em um meio de índice de refração n.
UFC-REFRAÇÃO File
Sendo r1 e r2 os ângulos de refração nos meios 1 e 2, respectivamente, podemos afirmar que:

(a) r1 < r2; i < r
(b) r1 > r2; i = r
(c) r1 > r2; i > r
(d) r1 < r2; i = r

(i)Pessoal,dentre as alternativas,a primeira parte eu consegui fazer,contudo estou com dúvida no que tange à 2° parte dela:Relação entre o i e o r.
(ii)Sei que o raio incidente na lâmina deve ser paralelo ao emergente(``embaixo´´),seria esse o motivo dos ângulos serem iguais?


Última edição por projetomed2024@gmail.com em Ter 22 Ago 2023, 15:28, editado 1 vez(es)

projetomed2024@gmail.com
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UFC-REFRAÇÃO

Mensagem por Zeroberto Seg 21 Ago 2023, 17:17

Olá!
Sim, exatamente isso que você disse. Numa lâmina de faces paralelas, se o primeiro e último meios forem os mesmos, então o ângulo de incidência no início é igual ao ângulo refratado lá embaixo, independentemente de quantos meios diferentes existirem.
É possível demonstrar isso por geometria plana e lei de Snell para o caso mais simples (apenas dois meios) e então generalizar para mais meios.
Qualquer dúvida, só mandar!
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

projetomed2024@gmail.com gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos