PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preciso de orientações (ENEM)

3 participantes

Ir para baixo

Preciso de orientações (ENEM) Empty Preciso de orientações (ENEM)

Mensagem por HerllemLuan Sáb Dez 24 2022, 12:34

Boa tarde, vou me apresentar: Sou um adolescente de 17 anos, acabei de formar no ensino médio e, apesar de ter tirado notas boas na escola, sei que não tenho nem 10% para tirar uma boa nota e entrar na faculdade que pretendo fazer. Meu objetivo é a UESB, medicina. Não cogitarei faculdades de maior destaque pois sei que meus pais não teriam condições para me manter em cidades tão distantes de onde moro. Os pesos são:
Redação - 5
Linguagens - 5
Natureza - 4
Matemática - 2
Humanas - 2
Agora, vem o pedido de ajuda que eu preciso:
Quais os melhores livros para estudar essas áreas para o Enem? E quais eu deveria deixar de lado? Estou extremamente perdido com tantas informações, sou um pouco viciado em coisas simples, quanto mais direta, simples e prática for a resposta, melhor. Obrigado desde já.
HerllemLuan
HerllemLuan
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/12/2022
Idade : 18
Localização : Brasil/Bahia/Lagoa Real

anabea.sp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientações (ENEM) Empty Re: Preciso de orientações (ENEM)

Mensagem por anabea.sp Seg Dez 26 2022, 16:41

Você teve o hábito de estudar por meio de livros durante o ensino médio? Se não, recomendo que estude por meio de aulas. Você vai fazer somente o enem ou também o vestibular tradicional da sua universidade?

anabea.sp
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/12/2022
Localização : Sudeste

HerllemLuan gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientações (ENEM) Empty Re: Preciso de orientações (ENEM)

Mensagem por HerllemLuan Ter Dez 27 2022, 19:20

anabea.sp escreveu:Você teve o hábito de estudar por meio de livros durante o ensino médio? Se não, recomendo que estude por meio de aulas. Você vai fazer somente o enem ou também o vestibular tradicional da sua universidade?
Tenho o hábito de ler, gosto bastante de ler, aulas virtuais no YouTube geralmente dão uma sensação superficial e uma falsa ilusão de progresso, me sinto melhor estudando por livros mesmo. Vou me dedicar totalmente ao Enem desse ano, pois é o último desse formato que terá. Caso eu não passe, terei que estudar para o vestibular da UESB. Resumindo, preciso ter uma base de conhecimento e habilidade superior ao ENEM. 

Demorei pra receber alguma indicação de livros, então busquei por conta própria, escolhi esses:
Bio - Sônia Lopes (2016, 3 Volumes)
Tópicos de Física (2012, 3 Volumes)
Matemática Ciências e aplicações - Gelson Lezzi
Química - Ricardo Feltre
Redação (Verei como estudar em breve)
Linguagens (Provavelmente com algumas videoaulas e um livro do William Cereja de interpretação de texto)
Humanas (Revisões, foquei muito nesse ano)
HerllemLuan
HerllemLuan
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/12/2022
Idade : 18
Localização : Brasil/Bahia/Lagoa Real

anabea.sp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientações (ENEM) Empty Bons títulos

Mensagem por anabea.sp Ter Jan 10 2023, 14:57

HerllemLuan escreveu:
anabea.sp escreveu:Você teve o hábito de estudar por meio de livros durante o ensino médio? Se não, recomendo que estude por meio de aulas. Você vai fazer somente o enem ou também o vestibular tradicional da sua universidade?
Tenho o hábito de ler, gosto bastante de ler, aulas virtuais no YouTube geralmente dão uma sensação superficial e uma falsa ilusão de progresso, me sinto melhor estudando por livros mesmo. Vou me dedicar totalmente ao Enem desse ano, pois é o último desse formato que terá. Caso eu não passe, terei que estudar para o vestibular da UESB. Resumindo, preciso ter uma base de conhecimento e habilidade superior ao ENEM. 

Demorei pra receber alguma indicação de livros, então busquei por conta própria, escolhi esses:
Bio - Sônia Lopes (2016, 3 Volumes)
Tópicos de Física (2012, 3 Volumes)
Matemática Ciências e aplicações - Gelson Lezzi
Química - Ricardo Feltre
Redação (Verei como estudar em breve)
Linguagens (Provavelmente com algumas videoaulas e um livro do William Cereja de interpretação de texto)
Humanas (Revisões, foquei muito nesse ano)

Fez boas escolhas, mas me parecem mais adequadas para um vestibular tradicional. O ENEM é mais superficial mesmo, menos conteudista como dizem. Boa sorte na jornada!

anabea.sp
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/12/2022
Localização : Sudeste

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientações (ENEM) Empty Re: Preciso de orientações (ENEM)

Mensagem por Avicena Qua Jan 11 2023, 08:12

HerllemLuan escreveu:Boa tarde, vou me apresentar: Sou um adolescente de 17 anos, acabei de formar no ensino médio e, apesar de ter tirado notas boas na escola, sei que não tenho nem 10% para tirar uma boa nota e entrar na faculdade que pretendo fazer. Meu objetivo é a UESB, medicina. Não cogitarei faculdades de maior destaque pois sei que meus pais não teriam condições para me manter em cidades tão distantes de onde moro. Os pesos são:
Redação - 5
Linguagens - 5
Natureza - 4
Matemática - 2
Humanas - 2
Agora, vem o pedido de ajuda que eu preciso:
Quais os melhores livros para estudar essas áreas para o Enem?
Livros do ensino médio. Redação recomendo Projeto Redação.
Linguagens
recomendo o Ser Protagonista ou algum livro antes da reforma do ensino médio de Português, e os que você já tem, William Cereja. Eu por exemplo, tenho os livros de Literatura Brasileira deles (William Cereja e Theresa Cochar)
Biologia recomendo os mais antigos do Amabis ou Sônia Lopes (de preferência antes da Reforma do Ensino Médio, pois estes eram mais completos).
Matemática
pode ser os 3 volumes do ensino médio mesmo que você já tem
Física recomendo os livros do Maurício Píetrocola
Química recomendo Usberco e Salvador, Martha Reis ou Daltamir e Albrecht. Se você gosta muito de História da Ciência misturado com experimentos, recomendo Daltamir e Albrecht, agora se quer um livro que fale mais de experimentos, Usberco e Salvador, ou Martha Reis mesmo. Agora se tiver condições financeiras, pode comprar os dois.
História tem vários, pode ser o do Cláudio Vicentino, Mario Schmidt, Ronaldo Vainfas. Tem vários autores, quaisquer autores antes da Reforma tá muito bom
Geografia recomendo Celso Antunes ou Levon Boligion, os dois são muito bons.
Sociologia recomendo Igor José do Renó Machado, o Sociologia Hoje (pode ser a versão de 2014 mesmo, é bem completa).
Filosofia pode ir de Sílvio Gallo tranquilo.
Quaisquer livros 
E quais eu deveria deixar de lado? Estou extremamente perdido com tantas informações, sou um pouco viciado em coisas simples, quanto mais direta, simples e prática for a resposta, melhor. Obrigado desde já.
Avicena
Avicena
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

anabea.sp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientações (ENEM) Empty Re: Preciso de orientações (ENEM)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos