PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

3 participantes

Ir para baixo

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Empty Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

Mensagem por lucasandradefisico Ter 01 Fev 2022, 05:39

Questão: Dado o circuito  seguir, determine o valor da corrente elétrica no ramo AB onde encontra-se o gerador de 12 V.

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Imagem11

Estou tentando compreender o sentido da corrente em cada trecho, para utilizar Lei de Kirchhoff qual seria o sentido dela no trecho BC?

Encontrei 6A no ramo AB, mas não tenho certeza.

lucasandradefisico
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Empty Re: Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

Mensagem por fraveras2001 Ter 01 Fev 2022, 13:29

O gerador de menor potencial funciona como receptor.
A corrente no ramo BC é de B para C. No ramo CA, é de C para A.

Sendo i2 a corrente em 3ohms, i3 a corrente em 6v, i4 a corrente em 3ohms paralelo ao 6v e i1 a corrente em 6ohms, temos:
 
i(12v)=i1+i2


6 + 3i2 - 12 = 0
i2 = 2A

12 - 6i1 = 0
i1 = 2A

i(12v) = 4A

Corrijam-me se estiver errado.
fraveras2001
fraveras2001
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 05/01/2022
Idade : 19
Localização : Silvianópolis, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Empty Re: Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

Mensagem por Elcioschin Ter 01 Fev 2022, 13:35

fraveras2001
Nem sempre o menor é receptor: ele pode ser gerador, receptor, e pode nem ser percorrido por corrente. Tudo vai depender dos valores do circuito.

Considere que o fio inferior está ligado à terra ---> UA = 0 ---> UB = 12 V ---> UC = 6 V

O resistor R1 = 6 Ω do lado esquerdo está em paralelo com o gerador de 12 V ---> A corrente neste resistor vale 12/6 = 2 A (sentido para baixo)

Idem para o resistor R3 = 3 Ω em  paralelo com o gerador de 6 V ---> corrente em R3 = 6/3 A = 2 A (para baixo)

ddp entre B e C ---> UBC = UB - UC = 12 - 6 = 6 V

Corrente entre B e C ---> iBC = UBC/R2 = 6/3 = 2 A

Calcule iAB

Lucasandradefisico --->Tens o gabarito?


Última edição por Elcioschin em Ter 01 Fev 2022, 18:47, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71783
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Empty Re: Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

Mensagem por fraveras2001 Ter 01 Fev 2022, 13:53

Elcioschin escreveu:fraveras2001
Nem sempre o menor é receptor: ele pode ser gerador, receptor, e pode nem ser percorrido por corrente. Tudo vai depender dos valores do circuito.

Considere que o fio inferior está ligado à terra ---> UA = 0 ---> UB = 12 V ---> UC = 4 V

O resistor R1 = 6 Ω do lado esquerdo está em paralelo com o gerador de 12 V ---> A corrente neste resistor vale 12/6 = 2 A (sentido para baixo)

Idem para o resistor R3 = 3 Ω em  paralelo com o gerador de 4 V ---> corrente em R3 = 4/3 A (para baixo)


ddp entre B e C ---> UBC = UB - UC = 12 - 4 = 8 V

Corrente entre B e C ---> iBC = UBC/R2 = 8/3 A

Calcule iAB

Lucasandradefisico --->Tens o gabarito?
Professor, obrigado pela sua colocação. Desculpe-me a explicação simplória.
Outra coisa, o senhor não acabou confundindo 6V com 4V? Eu enxergo 6V.
fraveras2001
fraveras2001
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 05/01/2022
Idade : 19
Localização : Silvianópolis, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Empty Re: Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

Mensagem por Elcioschin Ter 01 Fev 2022, 18:44

Confundi sim: o número estava coberto pelo retângulo vermelho e eu li errado. Vou editar (em vermelho)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71783
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores Empty Re: Corrente elétrica em circuito com múltiplos geradores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos