PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como entender o processo de transformação de reagentes

2 participantes

Ir para baixo

Como entender o processo de transformação de reagentes  Empty Como entender o processo de transformação de reagentes

Mensagem por Philipe0 Sáb 30 Abr 2022, 19:33

Olá pessoal, sou novo aqui e bem iniciante em química e estou com a seguinte dúvida: como saber quais produtos serão gerados a partir de determinados reagentes dados.
 Segue um exemplo de uma questão que estava tentando resolver:
  (Vunesp-2004) Uma das substâncias responsáveis pelo odor desagradável em banheiros muito utilizados é o gás amônia (NH3), resultante da decomposição da uréia presente na urina. Este gás é dissolvido na água e reage com ela, produzindo íons amônio (NH  4 ) em solução. a) Escreva a equação química para a reação da amônia com a água e informe qual o efeito dessa reação sobre o pH da solução resultante

 A resposta é: NH3(s) + H2O(l)   NH+4 + NH4OH(aq) +OH-(aq)

Philipe0
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/04/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Como entender o processo de transformação de reagentes  Empty Re: COMO ENTENDER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE REA...

Mensagem por João Pedro Lima Seg 02 maio 2022, 00:20

Fala, Philipe.
Então, rapaz. A matéria reações é muito abrangente, podemos estar falando de reações ácido-base (é o caso da questão), reações orgânicas, reações inorgânicas, reações redox, entre muitas outras, sendo cada tópico bem específico e extenso. Para começar seu estudo eu recomendo os livros da Martha Reis ou do Ricardo Feltre, ainda mais para você que está iniciando em química. Ademais, caso se apaixone pela matéria e tenha idade pode até se inscrever em olimpíadas científicas.
Em outro caso, se estiver estudando apenas para vestibulares, a apostila do seu curso pode te encaminhar melhor para o modelo de prova que você quer prestar.