PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Mutação][Conceito]

2 participantes

Ir para baixo

[Mutação][Conceito]  Empty [Mutação][Conceito]

Mensagem por mythe45 Ter 03 maio 2022, 17:21

UNIOESTE-2021).34. A COVID-19 é uma doença causada por um vírus ertencente ao gênero Betacoronavirus, o SARS-CoV-2. Entender a dinâmica das mutações do SARS-CoV-2 é fundamental para a compreensão de sua infecciosidade, virulência, patogenicidade, tratamento e desenvolvimento de uma vacina. Mutação não é um processo exclusivo dos vírus. Em organismos multicelulares, uma mutação pode ocorrer em qualquer célula e em qualquer estágio durante o desenvolvimento. Os efeitos imediatos da mutação e sua capacidade de produzir uma alteração fenotípica são determinados pela dominância, pelo tipo de célula e pelo momento em que ocorre durante o ciclo de vida do organismo. Considerando o processo de mutação gênica, é CORRETO afirmar que:

a) mutações gênicas são alterações do código de bases nitrogenadas do DNA, que originam novas versões de genes, as quais podem produzir novas características nos portadores da mutação. 
b) a característica relacionada ao alelo mutante sempre confere vantagens adaptativas ao indivíduo portador, sendo um importante mecanismo de seleção natural. 
c) mutações gênicas não ocorrem espontaneamente nas células, uma vez que existe um sistema de controle e reparo do DNA. São induzidas por agentes físicos e químicos, tais como radiações ionizantes, raios-X e radiação ultravioleta. 
d) por alterar a sequência de bases nitrogenadas no DNA, as mutações acarretam em alterações nas proteínas codificadas, o que, consequentemente, altera a estrutura e função das mesmas. 
e) nos seres humanos a taxa de mutação é extremamente baixa e pouco contribui para a variabilidade genética da população.


Gab.A

Gostaria de entender o erro da d!
mythe45
mythe45
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 01/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

[Mutação][Conceito]  Empty Re: [Mutação][Conceito]

Mensagem por qedpetrich Ter 03 maio 2022, 18:10

Olá Mythe;

d) por alterar a sequência de bases nitrogenadas no DNA, as mutações acarretam em alterações nas proteínas codificadas, o que, consequentemente, altera a estrutura e função das mesmas. 

Por mais que, de fato, mutações possam acarretar em alterações nas proteínas codificadas, você deve se lembrar que o código genético é universal e degenerado, ou seja, mesmo com diferentes trincas de bases nitrogenadas podemos ainda obter um mesmo aminoácido. Esse mecanismo serve para conservar e não causar problemas na hora de fazer a transcrição/tradução de proteínas, mantendo as mesmas estruturas e funções. É lógico que eventualmente podemos sofrer processos que afetem diretamente as propriedades e funções das proteínas, mas pelo exposto, isso é mitigado.

Dois exemplos:

[Mutação][Conceito]  Yyy3IwAAAABJRU5ErkJggg==

Penso ser isso.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos