PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Organização de resposta

2 participantes

Ir para baixo

Organização de resposta Empty Organização de resposta

Mensagem por Giiovanna Sáb 29 Dez 2012, 16:52

FUVEST) Em certa linhagem celular, o intervalo de tempo entre o fim de uma mitose e o fim da mitose seguinte é de 24 horas. Uma célula dessa linhagem gasta cerca de 12 horas, desde p início do processo de duplicação dos cromossomos até o fim da telófase, a célula gasta 3 horas e, do início da prófase até o fim da telófase, ela gasta 1 hora.

Com base nessas informações, determinar a duração de cada uma das etapas do ciclo celular (G1, S, G2 e mitose) dessas células.

Pessoal, eu já calculei os tempos:

Mitose: 1h
G1: 11h
S: 10h
G2: 2h

Mas tenho uma dúvida: Como coloco a justificativa dessa questão na prova? Faço um esquema ou escrevo passo a passo e vou colocando os cálculos? No rascunho, eu fiz um esquema bastante confuso que eu acho que não serviria para ser dado como resposta. Alguém tem uma sujestão de como organizá-la?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização de resposta Empty Re: Organização de resposta

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 29 Dez 2012, 22:32

Os tópicos de Biologia não estão aparecendo na página de 'não respondidas' do fórum ... Achei a questão por sorte ...


A questão está completa? Achei confusa essa parte:
Uma célula dessa linhagem gasta cerca de 12 horas, desde p início do processo de duplicação dos cromossomos até o fim da telófase, a célula gasta 3 horas e


Confira se faltou alguma coisa ... Estou de saída agora e amanhã de manhã dou uma olhada.
Até Razz
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Organização de resposta Empty Re: Organização de resposta

Mensagem por Giiovanna Sáb 29 Dez 2012, 22:42

Minhas sinceras desculpas. Confesso que peguei o enunciado direto da internet e não conferi. Vou escrevê-lo direto da minha apostila. Está, realmente, errado:

Em uma certa linhagem celular, o intervalo de tempo entre o fim da mitose e o fim da mitose seguinte é 24 horas. Uma célula dessa linhagem gasta cerca de 12 horas, desde o inicio do processo de duplicação dos cromossomos até o inicio da prófase. Do fim da fase de duplicação dos cromossomos até o fim da telófase, a célula gasta 3 horas e, do inicio da prófase até o fim da telófase, ela gasta uma hora. Com base nessas informações...

Creio que agora esteja certo. Obrigada por avisar !
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização de resposta Empty Re: Organização de resposta

Mensagem por Giiovanna Sáb 29 Dez 2012, 22:44

Aliás, achei estranho mesmo ninguém ter respondido. Agora que me dei conta que realmente não está aparecendo que há novo tópico ou post. Só vi que você respondeu pois seu nome é bem laranja Razz
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização de resposta Empty Re: Organização de resposta

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 30 Dez 2012, 08:22

Eu responderia à questão através da sequência de descobertas que fiz. Por exemplo: se com as informações, eu consegui descobrir em primeiro lugar o tempo da mitose, explicaria como consegui ... Responderia assim :

A sequência do ciclo celular é: G1, S, G2 e mitose. A mitose começa com a fase de prófase e termina na telófase. Portanto, pelo enunciado, essa parte do ciclo demora 1 hora. Sabendo que o tempo decorrido do ínicio da fase S(início da duplicação do DNA) até a prófase é de 12 horas e que o tempo do fim da fase S até o início da mitose, que corresponde à fase G2, é de 3 - 1 = 2 horas, a fase S demora 12 - 2 = 10 horas. A fase G1 deve completar as 24 horas, ou seja, demora 11 horas.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Organização de resposta Empty Re: Organização de resposta

Mensagem por Giiovanna Dom 30 Dez 2012, 09:18

Legal, ficou na mesma sequência que a minha, só que mais direta.

Obrigada Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização de resposta Empty Re: Organização de resposta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos