Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
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Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
Durante seu treinamento, um atleta percorre metade de uma pista circular de raio R, conforme figura a seguir. A sua largada foi dada na posição representada pela letra L, a chegada está representada pela letra C e a letra A representa o atleta. O segmento LC é um diâmetro da circunferência e o centro da circunferência está representado pela letra F.
Sabemos que, em qualquer posição que o atleta esteja na pista, os segmentos LA e AC são perpendiculares. Seja θ o ângulo que o segmento AF faz com segmento FC.
Quantos graus mede o ângulo θ quando o segmento AC medir R durante a corrida?
a) 15 graus
b) 30 graus
c) 60 graus
d) 90 graus
e) 120 grau
Olá, poderiam me explicar essa questão?
Fiz dessa maneira colocada abaixo, porém, não sei se esse seria o raciocínio correto
Se o lado FR = R , AF = R , se o lado AC = R o triângulo teria os 3 lados iguais, e assim, 60° em ambos os ângulos
Sabemos que, em qualquer posição que o atleta esteja na pista, os segmentos LA e AC são perpendiculares. Seja θ o ângulo que o segmento AF faz com segmento FC.
Quantos graus mede o ângulo θ quando o segmento AC medir R durante a corrida?
a) 15 graus
b) 30 graus
c) 60 graus
d) 90 graus
e) 120 grau
- GABARITO:
- c
Olá, poderiam me explicar essa questão?
Fiz dessa maneira colocada abaixo, porém, não sei se esse seria o raciocínio correto
Se o lado FR = R , AF = R , se o lado AC = R o triângulo teria os 3 lados iguais, e assim, 60° em ambos os ângulos
Última edição por Ana Laura Guimarães em Sex 22 Abr 2022, 20:44, editado 2 vez(es)
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
O que você pensou está certinho. Você editou a postagem enquanto eu esboçava a resolução, só por isso eu postei. Mas o que você pensou está correto .
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
Giovana, muito obrigada pela ajuda, porém, tenho uma dúvida, o lado AC do triângulo = Raio , contudo, o raio não é uma reta que une o centro a uma ponto da circunferência? Como eu posso afirmar que AC é o raio? Também fiz dessa forma mas não entendi muito bem se estaria certo devido a essa definição de raio
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
"...contudo, o raio não é uma reta que une o centro a uma ponto da circunferência?..."
Pergunta legal! neste caso eu justificaria da seguinte forma: o que você diz é uma das definições de raio, porém, há também a definição de raio que diz que o raio corresponde a metade do diâmetro da circunferência.
Uma vez que conhecemos o diâmetro da circunferência, e neste caso ele é LC = 2R (isso foi o enunciado que nos disse), pela definição de que o raio da circunferência corresponde a metade de seu diâmetro, concluímos que AC é, também, raio da circunferência (ainda que o segmento AC fuja da definição de raio que você propôs), justamente pelo fato de AC corresponder a metade do diâmetro da circunferência.
Pergunta legal! neste caso eu justificaria da seguinte forma: o que você diz é uma das definições de raio, porém, há também a definição de raio que diz que o raio corresponde a metade do diâmetro da circunferência.
Uma vez que conhecemos o diâmetro da circunferência, e neste caso ele é LC = 2R (isso foi o enunciado que nos disse), pela definição de que o raio da circunferência corresponde a metade de seu diâmetro, concluímos que AC é, também, raio da circunferência (ainda que o segmento AC fuja da definição de raio que você propôs), justamente pelo fato de AC corresponder a metade do diâmetro da circunferência.
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
Na hora da prova você também poderia justificar o seguinte: note. pelo desenho, que inicialmente temos AC > R e em algum momento teremos A'C < R, ou seja, em algum momento, inevitavelmente, teremos A'C = R.
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
Um outro jeito:
[latex]\\\mathrm{A'C^2=A'F^2+FC^2-2\times A'F\times FC\times cos(\theta )}\\\\ \mathrm{Sendo\ A'C=A'F=FC=R\ \therefore\ R^2=2R^2-2R^2cos(\theta )}\\\\ \mathrm{cos(\theta )=\frac{1}{2}\ \therefore\ \theta =arccos\left ( \frac{1}{2} \right )\ \therefore\ \theta =60^{\circ}}[/latex]
[latex]\\\mathrm{A'C^2=A'F^2+FC^2-2\times A'F\times FC\times cos(\theta )}\\\\ \mathrm{Sendo\ A'C=A'F=FC=R\ \therefore\ R^2=2R^2-2R^2cos(\theta )}\\\\ \mathrm{cos(\theta )=\frac{1}{2}\ \therefore\ \theta =arccos\left ( \frac{1}{2} \right )\ \therefore\ \theta =60^{\circ}}[/latex]
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
Disponha!!!
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Enem PPL 2012 - Durante seu treinamento ...
Ana Laura Guimarães escreveu:Giovana, muito obrigada pela ajuda, porém, tenho uma dúvida, o lado AC do triângulo = Raio , contudo, o raio não é uma reta que une o centro a uma ponto da circunferência? Como eu posso afirmar que AC é o raio? Também fiz dessa forma mas não entendi muito bem se estaria certo devido a essa definição de raio
Ana
quando dizemos AC = R isto significa que a medida do segmento AC é a mesma medida do Raio -- o próprio enunciado já ressalvava isto na última linha ao dizer "...quando o segmento AC medir R durante a corrida". Então devemos entender que AC e R são segmentos congruentes, e não que AC é um raio.
Gosto da última resposta da Giovana porque ela resolve um caso genérico, i.e., aplica-se a qualquer medida de AC.
Medeiros- Grupo
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