PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

USP ou UNICAMP?

4 participantes

Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty USP ou UNICAMP?

Mensagem por gabeieiel Ter 15 Ago 2023, 19:38

Olá a todos

Estou estudando para os vestibulares, e sei minhas opções de curso: Ciência da Computação em 1° lugar, e Matemática em 2°. Minha dúvida é: em qual das duas gigantes nacionais devo me matricular? — contando, claro, que eu possa escolher kkkkk. Nos rankings que vi, a USP é 1° lugar geral do país em Matemática, e 6° em CC. A Unicamp, por sua vez, é 2° lugar em Matemática e 1° em CC. Alguém tem experiência em ambos os cursos ou mesmo em ambas as universidades pode me dar uma luz?
gabeieiel
gabeieiel
Padawan
Padawan

Mensagens : 60
Data de inscrição : 21/03/2023
Idade : 20
Localização : Colatina, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por gabeieiel Ter 15 Ago 2023, 19:43

Os rankings que citei

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
gabeieiel
gabeieiel
Padawan
Padawan

Mensagens : 60
Data de inscrição : 21/03/2023
Idade : 20
Localização : Colatina, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por Giovana Martins Ter 15 Ago 2023, 19:56

Vou responder mesmo não me enquadrando no filtro que você estabeleceu. Eu me formei em engenharia mecânica e fiz USP São Carlos.

Bom, se avaliação de mercado quer dizer avaliação do mercado de trabalho, com certeza eu iria naquela que tem maior ranqueamento neste quesito, caso eu não fosse seguir a área acadêmica. Mas deixando isso de lado, afinal, o índice em relação a esse ponto é um tanto relativo.

Sendo bem sincera contigo, acho que não faz nenhuma diferença neste caso. Talvez esta resposta seja bem simplista, mas ambas as faculdades têm um ótimo nome no mercado (o que também não é garantia de nada, tendo em vista que o nosso mercado tende a reduzir cada vez mais a absorção de mão de obra qualificada). Mas nome por nome, acho que você terá uma formação boa em qualquer uma delas, motivo pelo qual eu acho que não faz diferença entre as duas.

Agora, uma coisa que eu acho que faz muita diferença (que você não perguntou, mas vou falar): enquanto você estiver na graduação, tente fazer um estágio na área a qualquer custo. Não deixe para o fim da graduação (embora isso seja mais complicado, caso o seu curso seja integral). As chances jogam mais a seu favor caso você tenha experiência na sua área de atuação. Só o nome da faculdade em si ajuda muito pouco para conseguir as melhores vagas do mercado de trabalho.

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

gabeieiel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por Elcioschin Ter 15 Ago 2023, 23:03

Giovana

Meu filho se formou em Mecatrônica na USP de São Carlos e o curso o capacitou a alçar voos e fazer mestrado em Engenharia Espacial na França e trabalhar na Agência Espacial Alemã.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por Giovana Martins Seg 11 Set 2023, 15:15

Elcioschin escreveu:
Giovana


Meu filho se formou em Mecatrônica na USP de São Carlos e o curso o capacitou a alçar voos e fazer mestrado em Engenharia Espacial na França e trabalhar na Agência Espacial Alemã.

Oiii. Desculpe a demora. No dia eu vi que o senhor respondeu, mas não pude dar um retorno de imediato. Deixei para um outro momento e acabei de me esquecendo.

Só para deixar claro, eu acho que tanto a USP quanto à UNICAMP excelentes e eu realmente acho que entre uma e outra há pouquíssima diferença em termos de renome em se tratando de mercado de trabalho. 

O que eu quis dizer é que eu não apostaria todas as minhas fichas na ideia de que o renome da faculdade por si só seria o suficiente para fazer com que a pessoa consiga ter privilégios na hora de arrumar um bom emprego por assim dizer. Acho que com a proliferação de faculdades por aí, especialmente com o EAD (nada contra o EAD), isso acabou nivelando o nosso mercado de trabalho por baixo.

Enfim, como há uma quantidade enorme de mão de obra em busca de espaço, acredito que ao longo da graduação seja interessante buscar outras formas de aprendizado, e não apenas apostar as fichas no renome da faculdade, para que a pessoa possa se diferenciar no meio da multidão. 

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por Elcioschin Seg 11 Set 2023, 16:03

Eu só salientei o fato porque achei curioso você ter se formado na USP de São Carlos.

E concordo com você, ambas são muito boas.
E também concordo com o resto. Algumas escolhas resultam em maior probabilidade de se encaixar no mercado de trabalho, por exemplo:

1) Ter inglês fluente
2) Fazer estágios em boas empresas.
3) Conhecimentos em Computação
4) Ter um bom currículo nas matérias da faculdade

Só como exemplo, dois fatos levaram meu filho a ser aceito na Agência Espacial Alemã: inglês fluente e bom conhecimento em programação (ele adorou o curso de programação da USP).
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por marcosprb Seg 11 Set 2023, 21:22

Cara, eu tinha a mesma dúvida que você. A Giovana mesmo pode confirmar quantas vezes eu fiquei enchendo o saco dela tirando dúvida sobre qual faculdade escolher. 

Sinceramente, esses rankings não querem dizer muita coisa. Ambas as faculdades são excelentes. Hoje eu dia eu levo muito mais em conta os fatores relacionados à qualidade de vida. Por exemplo, eu demoro literalmente 5 minutos a pé da minha cama até a cadeira da sala. Além disso, quase todos os meus amigos são meus vizinhos kkkkk. Fora que o custo de vida em São Carlos é bem razoável e a cidade é bem tranquila. Não tem coisa melhor do que poder ir em casa tirar um cochilo no intervalo das aulas, coisa que seria inviável na maioria das outras faculdades Smile

Eu não mudaria da USP pra faculdade nenhuma do Brasil por causa desses fatores.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

gabeieiel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por Elcioschin Seg 11 Set 2023, 21:55

Além disso, São Carlos é uma cidade voltada para estudantes: além da USP tem a Federal de São Carlos.

Existem muitas opções para moradias: apartamentos para alugar, repúblicas (meu filho morou em ambos), restaurantes variados com preços acessíveis para estudantes e vida de cidade do interior.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

USP ou UNICAMP? Empty Re: USP ou UNICAMP?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos