PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Economia brasileira no século XX (Santa Casa 2022)

2 participantes

Ir para baixo

Economia brasileira no século XX (Santa Casa 2022) Empty Economia brasileira no século XX (Santa Casa 2022)

Mensagem por giuliaventorim Ter 09 Nov 2021, 11:37

O setor público passou a expandir sistematicamente sua participação na atividade econômica, com significativa participação não apenas em investimentos em infraestrutura, particularmente no transporte, mas também na produção de insumos básicos. 
(Francisco Vidal Luna e Herbert S. Klein. História econômica e social do Brasil: o Brasil desde a república, 2016.) 


Pode-se identificar, como o ato inaugural da presença governamental no setor de “insumos básicos”, 


(A) a aplicação de capital estatal nas indústrias de base por ocasião da aplicação do plano de metas. 
(B) a necessidade de fornecer chapas de aço em grande quantidade para as montadoras de automóveis de São Paulo. 
(C) a estatização de grandes conglomerados da indústria pesada estrangeira durante o governo getulista. 
(D) a imposição governamental do monopólio estatal da exploração de toda a cadeia econômica do petróleo. 
(E) a construção da siderurgia nacional a partir da concessão de empréstimo norte-americano.


Resposta:



Alguém poderia ajudar com essa questão? Qual o raciocínio necessário pra resolvê-la? 


Muito obrigada!!


Economia brasileira no século XX (Santa Casa 2022) 503132
giuliaventorim
giuliaventorim
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Economia brasileira no século XX (Santa Casa 2022) Empty Re: Economia brasileira no século XX (Santa Casa 2022)

Mensagem por Ernbou Sáb 13 Nov 2021, 22:26

Essa questão eu não resolveria por desqualificação, pois, ao meu ver, há mais de uma alternativa com informações verdadeiras (a D, por exemplo). Como a questão fala sobre ato inaugural, isto é, o princípio, a primeira presença do governo no setor de "insumos básicos", eu analisaria pelo momento histórico em que as afirmações estão situadas, marcando como gabarito o mais antigo. 

Nessa linha de raciocínio, você tem que a A e B se referem a 2º metade da década de 50 (principalmente no governo JK); a C está incorreta (não houve estatização de empresas estrangeiras no governo Vargas); a D se refere à criação da Petrobras (Governo eleito de Vargas (início da déc. de 50)); e por fim a E trata da criação da CSN no Estado Novo (especificamente em 1941) com financiamento estadunidense.

Com isso, ficamos: A e B) 1956+
                            C) falsa
                            D) 1953 
                            E) 1941
Buscando a inaugural, concluímos ser a E o gabarito da questão.
Acredito que essa questão espera do candidato a compreensão da processo de industrialização no decorrer da história brasileira, por isso há mais de uma alternativa verdadeira.
Obs.: A "A, D e E" estão com informações corretas. Essa B, por mais que eu acredite estar correta, não posso te garantir. Contudo, como ela não seria gabarito independente da sua veracidade, e você pediu o raciocínio da questão, não cheguei a me preocupar em justifica-la.  

Espero ter ajudado. Abraço!
Ernbou
Ernbou
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/06/2018
Idade : 19
Localização : Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos