PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Organização

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Organização

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sex 21 Jan 2022, 20:46

Como vocês dividiriam as matérias Matemática e Biologia p/ Enem e Vestibulares? 

Estou tendo dificuldades de encaixar essas matérias no meu dia e a ordem de conteúdos a ser estudada.


Última edição por Ana Laura Guimarães em Sáb 29 Jan 2022, 16:49, editado 1 vez(es)
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Organização

Mensagem por gusborgs Sex 21 Jan 2022, 21:32

Boa noite, Ana. Vou descrever como EU fiz para esse ENEM, só vou saber se deu certo dia 11. Creio que só não consiga te ajudar em Linguagens, que considero surrealmente difícil. pale
1) Matemática: Revisei toda a parte teórica do Ensino Médio, excluindo, obviamente, aqueles conteúdos que nunca caem, como, por exemplo, números complexos, polinômios, entre outros. Isso é rápido, o conteúdo em si é bem pequeno, em um mês você termina facilmente. Dedique um tempo especial para aquelas matérias que você perceber que tem dificuldades (no meu caso era análise combinatória.)
Depois baixei e imprimi todas as provas anteriores do ENEM, fazendo-as por completo em um mês. Não vale a pena fazer provas anteriores a 2011 (se não me engano), tem umas extremamente mal feitas.
Por fim, assinei a plataforma Estude.com e comecei a fazer 20 exercícios por dia, pulando aqueles com conteúdo incompatível com o ENEM.
Agora, as dicas importantes: 
Preste atenção no tempo que você demora por questão, tente fazer cada vez mais rápido.
Se penalize bastante quanto aos erros interpretativos / nas "continhas". O ENEM não é uma prova difícil. Dificilmente você encontrará questões que não conseguiria fazer tendo tempo / uma calculadora.
Não utilize calculadora em HIPÓTESE ALGUMA.
Se desafie, por exemplo: Se você erra 3 a cada 10 questões que faz, coloque como meta errar apenas 2.
É isso, seguindo esses passos consegui 42 acertos na ultima prova.
2) Biologia
Sim, você tem que fazer provas anteriores, pois muitas questões seguem um padrão. No entanto, é importante salientar a extrema importância de adquirir cada vez mais conteúdo. A parte de CN está cada vez mais conteudista, não tem mais para onde fugir. Como eu já fiz um bom tempo de medicina, tenho certa facilidade na área, mas te aconselho procurar por uma boa apostila de cursinho, como a do Poliedro, ou um bom livro didático, como o Amabis, e fechá-lo de ponta a ponta, dando ênfase nas partes que você tem maior dificuldade. Após terminá-los, comece a fazer exercícios de forma randômica.
Bom, isso foi o que eu fiz, boa sorte Very Happy
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Organização

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sex 21 Jan 2022, 23:37

Olá, não irei prestar só Enem então acredito que na parte de retirar alguns conteúdos como números complexos não será possível ( a Unicamp por exemplo costuma sempre colocar até 2 questões desse assunto em sua prova). Eu estou com dúvida em como dividir as matérias, exemplo, nas apostilas do Poliedro vc tem Três Frentes de Biologia e três em matemática. Você acha viável pegar os conteúdos na ordem e nas frentes que o Poliedro divide e usar algum professor para vê as vídeo aulas? ( tenho dificuldade - nas áreas de exatas mais precisamente - em utilizar livros didáticos ) 

II) E sobre biologia tenho a apostila do Poliedro e o livro da editora Moderna do Amabis (ambos em pdf) , porém ela não possui divisão em frentes . Para leitura acho o Amabis melhor e os exercício as apostilas do Poliedro ,então pensei em pegar a teoria por lá e os exercícios pegar na apostila do poli. ,também estou em dúvida em relação a divisão das matérias ( oq estudar em cada frente e as melhores ordens para realmente compreender o assunto, se vc tiver alguma dica para isso irei agradecer eternamente) 


III- Também estou utilizando o estuda.com mas para fazer listas direcionadas na revisão do assunto, pós estudo do conteúdo faço uma lista de acordo com as minhas necessidades e os assuntos mais deficientes , por ex. : estudei lipídios hj e nos exercícios acertei 2/10 , logo é uma matéria deficiente , ent tiro um tempinho dps para rever rapidamente o assunto ou as partes dele q percebi ter mais dúvidas e dps faço uma lista dql assunto. ( acha q é uma boa?) 


IV) Sobre simulados e provas antigas, tenho colocado eles na minha rotina, acho muito importante, tanto pela visão que você tem sobre seu estudo como também na sua rapidez e resistência física. 


Acho que resumidamente minha dúvida é sobre a organização desses conteúdos, nos dias da semana só tenho a tarde e a noite para estudar então estou tentando encontrar o melhor jeito de encaixar as matérias para aproveitar o tempo que tenho e aprender elas de fato, acho que ano passado coloquei mais matérias no dia do que meu cérebro consegue assimilar e acabei não aprendendo apenas tendo a impressão de que havia , então esse ano estou focando em me organizar para ver os conteúdos do ensino médio e também aprende-los de verdade, vi muita coisa que "estudei" e que na hora da prova acabei falhando e não conseguindo por em prática. Acho que é isso, muito obrigada pelos concelhos acima e pelo tempo dedicado a escrever o texto. Boa sorte para você, espero q tenha a aprovação venha.


Última edição por Ana Laura Guimarães em Sex 21 Jan 2022, 23:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : .)
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Organização

Mensagem por gusborgs Sáb 22 Jan 2022, 08:06

Ah sim, creio que interpretei errado.
Na minha opinião, o ideal é seguir a ordem das apostilas, pois é a mesma que os cursinhos utilizam com seus alunos (que os professores baseiam suas aulas). Ai você estuda uma aula de cada frente por vez, até voltar na primeira frente.
Ex: 
Apostila 1:
Frente A) Bioquímica
Frente B) Citologia
Frente C) Zoologia
Dia 1) Faz a primeira aula de Bioquímica
Dia 3) Citologia
Dia 5) Zoologia
Dia 7) Volta para Bioquímica.
Acho que esse é o ideal pois você está sempre voltando nas matérias que estudou anteriormente. Se você ver tudo de Bioquímica, por exemplo, em 3 semanas e depois passar para outra frente não vai se lembrar muito do conteúdo após algum tempo.

Essa sensação surge quando é uma matéria que temos dificuldade, e só passa quando você passar a achar fácil os exercícios dessa matéria, ou seja, depois de treinar muito.

Também tem alguns cronogramas de estudo gratuitos na Internet, eles podem te ajudar nessa organização Very Happy
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Organização

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 22 Jan 2022, 13:47

Entendi, muito obrigada gusborgs ajudou demais  Very Happy
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Organização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos