PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera

2 participantes

Ir para baixo

Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera Empty Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera

Mensagem por leogsmat Ter 13 Set 2022, 15:41

Gente a razão de semelhança dos sólidos, que diz que: 

  • a razão entre as áreas é o quadrado da razão da semelhança. (Ou seja, o quadrado das medidas lineares, base, altura, apótema, ...)

  • a razão entre os volumes é o cubo da razão de semelhança. (Ou seja, o quadrado das medidas lineares, base, altura, apótema, ...)



Não vale para esfera? 


Me falaram não vale para a esfera porque ela não é composta por LADOS diferente das outras, é isso mesmo? 


Inclusive me falaram que eu posso até pegar pirâmides, cones e primas e atribuir valores para base e altura calcular a área e volume e verificar que a razão de semelhaça se encaixa, mas o mesmo não acontece com a esfera, é isso mesmo? 

leogsmat
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 39
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera Empty Re: Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera

Mensagem por Elcioschin Ter 13 Set 2022, 19:03

Vale para duas esferas sim
Sejam duas esferas de raios r, R, com áreas s, S e volumes v, V

s = 4.pi.r² ---> S = 4.pi.R² ---> s/S = (r/R)²

v = (4/3).pi.r³ ---> V = (4/3).pi.R³ ---> v/V = (r/R)³

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71748
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera Empty Re: Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera

Mensagem por leogsmat Ter 13 Set 2022, 20:19

É mestre então na verdade estou com outro problema. Estava na verdade era interessado na área da calota. Mas acho que vou postar outra pergunta explicando a minha dúvida, blz.

leogsmat
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 39
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera Empty Re: Razão de semelhança entre sólidos não serve para esfera

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos