PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difração de Fresnel e difração de Fraunhofer

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Difração de Fresnel e difração de Fraunhofer Empty Difração de Fresnel e difração de Fraunhofer

Mensagem por anbongo1 Qui 10 Ago 2023, 07:24

A difração da luz é um capítulo interessante quando estudado além dos limites da óptica geométrica. Quando um feixe de ondas luminosas planas incide sobre uma placa dotada de uma fenda simples, ocorre o fenômeno da difração que pode ser denominada de difração de Fresnel ou de Fraunhofer. A diferença entre ambas consiste na distância em que um anteparo paralelo é colocado. Se o anteparo estiver:


A) afastado da fenda, a figura observada será a de difração simples e será denominada difração de Fraunhofer.


B) próximo da fenda, a figura observada será a de uma difração simples e será denominada difração de Fresnel.



Gabarito:B. 



Mas eu tenho uma dúvida, eu sei que a difração de Fresnel ocorre próximo a fenda e a de Fraunhofer afastado da fenda, então creio que o erro da letra A é que a difração de Fraunhofer não será a de difração simples, correto? Que tipo de difração seria? Se alguém pode me explicar e até mesmo indicar alguma leitura a respeito.

anbongo1
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 26/06/2016
Idade : 27
Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos