PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre coeficiente angular da reta

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre coeficiente angular da reta Empty Dúvida sobre coeficiente angular da reta

Mensagem por Heloisa de Sousa Ter 16 Ago 2022, 14:54

Nesse desenho aqui, se eu quiser saber o coeficiente angular da reta r, eu digo que mr = tg 135° (considerando da reta até o eixo x em sentido horário para a direita) ou mr = tg 45° (considerando da reta até o eixo x em sentido anti-horário para a esquerda)? Sempre fico com essa dúvida e não sei qual o lado certo 

Dúvida sobre coeficiente angular da reta JJoe9+LvJOgAAAABJRU5ErkJggg==

Heloisa de Sousa
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/06/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre coeficiente angular da reta Empty Re: Dúvida sobre coeficiente angular da reta

Mensagem por ccem2022 Ter 16 Ago 2022, 15:24

A tangente sempre será calculada a partir de um referencial anti-horário a partir do eixo "x", assim como ocorre na trigonometria, então o correto é mr = tg 135°.

ccem2022
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/03/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre coeficiente angular da reta Empty Re: Dúvida sobre coeficiente angular da reta

Mensagem por Elcioschin Ter 16 Ago 2022, 16:42

O coeficiente angular da reta é dado pelo valor numérico da tangente trigonométrica do ângulo que a reta faz com o semi-eixo positivo x, no sentido trigonométrico, contado a partir do eixo x.

Seja C o ponto onde a reta corta o eixo x:

Na sua figura x^CB = 135º ---> m = tg135º ---> m = - 1
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre coeficiente angular da reta Empty Re: Dúvida sobre coeficiente angular da reta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos